Rejeitando a dúvida para legitimar a fé

 

Hebreus 11:1; Romanos. 10:17; Salmos 40:1
 
Como vimos no culto de domingo, a incredulidade nos paralisa, nos cega e nos faz insensíveis. Por outro lado à fé move a mão de Deus em nosso favor, A fé nos desata nos fazendo frutíferos e seguros na caminhada. Traduzindo este versículo de Hebreus 11:1, podemos dizer que a fé é a certidão de garantia de que aquilo que você esperava com anseio, finalmente pertence a você.
 
Poucas situações na vida nos incomodam tanto como a espera. A fé tanto traz respostas imediata, como pôde levar dias, meses e até anos, depende do que estamos gerando pela aplicação da fé. Aguardar a chegada de alguém; de uma confirmação ou notícia; de uma resposta à nossa oração ou solicitação ou até mesmo de uma encomenda, agita o nosso coração. A inquietude e a expectativa, normalmente, assumem o controle da mente e do corpo.
 
Em decorrência de tal situação, temos a tendência de ficarmos nervosos e impacientes, restando para os que creem, ficarem firmes sabendo que o tempo de Deus é chegado. Quanto a Deus está tudo certo, Ele só está esperando a nossa maturidade para fazer acontecer. Já existem para alguns a resposta, tudo já está gerado, Deus só está esperando você estar pronto para Ele liberar sobre sua vida àquilo que é objeto de tanta espera e expectativa. Para os inteligentes e atentos, é uma oportunidade de demonstrar fé e maturidade para os discípulos e para os mais novos na fé, é uma nobre oportunidade se ser modelo de esperança, paciência e tolerância.
Passando por dias quentes e longas noites, o salmista Davi experimentou a difícil tarefa de esperar. Seu coração, em meio às perseguições, aos deslizes e às perdas, compreendeu o que significava aguardar no Senhor. Ele percebeu que o diferencial não estava na espera em si, mas como ele deveria aguardar. É certo que em nossas vidas podemos esperar pelo Senhor. Ele não nos decepcionará! A fé me dá a certeza de que eu já tenho, já é meu e isso gera uma esperança viva, mesmo que a resposta está marcada para o futuro, não desisto, pois sei que aquele que fez a promessa é fiel.
 
Confissão, Confiança e clamor são as três palavras chaves que acompanham aqueles que esperam no Senhor. Confiam, por isso profetizam, confiam e clamam. Lembram a si mesmos das promessas de Deus e através do seu Espírito e assim encontram a tranquilidade e a convicção fundamentais à vida. Para nós discípulos cristãos a fé não está firmada, primariamente, naquilo que esperamos, mas nAquele em quem esperamos. O alvo de nossa confiança não são os resultados aguardados, mas Aquele que é poderoso para fazer mais do que imaginamos ou pedimos.
  
Este capítulo 11 de Hebreus nos fala claramente sobre os heróis que através da fé adquiriram grandes conquistas, muitos deles viram seus sonhos realizados, enquanto outros morreram sem terem experimentado de forma completa, mas continuaram com a chama acesa da esperança deixando um grande legado para os seus descendentes. Fé é chamar à existência as coisas que não existem como se elas já existissem. É visualizar a promessa no mundo espiritual e através da fé, transporta-las para o mundo físico. É entrar em dimensões que você sabe que não são fáceis de conseguir o resultado, mas com a fé viva estes resultados se tornam plausíveis.
 
Fé e esperança:A fé, conforme sabemos, brota da palavra de Deus, como já vimos anteriormente, a fé é a convicção de fatos que se não veem e isso nos mostra que fé é diferente de esperança. Ilustrando: você pode ter esperança de receber o dinheiro para pagar determinada despesa, mas a fé lhe dá a certeza de que obterá o dinheiro quando necessitar dele. Podemos esperar ter forças físicas para realizar uma tarefa necessária, mas é a fé que diz: O Senhor é a fortaleza da nossa vida (Sl.27:1). Em outras palavras, a fé diz a mesma coisa que a palavra de Deus diz, mesmo que a resposta seja para o futuro.
 
A fé alimenta a esperança mantendo-a viva, pois para algumas coisas imediatas a fé diz, eu já tenho, não estou vendo agora com os olhos físicos, mas vejo com os olhos da fé, é meu, tomo posse agora. Para as coisas do futuro a fé diz: eu creio que aquela casa será minha, ou eu creio que Jesus voltará e a esperança diz, eu espero, vou perseverar, não desisto! A fé é agora, a esperança é para o futuro, ambas estão de mãos dadas, pois não há esperança sem fé.
 
A incredulidade é realmente tomar partido contra a palavra de Deus. Há aqueles que falam na descrença de tomar partido contra a palavra de Deus, e depois ficam perguntando, porque a palavra de Deus não funciona com eles. Não podemos confundir o significado da fé. Há pessoas que desejam realizar algo em que já tem o recurso ou habilidade para tal, ora, neste caso não precisam exercer fé para realizar este projeto ou alcançar aquele sonho. Basta usar este recurso ou habilidade. Fé é quando você não tem recursos e nem habilidade para fazer algo grande, mas mesmo assim consegue.
 
O discípulo cristão que não anda por fé, não agrada o coração de Deus, pelo contrário, ofende a Sua santidade. Todo aquele que nega a sua fé ofende a santidade de Deus. Não podemos esquecer o que está escrito em Romanos: “tudo o que não provém da fé é pecado” (Rm 14:23). Tudo o que fazemos sem ter fé empenhada é pecado, é força humana, é glória própria. Ele quer que andemos por fé para sermos abençoados sobremaneira.  Um filho de Deus que anda por fé é saudável, não precisa andar estressado ou esgotado. Todos os que andam dessa forma é porque estão caminhando na força do seu próprio braço. Deus deseja que andemos por fé para conquistar coisas tremendas. A nossa vida é uma conquista extraordinária pela fé simples que rompe no sobrenatural.
 
O líder não deve andar desarmado da linguagem da fé, pois a fé é uma linguagem determinante no mundo espiritual. O que é a linguagem de fé? É andar pelos princípios bíblicos, independente das circunstâncias ou das consequências; é não ter medo de cumprir o que Deus manda. A fé não caminha com o medo. Se Deus mandou você fazer algo e o inimigo lançou uma seta de medo, use seu escudo da fé e rejeite essa seta para que o projeto de Deus não seja abortado. Deus quer transformar a sua vida, a vida dos seus familiares, do seu bairro e da sua cidade, através de você.
 
Hoje vivemos na igreja IACC uma visão de Deus que nos desafia todo o tempo a vivermos por fé. O líder que não tem uma linguagem de fé não consolida os seus discípulos, porque os discípulos desejam ouvir uma palavra de fé. A linguagem de fé é saudável, rica e animadora. A fé atrai vidas, porque as pessoas gostam de ouvir palavras de ânimo. O líder que tem uma linguagem de fé chama à existência uma multidão. Toda pessoa que vive na pratica da fé, experimenta das respostas impossíveis de Deus, pois tudo é possível ao que crer.
 
O apóstolo Paulo disse: Eu cri, por isso falei. Se você crê, fale exatamente o que você crê. Fé não é apenas andar esperando receber algo que já está disponível, isso é bom, mas pode demorar, vá além disso e viva pela fé que é ter certeza que já recebeu. Como filhos de Deus, não podemos ter outro discurso que não seja o da fé, não podemos ter outro combustível a não ser a fé, e não há outro caminho para as conquistas em nossa vida a não ser pela fé. (II Cor. 4:13)
 
Aquilo que é para agora, eu quero agora e aquilo que é para o futuro, eu mantenho firme a minha fé e espero. A fé viva além de salvar vidas, traz as manifestações dos milagres de Deus. Então, viva e ande pela fé! Você crê em Jesus Cristo como Senhor e salvador? Estão esta fé gerou salvação na sua vida, é para agora e não para o futuro. Receba-o nesta hora e seja salvo!
 
Compartilhar: Através da fé podemos gerar coisas imediatas e também coisas para o futuro. O que você precisa receber urgente e o que você precisa gerar para o futuro?
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir