Gênesis 3:8-24 – I Coríntios 4:1
Estamos continuando de onde paramos na semana passada e queremos sedimentar algo importante que falamos antes de continuar. Primeiro: Deus estabeleceu princípios físicos e espirituais que regem o universo e a nossa vida, um dos principais princípios é o livre arbítrio, o poder de decisão, eu decido a minha vida. Quando se fala da nossa vida, nem Deus e nem o diabo podem fazer nada sem o nosso prévio consentimento, porque para nos proteger do inimigo, Deus nos deu vontade e poder de decisão. Isso é muito bom, mas denuncia grande responsabilidade e é exatamente por isso que cada um de nós dará conta das decisões que tomamos nesta vida diante de Deus.
Se obedecermos e praticarmos, estaremos seguros e desfrutaremos das promessas de Deus. A queda do homem foi ocasionada pela busca do conhecimento que estava fora do plano de Deus. O conhecimento da verdade, dos princípios eternos de Deus nos ajudam a usar bem o nosso livre arbítrio, nos ajudam a tomar as decisões certas e no momento propício. Adão não soube usar adequadamente o seu poder de decisão, se deixou influenciar por algo contrário a Deus, por isso caiu.
Não conhecer a verdade e errar, pecar, cair, é tolerável, mas mesmo assim não impedirá a destruição, pois é principio quebrado. Agora conhecer e errar, ficar indiferente ao conhecimento e tomar decisões erradas ou não tomar as decisões necessárias, é tolice, é ser obtuso, para não dizer, falto de inteligência, ou…
1. Deus gritou: E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gn. 3:9
Tem pessoas que fazem como Adão, pois vivem se escondendo de Deus, suas praticas e estilo de vida revela que algo está errado. Adão se escondeu tentando camuflar a sua nudez, não somente física, mas principalmente a nudez da alma, tentou esconder aquilo que estava errado lá dentro e agora precisava concertar. Agora havia desobediência, culpa e contaminação que destravara um sentimento de medo que o fez vulnerável a colocar mascaras e mentir. Ele disse: Senhor fui enganado, foi a mulher…
O Salmos 139 nos mostra que Deus nos sonda e nos conhece, que Ele está em todos os lugares e que não existe nada oculto diante dEle. Diante disso, se Deus sabia, então por que Ele grita por Adão perguntando, onde ele está?
- Em primeiro lugar Deus queria despertar em Adão a sua consciência, a sua condição e situação em que ele estava agora. Este é o momento de refletir e descobrir, como estou, aonde estou, qual é a minha condição. Ninguém toma a decisão de se arrepender se não souber que é pecador, ninguém resolve mudar seu estilo de vida se não descobrir quais são as áreas que estão erradas. Eu pergunto a você! Onde você está? Como você está vivendo, o que você está fazendo da sua vida?
Em Gênesis 32:27-30 nos mostra o Anjo do Senhor perguntando a Jacó: qual é o seu nome? Ele respondeu, meu nome é Jacó (trapaceiro). O Senhor sabia que Jacó era uma pessoa desonesta e que gostava de levar vantagem em cima das pessoas. Ele era um ladrão, uma pessoa egocêntrica e egoísta, ele carregava traumas de rejeição e se sentia injustiçado desde criança por causa do seu irmão e da forma como foi tratado pelos pais, Deus sabia que se ele não soubesse e reconhecesse quem realmente era, nunca se arrependeria e não poderia ser liberto e curado. O estilo de vida de Jacó revelava o seu nome. Pense, qual é o seu estilo de vida? Não se engane, examine a si mesmo e tome a decisão, mude!
A atitude de Jacó em ficar sozinho com o Senhor era um grande indicativo de que ele queria mudar de vida. A questão não era se Deus sabia, pois Ele sabia. A questão é se Jacó sabia quem ele era realmente? Não importa seu nome na sociedade e família, ou seu estilo de vida, pois a forma como você vive revela qual é o seu nome no mundo espiritual. Lembre-se, isso vai refletir na sua vida neste mundo físico.
- Em segundo lugar Deus estava procurando o Adão santo, fiel, verdadeiro, comprometido, leal, sacerdote que tinha comunhão com Ele e que foi colocado para liderar, para exercer autoridade e guardar a esposa, família e o jardim (o seu lar). Esse Adão tinha morrido, agora tinha um Adão pecador, camuflado, escondido, afastado, desistido e com medo de Deus.
2. Deus gritou, mas não encontrou o Adão santo de antes, pois este Adão santo não precisava ser procurado e nem gritar para encontrá-lo, ele tinha sede de Deus, ele estava sempre lá, buscando o Senhor, esperando por Ele, sem nada a esconder, refletindo a Sua gloria e testemunho como resultado da comunhão e intimidade que tinha com Deus.
Deus precisa te chamar para te encontrar? O seu discipulador precisa ficar te avisando toda semana que tem célula e discipulado? Os discipuladores e lideres da célula precisam ficar te buscando, ligando, insistindo com você para vir ao culto, para fazer a escola de líderes, para se tornar um discípulo comprometido com o Senhor Jesus? Lá no seu trabalho as pessoas sabem quem é você? Você dá testemunho cristão? Se Deus te procurar lá fora no mundo Ele vai te encontra? É preciso Deus te chamar ou todos sabem que você é um cristão comprometido, santo, fiel e aliançado com Senhor?
Minha conclusão é que precisamos ter sede de Deus, pois as pessoas lá fora, longe da igreja precisam perceber que somos cristãos, que somos honestos e íntegros, que não negociamos a nossa fé em Jesus. O nosso testemunho precisa denunciar santidade, fidelidade, amor por vidas, unção, poder, alegria, bondade, benignidade e domínio próprio. As pessoas precisam ver Cristo em mim, o Seu caráter precisa refletir através das minhas atitudes. Não podemos ter palavras torpe, palavras antagónicas a Deus, mas sim palavras de vida , palavras em linha com Ele. Lembre-se, somos ministros de Cristo, ministramos palavras ungidas (I Cor 4:1).
Deus não quer ficar nos chamando, nos procurando, pois isso revelaria uma vida alheia, longe, à distância, sem compromisso. Nós é que precisamos buscá-lo de todo o coração, Ele é a resposta para os nossos anseios, para as nossas necessidades, nEle encontramos a salvação, a vida eterna que todos almejam. A bíblia diz que a vida eterna está em Cristo e quem tem Cristo também tem o Pai. Se Jesus Cristo estiver presente na sua vida, Deus Pai e o Espírito Santo também estarão, e, suas atitudes vão denunciar que você é um cristão verdadeiro, que você é feliz e que você ama a Deus.
Deus deseja que as pessoas ao te conhecerem encontrem a Cristo e sejam salvas, consolidadas, discipuladas e enviadas. Esse é o proposto de Deus na sua vida! Deus te chamou para crescer, frutificar, multiplicar e governar. Deus quer hoje mudar a sua história, você quer? Então ore agora!
Compartilhar: Fale de uma decisão que você precisa tomar para mudar sua trajetória de vida na área espiritual, familiar, ministerial e profissional. Você se conhece? Você tem aberto o seu coração ou está se escondendo de Deus?
No amor de Cristo!
Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira