Exortai-vos uns aos outros no Senhor

 

Texto Bíblico – Hebreus 3:12,15; I Tess. 4:18; Atos 11:19-26;

Na semana passada estudamos sobre a importância do perdão e este sendo praticado de forma recíproca. Hoje continuaremos estudando estes mandamentos sobre o dever de nos amar, perdoar e servirmos uns aos outros, Jesus ensinou a reciprocidade. Isso só é possível quando estamos integrados em uma equipe de discipulado. Se eu sou exortado pelo meu líder, posso exortar meu discípulo, um cuidando do outro. Se eu sou amado, devo amar, se fui perdoado, devo perdoar e assim por diante.
 
Exortar significa: “influenciar sobre a vida de outrem com o intuito de conduzi-lo a um padrão de vida melhor, há um comportamento equilibrado e aceito; encorajá-lo a observar certas instruções que o levará ao êxito. Simplificando, exortar é encorajar, estimular, aconselhar, etc. Houve um homem na Bíblia chamado José a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador” ou “filho da consolação”, sobre quem gostaríamos de falar nesta ministração…
 
1.    A Exortação e o Caráter Cristão Tendo ele chegado e, vendo a graça de Deus, alegrou-se e exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. Porque era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.” (Atos 11:23-24).
 
    A arte de encorajar ou de consolar as pessoas em meio às lutas está intimamente associada ao caráter cristão e o discipulado facilita essa prática. Barnabé era um estimulador de vidas porque era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Deus, que ama perfeitamente as pessoas e deseja o sucesso delas, agia livremente através desse homem para estimular o crescimento dos novos crentes.
 
     A passagem acima mostra a ação de Barnabé para com os de Antioquia que haviam acabado de receber a Palavra de Deus. O texto revela que ele exortava a todos a que, com firmeza de coração, permanecessem no Senhor. O novo cristão precisa ser consolidado para tirar as dúvidas, crises, desânimo e insegurança. Barnabé, certamente, agia de forma eficaz nessas e noutras áreas trazendo sempre palavras de encorajamento que edificavam. O resultado desse trabalho foi que muita gente se uniu ao Senhor.
 
    Quando buscamos o crescimento e amadurecimento cristão através do discipulado, o resultado é o   enchimento do Espírito Santo e da Palavra de Deus. É desta forma que teremos melhores condições de exercer o ministério da exortação. A bondade divina fluirá através de nós para fortalecer os que necessitam de ânimo, acompanhamento e de encorajamento.
Você tem identificado as marcas da bondade do Espírito Santo e da fé em sua vida, que o habilite a ser um exortador eficaz? Lembra de Calebe? Ele exortou a todos a crer no Senhor e defendeu Moises, seu líder. (Números 13:30)
 
2.    A Exortação e o Pastoreamento“Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e…” (Atos 9:27).
 
O ministério de exortação que era tão rico na vida de Barnabé permitiu-lhe ajudar um jovem pregador da Palavra de Deus. Paulo havia se convertido há pouco tempo, porém ele tinha contra ele um péssimo histórico de perseguição à igreja de Deus. Agora ninguém confiava nele, pois tinham medo que ele fosse um traidor no meio dos cristãos. No entanto, Barnabé teve o discernimento de que aquele homem era sincero em sua confissão de fé, e então, confiou nele e se dispôs a interceder em seu favor junto aos apóstolos da igreja.
 
Chama-nos a atenção a frase: “Mas Barnabé, tomando-o consigo…”; enquanto todos o repeliam, Barnabé o tomou consigo. Paulo precisava de alguém que lhe consolidasse e lhe desse um voto de confiança e uma palavra de estímulo em meio ao descrédito sofrido. Foi aí que o ministério de exortação mais uma vez se demonstrou eficaz. Paulo foi encorajado a permanecer firme no caminho e se tornou o maior de todos os apóstolos, alcançando todo o mundo de sua época com a mensagem do evangelho.
 
Todos nós tivemos um passado sem Cristo. Precisamos de pessoas que nos vejam como novas criaturas e que nos ajudem a vencer as fraquezas e confessar e renunciar as transgressões do passado. Importa que sejamos assim também para com os que se aproximam de Deus, sempre acreditando e sabendo que elas são pessoas maravilhosas e que Deus as ama e que eles podem mudar e amadurecer em Cristo.
Você que já foi ao Encontro e iniciou a Escola de líderes e hoje está integrado na equipe de doze, sendo um líder em formação neste processo de treinamento para ser um líder de célula, bem que poderia citar o nome de pelo menos três pessoas a quem tem “tomado consigo” para consolidar, cuidar, acompanhar e estimular na carreira cristã, fazendo desta pessoa seu discípulo ou discípula. Estes poderia ser a sua célula em formação para uma futura multiplicação, ou tomar a decisão de se colocar a disposição para consolidar uma pessoa ajudando seus discipuladores a apascentar os novos da sua célula. (Decisões mudam destinos e históricos). .
 
3.    A Exortação e a Restauração “Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.” (Atos 15:39).
Barnabé e Paulo estavam juntos servindo ao Senhor pregando o evangelho pelo mundo. Nessa ocasião, chegaram a discutir sobre quem levariam com eles na nova jornada missionária. Barnabé queria levar Marcos, um jovem que havia desistido da obra no passado; Paulo não concordava com a idéia e por isso se separaram. Entre acompanhar alguém que já era líder que estava pronto e maduro e voltar para buscar quem precisava de restauração, Barnabé não teve dúvidas, escolheu a última opção.
 
Ele e Marcos seguiram para Chipre. O resultado desse investimento vemos descrito no testemunho de alguns homens de Deus: Aquela que se encontra em Babilônia, também eleita, vos saúda, como igualmente meu filho Marcos. (1 Pe 5:13);  Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério (2 Tm 4:11).
 
Pedro e o próprio Paulo reconheceram, no futuro, o valor daquele jovem até então desprezado. Ele se tornou útil ao Senhor por causa do ministério de exortação desenvolvido por Barnabé que completou a sua consolidação fazendo dele um discípulo e servo útil para a obra do Senhor.
 
Os benefícios da exortação não se restringem a uma única pessoa. O pastoreamento de Paulo resultou na pregação para o mundo de sua época. A restauração de Marcos serviu de apoio para o ministério dos mais influentes apóstolos daquela geração. Em nossos dias, o ministério da exortação mútua continua sendo de importância fundamental.
Por um instante, peça ao Espírito Santo para lhe mostrar quais são as pessoas que necessitam de restauração. O que você pode fazer acerca delas? Pergunte a si mesmo se você não tem preferido seguir sem olhar àqueles que estão chegando.
 
Há momento que precisamos recuar para buscar os que “ficaram para trás. Pergunte a você mesmo se muitas vezes você preferiu não consolidar e discipular, ou ir atrás daquele que está fraco ou apascentar o problemático, arrumando justificativas não plausíveis e perdendo a oportunidade de ser um Calebe ou Barnabé para falar na vida de alguém que se tornará um ganhador (a) de almas.
 
Precisamos estar dispostos a acompanhar e exortar aqueles que estão conosco fazendo parte da nossa família cristã aqui na IACC e em todo corpo de Cristo na terra.
Precisamos sempre ser exortados (influenciados) por alguém que Deus colocou ou colocará para falar na nossa vida, assim como precisamos exortar outros (influenciar para conquista, mudança e vitória). Deus quer usar você para ser um Calebe ou Barnabé e assim falar na vida de alguém que Deus confiou para você cuidar ou apenas abençoar! Um Calebe ou Barnabé sempre andará e será fiel ao seu líder!
 
Compartilhar:
  1. Você tem sido exortado (influenciado, confrontado, cuidado, consolidado e orientado…), pelo seu discipulador? Você é discípulo de alguém? Isso faz diferença na sua vida?
  2. Você gostaria de continuar a ser exortado e a exortar alguém, ser discípulo para discipular?
  3. Você gostaria de passar por todo o processo para ser um líder de sucesso, abençoado e abençoador? Vamos orar sobre isso?  Obrigado
 
Pegue os nomes das pessoas que vão no fruto fiel e no reencontro e faça a inscrição no culto – Urgente!
 
No amor de Cristo a quem devemos a nossa vida e o nosso tempo!
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir