Relacionamentos que transformam

 Marcos 2:3,4,11,12; João 4:28,29,30,39,41,42

Na semana passada falamos do relacionamento de Jesus com os discípulos que nos revelou um evangelho de perdão, arrependimento e salvação. Nosso crescimento espiritual depende de nossos relacionamentos. Entendo que ninguém cresce sozinho. Alguém já disse que a solidão é uma péssima companhia. Creio que se tivermos relacionamentos saudáveis então seremos estimulados a avançar, mas se nossos relacionamentos nos puxam para baixo então deveremos renunciar a cada um deles.

Esse é o propósito da nossa igreja como igreja na visão celular, gerar através do discipulado, relacionamentos curados, equilibrados e maduros. Em poucas palavras posso enumerar alguns tipos de relacionamento que nunca transformam ninguém e, se o fazem, é para o pior. Vejamos:
 
1.     Nunca discuta o seu problema com alguém incapaz de resolvê-lo.
 
Precisamos ter alguém de confiança e maduro para nos orientar e falar na nossa vida, mas isso não pode ser com qualquer pessoa. Abrir a vida pessoal com alguém incapaz de ajudar-nos é como abrir os tesouros para um ladrão. Não somente é perda de tempo, mas um grande risco.
 
Na IACC, família Penha vivemos a realidade das células onde encontramos líderes que estão sendo preparados para cumprir este papel. Quando estes não conseguem resolver, levam aos pastores para que façam isto. Os líderes que estão no processo precisam gerar seus próprios discípulos para um relacionamento saudável e frutífero. Ter relacionamento saudável é muito importante, pois teremos alguém para nos ouvir e ministrar na nossa vida e assim sermos curados, libertos, protegidos e abençoados.
Se você for a uma agência bancária e procurar o guarda ou a atendente para resolver seu problema de crédito, não tenho dúvidas em dizer que perderá seu tempo. Esses profissionais têm o seu valor, porém não vão solucionar seu problema. Antes, se forem honestos te encaminharão a quem pode fazê-lo: o gerente.
 
2.     Um dos pontos de entrada de satanás em nossa vida é através de alguém próximo de nós.
Satanás tentou atingir Jesus através de Pedro em Mateus 16 e depois através de Judas. Ele não usará uma pessoa que não tenha uma opinião de peso para você. Pelo contrário ele vai trabalhar para te atingir através de pessoas bem próximas a você. Pessoas que te ama e quer o teu bem, mas não percebem a ação do maligno agindo sutilmente por traz. Cuidado!
 
3.     Você não pode corrigir o que você se recusa a confrontar.

Todos nós precisamos de dois tipos de pessoas: as íntimas que convivem junto conosco e aquelas que estão próximas, mas não moram na intimidade, pessoas que nos conhecem bem, sabem daquilo que vivemos e passamos, são pessoas de confiança que podem falar em nossas vidas. Em muitas situações precisamos ser confrontados para sermos libertos das cadeias.
Uma pessoa íntima está apta a ver tudo em sua vida, mas normalmente ela é cega para aquilo que realmente o prejudica. Assim como acostumamos com sons e perfumes também nos acostumamos com defeitos. Quando convivemos intimamente com alguém passamos a não perceber seus defeitos ou passamos a aceitar sem confrontar. Isto é uma bênção, pois sem isso seria impossível conviver com alguém no casamento, na família, por exemplo.
 
Precisamos de alguém que possa falar em nossas vidas que não seja alguém muito íntimo. Tais pessoas estão com os seus sentidos aguçados para nos ajudar. Se é o cônjuge, filhos ou alguém muito íntimo, não aceitamos ou não damos o devido valor, isso é um erro. É por isso queJesus disse para fazermos discípulos, precisamos ter relacionamentos onde possamos falar na vida de alguém e também ter alguém que fale na nossa vida! O discipulador conhece seu discípulo e este o respeita.
 
4.     Quando Deus quer abençoar você Ele coloca uma pessoa na sua vida. Quando Satanás quer destruir você, ele também coloca uma pessoa em sua vida. É princípio.
Existem alguns tipos de relacionamentos que podem levá-lo para o vale em vez de ajudá-lo a escalar as montanhas de Deus. Precisamos frutificar no reino de Deus e conquistar nossos sonhos.
 
1.     Cuidado com aqueles que diminuem o temor de Deus em você;
2.     Cuidado com aqueles que fazem com que tudo pareça normal e aceitável;
3.     Cuidado com aqueles que diminuem a sua fé e diminuem o esplendor de suas vitórias;
4.     Cuidado com aqueles que riem de suas experiências espirituais;
5.     Cuidados com aqueles que te influenciam para uma vida alheia a Deus;
6.     Cuidado com aqueles que sempre arrumam pretexto para te afastar do projeto dos céus, sempre usam coisas aparentemente boas como reunião familiar, aniversários, visitas inesperadas e ainda ficam até a ultima hora, sabendo que naquele dia, o culto, o encontro, a reunião, a oração, a célula foi perdido. Fomos salvos, Jesus foi a mehlor coisa que noa aconteceu e o inimigo fará de tudo para nos roubar. Cuidado!
 
O valor de qualquer relacionamento pode ser medido por sua contribuição para as suas prioridades.

5. Você sempre buscará amizades que resolvam seus problemas mais imediatos.

Não há relacionamentos neutros. Nossos relacionamentos são estabelecidos por causa de interesses. Todos os nossos relacionamentos de alguma forma nos influenciam. Ou para o bem ou para o mal
Cada relacionamento em sua vida é uma corrente movendo você em direção a seus sonhos ou para longe dele. Os céus, a vida eterna, a paz interior, a cura, a vida em abundancia que Jesus prometeu, o melhor de Deus em cada área do nosso viver, ser frutífero, fazer a diferença, viver em uma família curada… é o que buscamos e perseguimos e qualquer relacionamento que nos afasta disto é perigoso.
 
Nós precisamos influenciar e não sermos influenciados. Seja uma pessoa que traga outros para perto de Deus, nos seus relacionamentos leve as pessoas a conhecerem a Cristo, pois Ele é a resposta e a esperança de uma nova vida e vida em abundância, não só na terra, mas continuará no céus. Sem Jesus Cristo não há salvação. O maligno é real, o inferno é real, Jesus falou deles. (Mt 10:28; 16:18; Ap 1;18; 21:14,15 e I Pe5:8 Apenas citar).
6. Aqueles que não respeitam o seu tempo com Deus, sua fé, seu ministério, seus sonhos, sua individualidade, seu papel na família e trabalho, não irão respeitar a sua opinião também.

Todos aqueles que perderam a noção de limites em relação a você também perderam o respeito por você. Se há pessoas próximas a você que não podem ouvir não como resposta, elas não podem andar com você. Elas não apenas te desrespeitarão como também não acrescentarão nada de positivo em você.

 
Se eu e você não tivermos relacionamento saudáveis, seremos pessoas problemáticas. A bíblia nos ensina a confessarmos nossos pecados para alguém que possa nos ouvir e orar por nós. Precisamos falar dos traumas, falar sobre as coisas boas e ruins que aconteceram na nossa vida e ouvir da Palavra que nos cura e nos ensina a viver melhor. Deus quer o melhor pra sua vida. Ele ama você!
 
A célula é o reflexo da igreja, é um lugar de aconchego aonde acontecem os melhores relacionamentos, lugar de cura e libertação, lugar de verdadeiras amizades. Aqui Cristo reina!!! Aqui nascem discípulos, frutos fieis, filhos legítimos, relacionamentos curados!
 
Compartilhar: que tipo de relacionamento você tem tido? Os seus relacionamentos tem te influenciado para o bem ou para o mal? Como você tem influenciado as pessoas? Você já confessou sua fé em Jesus?
 
Pastores Eliezer e Zenita
Imprimir