A Fé anda na contra mão  da dúvida

Mateus 14:22-33

Lendo esta história bíblica surge uma pergunta: Será que teríamos coragem de sair do barco no meio de uma tempestade e andar sobre as águas, como Pedro fez firmado na palavra de Jesus? Foi Jesus quem disse: Vem Pedro! Parece fácil, mas Pedro precisou exercer fé para ativar sua coragem. Mas Jesus disse, homem de pequena fé. Olha o que uma pequena fé pode fazer!

Entre todas as histórias bíblicas, andar sobre as águas é uma das mais marcantes. Aqui em Mateus lemos sobre Jesus andando sobre o mar, desafiando as leis da física e mostrando seu poder operando através da fé. Essa história pode ensinar muitas lições para nossas vidas, como a importância de confiar em Deus em meio às tempestades e seguir nossos passos firmados na Palavra de Cristo, mesmo quando tudo parece impossível.

Esta história começa quando Jesus envia seus discípulos para atravessar o mar da Galileia enquanto Ele vai orar sozinho. Durante a noite, uma tempestade violenta começa a sacudir o barco e os discípulos começam a ter medo. Mas, no meio da tempestade, Jesus aparece caminhando sobre as águas em direção ao barco. Quando os discípulos o veem, Pedro pede para ir ao encontro de Jesus e Ele diz vem, e Pedro começa a andar sobre as águas também. Porém, quando ele tira os olhos de Jesus e olha para a tempestade, a dúvida entra em seu coração e ele começa a afundar. Jesus o segura e diz: “Homem de pequena fé, por que você duvidaste?”

A dúvida é a ladra da benção, a dúvida rouba nossas futuras conquistas e aborta os nossos sonhos. A dúvida nos faz vacilar na fidelidade a Deus e na nossa missão como discípulos de Cristo no reino de Deus. A dúvida gera pensamentos e estes desenvolvem palavras de murmuração, a dúvida na Palavra de Deus e nas suas promessas coloca o caráter de Deus a prova e credibiliza as mentiras do diabo. A dúvida nos afasta de Deus e das Suas bençãos relacionadas a nossa filiação em Cristo Jesus nosso Senhor!

Por outro lado, a fé consolida a benção, traz a existência daquilo que não existe como se já existisse, a fé sedimenta nossas futuras conquistas e traz a luz aos nossos sonhos. A fé nos leva para a rota da fidelidade, lealdade e ousadia para vivermos a missão que nos foi dada pelo Senhor Jesus de ganhar e fazer destas vidas ganhas, discípulos frutíferos, multiplicadores e prósperos. A fé gera pensamentos positivos, alegres e firmes que redundam em palavras e ações de gratidão, contentamento e amor, a fé nos aproxima de Deus, pois denuncia que Ele é verdadeiro em tudo o que falou e prometeu.

Essa história também nos ensina que, mesmo em meio às tempestades da vida, podemos confiar em Deus. Ele é o único que pode nos sustentar e nos manter firmes em meio às dificuldades. Quando Pedro começou a afundar, ele chamou por Jesus e Ele o salvou. Isso nos mostra que, mesmo quando estamos fracos e temos medo, podemos chamar por Jesus e Ele estará lá para nos salvar.

Outra lição importante que podemos aprender é a importância de manter nossos olhos fixos em Jesus. Quando Pedro começou a olhar para a tempestade ao seu redor, ele começou a duvidar e a afundar. Isso nos mostra que, quando tiramos nossos olhos de Jesus e olhamos para as circunstâncias, podemos perder a fé e a confiança. Por isso, é fundamental manter nossos olhos fixos em Jesus, lembrando sempre das suas promessas, do seu poder e amor por nós.

Finalmente, a história de Pedro andando sobre as águas também nos mostra que, mesmo quando fracassamos, podemos encontrar a graça de Deus. Pedro começou a afundar porque duvidou, mas Jesus o salvou e o ajudou a voltar ao barco. Isso nos ensina que, mesmo quando falhamos, podemos encontrar a graça e o perdão de Deus, e Ele nos ajudará a superar nossas dificuldades.

Em resumo, a história de Pedro andando sobre as águas é um exemplo poderoso de como podemos confiar em Deus em meio às tempestades da vida, manter nossos olhos fixos em Jesus e encontrar a graça de Deus mesmo quando falhamos. Que essa história nos inspire a seguir a Jesus em todas as circunstâncias, confiando sempre na sua Palavra, seu amor e poder, sabendo que nEle temos a vida eterna que começa aqui na terra e continuará no Céu.

O primeiro passo para uma pessoa viver a benção da salvação, é recebendo a Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal através de uma oração que é fruto da fé nEle. Segundo passo, se integrando no Reino de Deus pela igreja para crescer na fé e comunhão com Deus e com os irmãos, servindo ao Senhor com todo o coração. Amém!

Líder: Faça apelo aos visitantes e ore por todos. Estabeleça um dia de jejum pela célula, por vidas novas e pela multiplicação.

Oração Final: ore pela cadeira vazia (para que venham visitantes), pela cadeira do milagre, por motivos específicos da célula e da igreja…

Avisos: Dia 27, último domingo do mês será eleição, neste o culto será a noite, as 18:00 horas, facilitando assim a votação durante o dia para que todos venham no culto à noite.

Atenção: Dia 03 de novembro será o nosso Fruto Fiel, se organizem, comprem as camisetas da cor da sua geração e vamos celebrar a Deus, vamos festejar. Neste o culto também será a noite, as 18:00 horas, para facilitar a organização das gerações. Participe!

DICAS PARA OS LÍDERES

  1. Líderes que oram, consolidam, discipulam e visitam, abalam o inferno e o enfraquece. Aprendam a suportar as pressões que vem! Não se deixem intimidar pelo inimigo.
  2. Se você estiver entusiasmado, sua célula avançará. Motivação é contagiante. Líderes entusiasmados com o Senhor geram gerações com células fortes, líderes desmotivados mata toda a sua equipe no seu papel.
  3. Ore individualmente pelos discípulos e visitantes de sua célula. Lembre-se; vocês são facilitadores! Faça um possível para que todos em sua célula participem.
  4. Líderes que formam outros líderes multiplicam mais rápidos com mais facilidade. Se esforce para formar seu Timóteo e novos líderes para futuras multiplicações.
  5. Comunique a visão semanalmente para fortalecer o foco em que caminhamos. Fale da missão de ganhar, consolidar, discipular e enviar com entusiasmo, faça os corações ferverem em relação aos cultos, encontros com Deus, Escola de líderes e o fruto Fiel.

Amamos a sua vida!

Ap. Eliezer e Zenita

 

Imprimir