Uma C̩lula Segundo O Cora̤̣o De Deus РParte I

Marcos 2:1-12

 

 Uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula frutífera que cumpre o seu papel na sua geografia. Esta célula e mais do que aquela que possua quinze membros, ou aquela que tem um bom líder. Uma célula que agrada o coração de Deus é aquela que cumpre o propósito para a qual surgiu. A célula não está aqui apenas para reunir os irmãos para edificação ou ensino, pra isso tem os cultos e discipulado, ela está aqui para que todos os irmãos juntos lutem para ganhar vidas para o Senhor Jesus.
 
Este propósito pode ser observado na própria Palavra de Deus que lemos hoje. Este foi o mesmo texto pregado no culto de domingo e hoje vamos nos aprofundar um pouco mais.
 
Neste texto, encontramos quatro homens que estavam empenhados pela vida de um amigo, mesmo sem haver a intenção, eles começaram uma célula embrião naquele dia pela atitude de levar alguém até Jesus. Embora aquela célula só tivesse cinco pessoas, as atitudes e motivações relatadas no texto, nos mostra que, de fato, ela era uma célula que cumpria o propósito da sua existência, uma célula nota dez!
 
Mas, o que a tornou uma célula assim? 
  1. Em primeiro lugar, aquela célula estava baseada em relacionamentos. O verso 3 diz: “ alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens ”. 
Quando esse fato aconteceu, Jesus estava em Cafarnaum, em sua casa, a sua base operacional. Ele foi para a cidade, provavelmente, porque em Nazaré não havia fé. E, é cansativo realizar qualquer coisa onde não exista fé; mesmo para Jesus Cristo. Ele mudou de cidade e muita gente o procurou para ouvi-lo, e também para ser curado. Dentre os que rumaram para Cafarnaum havia um grupo carregando um jovem paralítico, na esperança de o colocarem em contato com Jesus. E Jesus, vendo a fé deles, o curou.
 
Que bom que esse homem conheceu uma célula, Pois naquela célula ele podia contar com amigos.
Pense e analise comigo. O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação?
 
Ele estava estirado num leito. Não tinha como se locomover nem como chegar onde Jesus estava. Como fazê-lo saber daquela triste situação? Mas ele não estava sozinho. Naquela célula havia verdadeiros amigos, os relacionamentos aconteciam, e a vida era compartilhada.
 
Uma célula, somente é célula se estiver baseada em relacionamentos.
 
Deus não criou o homem para viver só. Aliás, a segunda coisa que Deus disse sobre o homem foi: “ Não é bom que ele esteja só ” , Isso não se aplica só ao casamento… Deus não criou seres humanos para a solidão, pois nem mesmo ele é um ser solitário. Mas Triuno, como Pai, Filho e Espírito Santo. Deus e a comunhão de três grandes amigos criaram os seres humanos á sua imagem e semelhança, para que eles também experimentem a comunhão de amizade e cheguem a desfrutar da unidade.
 
Existe muita gente vivendo sozinha, achando que sobreviverá sem ajuda das pessoas, e acabam se frustrando. O fato é que, não existem super-homens. O simples fato de você achar que não precisa de ninguém é a maior evidência de que você precisa. Ter relacionamentos é algo muito importante. Por isso valorize a sua célula. 
  1. Em segundo lugar, uma célula segundo o Coração De Deus, é uma célula onde há um ambiente de fé. Observe o que diz o verso 5: “ vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico, seus pecados estão perdoados…”.
Veja…, não foi apenas a fé do paralítico que Jesus viu, mas principalmente a fé dos seus amigos. A bíblia na linguagem de hoje diz: “Quando viu que eles tinham fé…”. Talvez você possa até pensar que ter amigos, não é preciso necessariamente estar ligado a uma célula. É verdade! Você pode ter amigos em qualquer lugar. A questão é, que tipos de amigos você está reunindo na sua vida? Porque amigos podem ser parteiros ou coveiros. Sabemos que parteiros ajudam crianças a virem á luz, enquanto que, os coveiros, as enterram.
 
O extraordinário na vida daquele paralítico é que ele estava numa célula, onde os amigos acreditaram na possibilidade de mudanças. Sim, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem na sua cura?
 
Ele poderia ter amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já é muito bom. Mas, seus amigos foram muito mais longe; levaram-no a Cristo, porque tiveram fé. Eles eram parteiros.
Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser transformada. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre. É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas idéias, nos nossos sonhos, nos nossos desejos…
 
O que faz da célula um lugar extraordinário, não é o lanche, não é o sofá da casa, não é o ar-condicionado. O que faz da célula um lugar maravilhoso é o ambiente de comunhão, amor e fé.
 
A célula que agrada o coração de Deus é aquela onde os problemas são confortados com palavras proféticas, e não com problemas ainda maiores. Você sabe, existem pessoas que só conseguem consolar os outros, contando suas desgraças. Se alguém diz, que está com dor de cabeça; ele fala que tem uma enxaqueca crônica; se alguém fala que está com um familiar enfermo; ele logo fala da perda de um parente, se alguém fala que bateu o carro, ele logo fala que roubaram o dele.
 
Célula é um lugar para você poder compartilhar seus problemas com o líder e receber uma palavra de Deus para sua vida. Por isso, um crente jamais poderia se aconselhar com um pessoa não cristã.
 
Que tipo de amigo você tem sido para os irmãos de sua célula? Você é do tipo parteiro ou estilo coveiro? Quando as pessoas chegam até você, elas se sentem estimuladas ou se sentem mais baixo ainda?
 
É muito difícil viver com gente assim, é cruel conviver com gente que diz Não dá! A vida está tão difícil, eu acho que não vai adiantar…! Esse discurso mata as pessoas e também suas ideias. Quanta gente deixa de desenvolver um trabalho porque foi desencorajada logo que mostrou o seu potencial para alguém do tipo que fala assim: “ Ah! Isso é bobagem! Não perca tempo com isso… É besteira! ”. Infelizmente, um talento maravilhoso acaba ali… Que bom que aquele homem teve amigos dispostos a carregá-lo…
 
Eu tenho pedido a Deus: Senhor, coloca homens e mulheres de fé no meu caminho, porque eu não quero andar com incrédulos. Eu quero andar com gente que vê o invisível e crê no incrível, porque Deus é assim mesmo. Tudo pode acontecer, Ele pode fazer um milagre agora na sua vida! Continua…
 
Compartilhar: Que tipo de célula nós somos? Será que cumprimos com o nosso papel neste território? O que está faltando, o que pode ser melhorado, que estratégia podemos usar? É bom aqui?
 
 
No amor de Cristo!
 
 
Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir