A Converṣo de Paulo РParte 1

 


Atos 9:1-9
 
Nas próximas lições vamos procurar observar os elementos que fizeram parte da conversão de um dos homens mais importantes da Bíblia: Paulo. Ele é o autor de 13 livros do Novo Testamento e sua vida nos inspira todos os dias. Nas primeiras citações ele é reconhecido como Saulo.

1. O Ar que Saulo Respirava – “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote” (Atos 9:1)
O ar que Saulo respirava era o de ameaças e morte. Antes de ter uma experiência pessoal com Jesus, o coração desse homem estava em trevas. “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.” (I João 3:14) “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” (1 João 4:8).
 
Saulo era alguém extremamente zeloso por sua religião, o Judaísmo, e por isso, castigava aqueles que não professavam o mesmo tipo de fé. Mas desconhecia o fato de que a verdadeira religião não convence pela força nem pela violência. Em Tiago 3:17 diz: “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, compreensiva, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.”
Os que ainda não tiveram uma experiência pessoal com Cristo estão deixando de respirar os ares daquilo que realmente preenche todas as coisas: O Amor de Deus. A esfera do amor divino lança fora todo o medo: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” (1 João 4:18). Os ares do amor divino cobrem multidão de pecados: “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)
Devemos nos perguntar sobre que tipo de ar é o que respiramos. Devemos sondar se não temos respirado o ar poluído da intriga, do ódio, da violência, da falta de perdão, do egoísmo da incompreensão ou outro qualquer que não seja o da esfera limpa e pura do amor de Deus.

2. A Luz Divina que Ilumina o Coração – “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,” (Atos 9:3)
Estando Saulo a caminho de Damasco para colocar em prática o que determinou em seu coração, repentinamente, sobreveio-lhe uma luz do céu que o derrubou por terra e o deixou cego por três dias. Ali Jesus falou-lhe ao coração. A intensidade do brilho foi tão grande que Saulo ficou impossibilitado de ver com seus olhos físicos. Havia, porém, um propósito para aquela cegueira exterior.
 
Deus precisava lançar seu holofote na direção interior, bem para o centro do coração daquele homem tão amargurado e hostil. Saulo precisava deixar de olhar para os outros e concentrar-se em si mesmo, para ver sua própria malignidade. Seu coração estava em trevas e ele ainda não havia percebido. Com a cegueira em relação ao mundo externo, ele certamente teria de ater-se exclusivamente à visão interna, e ali poderia ter uma experiência pessoal com Jesus Cristo depois de ser impactado com a triste realidade do seu coração.
Todos nós precisamos passar por uma experiência assim, ainda que não seja tão dramática como foi a de Saulo. Deus não precisa, necessariamente, cegar as pessoas para levá-las à conversão. Seu propósito, porém, é de sempre conduzi-las por um caminho no qual elas possam ver seu estado interior e se arrependerem verdadeiramente dos seus pecados. “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17)
O que você está vendo agora acerca de sua própria pessoa, de seus relacionamentos, de sua família, de seu trabalho, de seu ministério e de seu Deus? Verifique se as visões distorcidas do passado já foram substituídas pelas novas. Pense…, se veja por dentro, como você é, sem disfarce, às vezes não percebemos. Muitas vezes trazemos marcas do passado, livre-se delas e seja feliz!
3.      A Conversa Com Jesus – “Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;” (Atos 9:5)
Apesar de ser um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas, Saulo ainda não conhecia a Jesus. É possível conhecer a Bíblia, mas não conhecer o centro da Bíblia, que é Cristo. Na verdade, Jesus é mais do que o centro da Bíblia, Ele é a própria Palavra de Deus. Saulo conhecia os mandamentos bíblicos, os preceitos, os rituais do Antigo Testamento, etc., mas não tinha deixado ainda o nível do mero conhecimento intelectual. Ele precisava sair do intelectual para o nível do relacionamento íntimo. A pergunta dele sobre “quem és tu, Senhor?” revela-nos que Cristo era totalmente desconhecido dele, a ponto dele não O reconhecer naquela aparição.
Muitas pessoas ainda hoje podem conhecer muitas coisas sobre suas religiões. Mas a pergunta mais sincera que todos nós precisamos fazer hoje é a mesma que Saulo fez: “Quem és Tu, Senhor?”. Certamente vamos descobrir que Ele é muito mais do que imaginamos. Ele não é um conjunto de regras, nem de rituais. Ele não é uma religião. Ele é muito mais que isso, Ele é Deus, Ele é o Senhor, Ele é o rei, Ele é o Salvador, Ele é a resposta que precisamos, Ele também é uma Pessoa que quer se relacionar com você, comigo, conosco!
Procure hoje ter uma experiência pessoal com Cristo. Convide-o para entrar em seu coração para assumir o lugar de Senhor e Salvador pessoal, Ele vai mudar a sua vida. Se você já o fez no passado, renove sua comunhão e intimidade com Ele hoje.
 
Sabemos que o desejo de Deus é que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade e sejam salvos, Jesus disse: Conhecereis a verdade e a verdade te libertará. A salvação opera de duas formas. Primeiro de forma imediata em nosso espírito, nascemos de novo, somos gerados como filhos de Deus pelo Espírito Santo. Segundo, de forma processual na alma e corpo. Somos transformados através da Palavra de Deus à medida em que correspondemos.
 
A magoa e a amargura vão embora e a paz inunda todo o nosso ser! Só o Senhor Jesus pode mudar a sua vida! A bíblia diz: Todo aquele que crer e invocar o nome do Senhor será salvo e receberá a vida eterna.  Deus quer que respiremos o ar do seu amor! Você gostaria de experimentar? Amem!!!
 
Obs. Prepare uma canção conforme o mover pra tocar no final enquanto as pessoas fecham os olhos. Nesse tempo vá orando por cada uma tocando nelas abençoando, peça pra elas continuarem sentadas e deixe Deus agir.
 
Compartilhar:
 
1.      Que tipo de ar é o que respiramos em relação a nossa família, amigos ou mundo?
2.      Você tem perseguido alguém ou sido perseguidos por alguém ou situação?
3.      Você já confessou a Jesus Cristo como teu Senhor e salvador? Se a resposta for sim, o que isso mudou na sua vida?  
 

 

 

Imprimir