ROSH HASHANAH
O dia 09 de Setembro de 2010 do nosso calendário coincide com a celebração do Ano Novo do Calendário Judaico – Rosh Hashaná, entrando assim no ano de 5771.
“Então no sétimo mês, farás soar fortemente a trombeta, no dia da expiação fareis passar a trombeta por toda a vossa terra”. (Levítico 25:9)
O dia 09 de Setembro de 2010 do nosso calendário coincide com a celebração do Ano Novo do Calendário Judaico – Rosh Hashaná, entrando assim no ano de 5771. O Rosh Hashaná (Ano Novo) é comemorado no primeiro dia sagrado do Outono e, conforme Levítico 23:24, é o Dia do Soprar da Trombeta (Shofar).
Essa festa tem como marco principal a celebração da entrada do ano novo civil. Ao mesmo tempo, nesse primeiro dia do ano, várias trombetas são tocadas, é tempo de haver julgamento e o nome das pessoas deve estar escrito no livro da vida.
Segundo a tradição, as pessoas terão suas vidas avaliadas, medidas e pesadas e então seus nomes deverão constar, caso sejam absolvidas, no livro. A tradição judaica diz que a data dessa corte ou julgamento é para descobrir quem é justo e tem o nome escrito no livro da vida através do Messias.
De acordo com a escatologia judaica, os portais dos céus são abertos no Rosh Hashanah (Festa das Trombetas) e são fechados no Yom Kippur (Dia da Expiação). Há uma saudação comum entre os judeus nesses dias: Guimah Hatmah Tovah (que o seu nome esteja escrito no livro da vida!). Dessa forma, há uma consciência plena de que esses dias representam uma busca nacional para que a Nação, bem como os indivíduos, sejam absolvidos por Deus e tenham um próximo ano bem abençoado.
O tocar das trombetas ou shofar é imprescindível, e isso por conta de todo o seu significado. O som do shofar é uma chamada de alerta e despertar para nós, mas é opcional para cada pessoa se vai ou não se arrepender e se aproximar mais de Deus.
O significado Messiânico do Rosh Hashanah
1. O tocar das trombetas é um sinal do retorno de Cristo e um memorial da graça de Deus quando Ele substituiu um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gênesis 22).
2. Isaque é uma figura de Cristo.
3. Assim como Abraão ofereceu o seu filho no altar, Deus ofereceu Seu Filho no Calvário (Hebreus 11:17-19).
4. Trombetas eram usadas para dar um sinal de guerra. Jesus é o Comandante deste exército de Deus. Os judeus estavam buscando um libertador político que destruísse o exército romano. Jesus veio a primeira vez para destruir as obras do diabo e o pecado no coração dos homens. Ele triunfou na Cruz (Colossences 2:15).
5. Essa Festa ministra ao cristão sobre batalha espiritual (Efésios 6).
6. Arrependimento é a chamada do Messias para a Terra. “Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”.
A Festa das Trombetas pode e deve ser um tempo muito especial para os crentes em Cristo, pois mediante o arrependimento, os pecados são perdoados.
O sopro do Shofar é um chamado ao despertar do povo para o arrependimento. É momento de reflexão, é uma oportunidade de ajuste de comportamento, é tempo de arrependimento sincero.
Que neste novo ano, as bênçãos de Yeshua repousem sobre sua vida e família!
|