Desatando líderes em cada território

Festa de Pentecostes

Zacarias 8:23

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naqueles dias, sucederá que dez homens de todas as línguas das nações pegarão, sim, pegarão na orla do manto de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.”

No culto domingo passado, o nosso pastor, o Apóstolo Eliezer, nos falou que Pentecostes não é apenas uma data no calendário, mas um marco espiritual. Pentecostes é mais que poder, é envio, ativação na vida da igreja, na nossa vida e na liderança espiritual que transforma realidades.

Vivemos dias proféticos; dias em que as pessoas estão procurando referências espirituais reais. Elas estão clamando: “Precisamos de alguém que ande com Deus!”

Zacarias 8:23 nos mostra um tempo em que os povos correrão até aqueles que carregam a presença de Deus. Esse tempo é agora. Esses filhos de Deus, esses discípulos e líderes são vocês, somos nós.

1. Pentecostes: Um Avivamento de Propósito

Em Atos 2:1-4 mostra que o derramamento do Espírito Santo em Pentecostes foi a manifestação de poder, para cumprimento de uma missão. O profeta Zacarias profetiza neste texto uma influência espiritual tão poderosa que as nações correriam atrás de quem tem Deus.

Reflexão: Você está vivendo um Pentecostes que atrai as pessoas até Deus? Você seria alguém que outros “pegariam pela orla do manto”?

2. Desatando discípulos e Líderes pela Presença de Deus

Quando o Espírito é derramado, Ele ativa dons, coragem e direção. Filhos de Deus não são formados líderes apenas por estrutura, mas desatados pela presença de Deus.

Temos uma Chave aqui: Onde há presença de Deus contínua, há formação de discípulos e líderes prósperos e frutíferos.

Pergunta para refletir: Você está posicionado onde a presença de Deus pode te ativar para frutificar como discípulos para servir e como líder para governar?

3. O seu “território” é onde Deus te plantou: família, célula, igreja, bairro, escola, trabalho, cidade e nação. Você foi chamado para influenciar espiritualmente esse lugar!

Aqui tem um Desafio: Você já identificou qual é o território que Deus te confiou?

4. A igreja tem a função, o papel de formar discípulos e líderes cheios do Espírito Santo

A igreja não é apenas um ponto de chegada, a igreja é também um centro de envio! É aqui que Deus forma, prepara, ativa e envia os que vão transformar territórios conquistando-os para o Senhor Jesus.

Zacarias fala de um “judeu”, um símbolo do povo de Deus. Hoje, a igreja é o povo onde Deus habita.
As pessoas devem ver na igreja e aqui na célula uma fonte de direção, amor, fé, alegria, relacionamento, liderança com ida.

Pergunta para esta célula: Estamos sendo uma igreja que revela a presença de Deus a ponto de atrair familiares, amigos, vizinhos, conhecidos e até desconhecidos?

Por que a Igreja precisa cumprir o seu papel?

  1. O Evangelho é o poder de Deus. A igreja existe para proclamar o evangelho, não uma filosofia, nem uma ideologia, mas as boas novas que salva e transforma vidas. O Apóstolo Paulo declara em Romanos 1:16; que não se envergonha do evangelho porque ele carrega o poder de Deus para salvar. Isso significa que a mensagem da igreja tem um impacto real e eterno. Se como igreja falharmos em proclamar essa mensagem, estaremos nos distanciando do nosso propósito mais essencial.
  2. O evangelho é inclusivo – é para todos que creem. A Bíblia afirma que é para “todo aquele que crê” isso mostra que a igreja deve romper barreiras culturais, sociais e étnicas, alcançando todas as pessoas com o amor de Cristo. O papel da igreja, portanto, é ser uma ponte entre Jesus e os homens, sem distinção. Quem encontra Jesus, encontra Deus e quem os encontra, encontra a vida eterna.
  3. Não podemos nos envergonhar do evangelho. Em um mundo cada vez mais hostil à fé cristã, há uma tentação de suavizar a mensagem ou esconder a identidade cristã. Mas a Bíblia nos ensina que a igreja não deve recuar, pois o evangelho não é motivo de vergonha, mas de orgulho santo. É a única mensagem que traz verdadeira esperança ao mundo.

Conclusão: Ore por um novo batismo com o Espírito Santo. Ore para que cada um de nós como discípulos e líderes sejamos ativados para novos territórios: novos bairros, muitas escolas, cidades e nações.

COMPARTILHAR EM GRUPO

 1. Qual território Deus tem colocado no seu coração para ganhar para Jesus ou para liderar espiritualmente?

2. O que te impede de se posicionar como líder de célula, testemunha de Cristo ou influenciador nos lugares que Deus tem te colocado?

3. Você já teve experiências com o Espírito Santo que te impulsionaram a liderar? Compartilhe!

Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.

Quem vamos convidar para o culto domingo e para a nossa célula semana que vem? Oremos!

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir