Tzon, ser ovelha – Parte 4

Geração ovelha

João 21:15-17

O termo ovelha, que aparece no texto de João 21, traz uma verdade crescente, porque Jesus sabe que pessoas que trabalham apenas com cordeiros não terão reprodução; aqueles que têm apenas ovelhas terão uma reprodução limitada, tomando cordeiros emprestados; mas aqueles que têm rebanho, têm uma completude. A sua mente deve ser uma mente de ovelha. Jesus, como Líder, fez muitas conquistas, mas a maior conquista dEle foi quando Se tornou Ovelha. Quando Ele Se tornou Cordeiro de Deus, fez a maior conquista. Jesus não foi para a Cruz como Discipulador, nem como Discípulo, Ele foi para a Cruz como Ovelha muda para o matadouro.

Tzon. A palavra ovelha, em hebraico, é Tzon. Ovelha, no mundo espiritual, é uma palavra com significado muito mais denso do que o entendimento no mundo animal. Há pessoas que não sabem o que é ser ovelha, o que é ser Tzon, que significa também tranquilidade. Ovelha só se estressa com Pastor ruim ou diante do inimigo. Ela tem uma natureza desestressada. Ovelha não dá marrada em Pastor, não morde Pastor. Ela gosta de se aproximar, porque sua natureza é mansa.

Além de ser tranquila e mansa, a ovelha possui uma mente domável. A ovelha registra a voz do Pastor e não recebe outra voz. Pode vir uma voz diferente, mas a ovelha foca no Pastor por causa da audição apurada.

A ovelha é, também, obediente a comandos. Todo Pastor que adestra o seu rebanho não tem trabalho, porque ovelhas são obedientes. A ovelha faz um trabalho impressionante: Ela reproduz. Ovelha reproduz ovelha! Tzon fala de uma ovelha tranquila e mansa, assim como Jesus. Precisamos ser uma ovelha tranquila, porque o Messias só conquistou quando foi Ovelha!

Enquanto você não for ovelha, todas as suas conquistas estarão comprometidas. A expressão “ovelha negra” é um adágio hebraico que quer dizer “ovelha louca”, porque nem as ovelhas negras são rebeldes, somente as loucas. Esta expressão se refere ao comportamento da ovelha e não a sua cor.

A ovelha, quando enlouquecida, bate no Pastor, morde o Pastor, bate nas outras ovelhas e pode exterminar o rebanho. Essa ovelha está sem visão, com a audição comprometida e com a mente confusa.

A ovelha fica louca quando ela é atacada pelo inimigo nas seguintes áreas:

1. Visão: Quando moscas pousam em seus olhos para comer a remela e acabam depositando larvas em seus olhos, deixando a ovelha completamente cega.

O mundo espiritual é real! E podemos diagnosticar que uma das formas do inimigo trabalhar para afastar a ovelha do Pastor é roubando a visão da ovelha. Se a ovelha perde o foco, facilmente ela se afasta do Pastor e do rebanho e se torna presa fácil ao inimigo. O Pastor precisa ter o cuidado de não permitir que a visão do rebanho seja comprometida.

2. Audição: Quando abelhas vão atrás da cera do ouvido da ovelha e ficam zunindo ininterruptamente em seus ouvidos. Isso interfere no ouvir a voz do Pastor. Confusão na audição é outra forma do inimigo trabalhar para impedir a ovelha de ouvir a voz do seu Pastor. Confundindo a audição, colocando como se fosse uma espécie de comichão no ouvido da ovelha, ela é impedida de compreender a rota perigosa na qual está.

A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Só podemos ser acrescidos em fé se ouvirmos a Palavra de Deus que, muitas vezes, é ensinada pelo Pastor. O diabo rouba a audição da ovelha para que ela crie uma aversão à voz do seu Pastor.

3. Mente: Quando a mosca varejeira coloca suas larvas no focinho da ovelha e essas larvas se reproduzem em sua cabeça e até chagam a comer o cérebro da ovelha.

Existe uma larva que entra no cérebro da ovelha e o destrói. O Pastor tem que pegar a ovelha, colocá-la de ponta a cabeça e colocar óleo nas narinas da ovelha. Logo depois, os bichos saem e a ovelha fica curada. Ovelha que não é ungida, o bicho pega, no sentido literal da palavra.

O Pastor é responsável por cuidar da mente da ovelha, ensinando-a a se proteger do o bicho que entra para perturbar a sua mente e destruir todos os ensinamentos recebidos.

4. Ungir as ovelhas semanalmente: Ungir as ovelhas semanalmente deve ser um cuidado do Pastor. Em Israel, todas as ovelhas são ungidas a cada sete dias, os Pastores passam óleo. Os bichos vêm, mas não encostam na visão, nem na audição, nem na mente. Quando você está ungido, os bichos não encostam em você, a sua visão é limpa, sua audição é perfeita e sua mente é saudável para raciocinar como uma ovelha que não perde suas características.

A ovelha só é afetada nas três áreas: visão, audição e mente, quando está sem a unção com óleo. Se falta a unção, a ovelha fica sem direção em sua vida. Entender a importância da unção traz proteção para o Pastor e para a ovelha de que o inimigo não entrará na mente, na visão, na audição da ovelha e do rebanho. Toda ovelha que recebe o cuidado da unção com óleo se torna uma ovelha mansa, tranquila e domável. Tzon é essa ovelha curada, limpa, protegida e ungida.

Você tem alegria de ir para a casa de Deus? Para a célula? Isso significa que você ama o Pastor Maior, chamado Yeshua (Jesus), e você vai se encontrar com o grande rebanho para juntos darem louvor ao Pastor dos Pastores.

Porém, assim como você tem alegria de ir para a Casa do Senhor e para a célula, também surge uma guerra para fazê-lo desistir: a criança dá chilique, a visita chega na hora que você está saindo, é uma confusão para impedir você de ir para a Igreja (culto ou eventos) ou para a célula.

Saiba que o inimigo vai tentar de tudo para atrapalhar, porque ele sabe que se você não receber essa unção que a ovelha precisa a cada sete dias, ficará vulnerável no reino espiritual, na visão, na audição e na mente. Vigie e levante-se para não cair no ataque do inimigo. Você é ovelha mansa, adestrada, moldável e protegida.

Ovelha gosta de ouvir seu Pastor! Essa história de dizer que não aguenta mais ouvir seu Pastor só tem uma explicação: É o bicho! O bicho chegou na visão, na audição e está comendo a mente. Saiba, porém, que existe sacerdote para ungir você e dizer ao bicho que bata em retirada, em Nome de Jesus.

A natureza de ovelha é multiplicadora. Se não está multiplicando, é porque a ovelha está comprometida na visão, na audição e na mente, na sua natureza. Ela está debaixo de outro jugo. Os bichos vêm exatamente para tirarem a ovelha do centro do propósito.

Você é Tzon, uma ovelha mansa, tranquila, domável, que é obediente aos comandos do seu Pastor e faz o trabalho da reprodução. Deixe o Senhor derramar em seu coração a natureza de uma ovelha mansa, tranquila e domável, com uma mente extraordinária e que se reproduz multiplicadamente.

Deus te abençoe poderosamente!

Aps. Eliezer e Zenita

* Nota: Estudo retirado do livro GERAÇÃO OVELHA do Ap. Renê Terra Nova

Imprimir

Deixe um comentário