Uma C̩lula Segundo O Cora̤̣o De Deus РParte II

Marcos 2:1-12

Vimos na semana passada que uma célula segundo o coração de Deus é aquela que cumpre o seu papel na rede de multiplicação, na igreja e na sua geografia. É aquela que cumpre o propósito para a qual surgiu. A célula não está aqui apenas para reunir os irmãos para edificação ou ensino, para isso tem os cultos e discipulado, ela está aqui para que todos os irmãos juntos cresçam no amor e relacionamento, e, assim lutem para ganhar vidas para o Senhor Jesus fazendo delas discípulos curados e libertos.

Neste texto, encontramos quatro homens de uma célula que estavam empenhados pela vida de um amigo. Ali estava uma célula que embora pequena, mostrava através das atitudes e motivações que de fato, ela era uma célula que cumpria o propósito da sua existência naquele lugar.

Vejamos por que aquela célula era segundo o coração de Deus, uma célula nota dez:

1.      Primeiro: Porque ela estava baseada em relacionamentos e uma célula para cumprir o seu propósito precisa ser sedimentada e desenvolvida em relacionamentos maduros e curados.

2.      Segundo: Era uma célula que vivia um ambiente de fé.  Não foi apenas a fé do paralítico que Jesus viu, mas principalmente a fé dos seus amigos. O que faz da célula um lugar maravilhoso é o ambiente de comunhão, amor e fé. A bíblia diz em Hebreu 11:6 que sem fé é impossível agradar a Deus.

3.      Terceiro: Uma célula que agrada a Deus é aquela onde as pessoas quando consolidadas pelo líder, enxergam sempre soluções para os problemas.

Vejamos o que diz o capítulo 2 e verso 4 de Marcos: “E não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente”.

Que bom que os amigos daquele homem paralítico sabiam onde levá-lo, e, o mais importante ainda, se dispuseram a isso. Esse era mais um indício de que aquela célula era uma célula focada no resultado, comprometida com o propósito. O Texto diz que quando os amigos viram aquela multidão em volta de Jesus, tanta gente que não havia espaço para passar e nem lugar para sentar, logo eles tomaram uma decisão.

Eles poderiam ter dito para o moço: “É companheiro, vai ficar para a próxima”. Todas as portas estão fechadas aqui, e pior, fechadas por uma multidão de pessoas egocêntricas e egoístas que só pensam em si mesmas, são pessoas que embora conheçam o Senhor, não se mexem, não fazem nada para que outros também possam entrar e conhecer. Quando se trata de gente atrapalhando o caminho, de pessoas que foram ministradas, apascentadas, tratadas e ensinadas, mas não crescem e não mudam, aprendi que Deus fica esperando que cada uma se arrependa e tome uma atitude de mudança, Ele só vai agir de acordo com a resposta de cada uma.

Mas graças a Deus, eles não desistiram. A atitude daqueles homens nos ensina muito nos dias de hoje. Sim, porque o nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores. E um vencedor não faz parte do problema, mas sim da solução.  Não sei você, mas eu quero andar com gente desse tipo. Gente que não se lamenta diante dos obstáculos. Gente que não desiste com facilidade. Gente que prefere tentar mil vezes a ficar á beira do caminho. Gente que enxerga soluções e que não reclama das oportunidades perdidas, mas que avançam para aquelas que adiante estão.

Nós, eu, você não podemos ser e nem ter em nossa rede de multiplicação e em nossa célula pessoas que só vê problemas, que reclama de tudo. Tem gente que é amigo da onça pra não dizer coveiro.
Dizem que um amigo falou para o outro: Vou caçar na mata. E o outro respondeu: Mas, se aparecer uma onça na tua frente? Não se preocupe eu estou armado, eu darei um tiro de espingarda e a matarei. Mas, se a espingarda falhar? Bem, eu subo numa árvore. Mas, se não tiver árvore por perto? Eu vou correr mais que a onça até encontrar um lugar seguro. Mas, e se você der num precipício? Irritado o amigo perguntou-lhe: Afinal, você é meu amigo ou é amigo da onça?

Graças a Deus que naquela célula os amigos disseram ao paralítico: “Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma. E vamos fazer no teto, porque o único jeito de te levar até Jesus é fazendo uma porta no teto. Vamos lá pessoal, é fácil, a gente amarra o nosso amigo na cama pra ele não cair e aí é só levantar. Juntos conseguiremos, não vamos desistir agora, o nosso amigo voltará hoje pra casa curado e liberto deste mal. Depois que estivermos lá em cima, é só arrancar a cobertura. Simples!

É fácil quando se quer fazer, o difícil é quando arrumamos desculpas para não fazer.  Que lição extraordinária para nós! Não existe nada difícil para os destemidos focados no propósito de ver uma vida salva e consolidada, pois uma vida vale muito para Deus. É preciso olhar em cada problema, uma oportunidade para vencer obstáculos. Deus vai olhar o nosso esforço e vai dizer, a fé de vocês move montanhas, vou fazer o milagre hoje na sua vida! Você crê?

Quero fazer uma proposta para você. Vamos ser uma célula focada no propósito? Amém!

• Tem sido bom pra você fazer parte desta célula? Existe algum propósito aqui? Qual?
  • Você tem orado pela conversão de pessoas, tem jejuado e tirado tempo para relacionar-se?
  • Aqui na nossa célula, temos gerado um ambiente de fé ou de incredulidade?
  • Você tem algum amigo que precisa ser apresentado a Cristo? Então?

Dicas para os líderes
  • Líderes que oram e visitam incomodam o inferno. Aprendam a suportar as pressões que vem! Não se deixem intimidar pelo inimigo.
  • Se você estiver entusiasmado, o seu grupo avançará. Motivação é contagiante.
  • Líderes entusiasmados com o Senhor geram redes e células fortes.
  • Estude o esboço com antecedência. Em caso de dúvidas, procure o seu discipulador.
  • Ore individualmente pelos membros de sua célula.
  • Lembre-se; você é um facilitador! Faça todo possível para que todos em sua célula participem.

No amore de Cristo!