Aos discípulos e a Pedro

 


Marcos 16.1-7
 
Na semana passada vimos os resultados da conversão do Apóstolo Paulo e concluímos que a vida dele mudou, assim é conosco também, a nossa vida também mudou e esta mudança é crescente e constante. Precisamos lutar para não perder aquilo que conquistamos. O Evangelho de Marcos que lemos hoje registra que, após a ressurreição do Senhor Jesus, um anjo enviou uma mensagem através de algumas mulheres para os discípulos do Senhor e a Pedro para que eles fossem até a Galiléia para encontrá-lo.
 
A frase: "E a Pedro" nos mostra algumas coisas boas. Por que ele não disse: "Dizei a Seus discípulos e a João?" (João era o amado do Senhor). Por que não disse: "Dizei a Seus discípulos e a Tomé?" (Tomé duvidou da ressurreição do Senhor). Será que havia algo em Pedro que era tão diferente dos demais?
 
Quem era Pedro?
1. Pedro foi um homem auto-suficiente: Mt. 26.31-35
2. Pedro foi alguém que queria vencer na força da carne: Mt. 26.47-51
3. Pedro foi alguém que seguiu a Jesus de longe: Mt. 26.57,58
4. Pedro foi alguém que negou a Jesus: Mt. 69-75
 
Pedro não confessou o Senhor diante dos homens, nem mesmo diante de uma humilde criada. Mas o Senhor Jesus queria que o seu discípulo Pedro não faltasse na reunião que Ele acabara de marcar. Quão profundo é o significado dessa atitude do Senhor Jesus!
 
O que significa essa expressão de Jesus em relação a Pedro, fazendo de tudo para não deixá-lo de fora, mesmo depois de o haver traído? Tudo isso sem contar que Pedro foi um discípulo difícil de lidar durante os três anos de discipulado, parecia que Pedro não tinha mudado, mas era só resquício.  
 
I- Isso Mostra Que O Senhor Nos Ama Apesar Das Nossas Falhas (V.7).
 
Todos nós temos a tendência de condenar e afastar as pessoas que erram conosco. Muita gente diz: comigo só faz uma vez! ou, Só erra comigo duas, das três não passa. Jesus que é o nosso modelo nos diz que apesar dos nossos erros, Ele continua nos amando e conforme o nosso arrependimento e atitude, Ele continua nos dando novas chances de mudar e vencer. Deus odeia o pecado, mas Ele não diminui o amor pelo pecador. Pedro negou a Jesus três vezes, se escondeu, abandonou-o no momento em que Ele mais precisava. Mas mesmo assim Jesus continuou a amá-lo e a quere-lo.
 
O Diabo, tenta passar a idéia de que uma fez que você falhou Deus não ama mais você. Alguns pais também erram na hora de disciplinar os seus filhos dizendo: “Você fez algo muito feio, Papai do céu , não gosta mais de você”. Isto gera na mente dos nossos filhos a idéia de um Deus raivoso, irado, e que está pronto a nos castigar quando erramos.
 
Mas essa mensagem mudará sua vida para sempre: Dizei aos discípulos e a Pedro: “ Pedro , Eu passei três dias no seio da morte, desci até o abismo, mas Pedro eu ainda amo você. Pedro Eu ainda acredito em você. Salmo 103.8-14.
 
II – Vemos Que O Senhor É Um Deus De Segunda Chance (V.7)
 
Jesus se antecipou em dizer: “Diga a Pedro que eu vou para a Galiléia, eu quero que ele esteja lá na reunião. Pede pra ele não faltar”.  Se Jesus não falasse especificamente o seu nome, Pedro não iria encontrá-lo. O Senhor Jesus teve o cuidado de mencionar às mulheres através do anjo especificamente o nome de Pedro.
 
Pedro estava se sentindo traidor e ele pensava que o Senhor Jesus não confiaria mais nele, ele iria abandonar o ministério e voltar à pescaria, tanto que foi exatamente isso que ele fez, ele disse em João 21:3, vou pescar e outros discípulos que já estavam influenciados por ele (um líder influenciador que estava em conflito), alguns disseram, vamos com você.
Pedro foi um discípulo que caíra, um Pedro que pecara e um Pedro precipitado que negara o Senhor; no entanto, o Senhor que conhece os nossos corações e sabe qual é a nossa atitude quando nos sentimos culpados, logo agiu. Temos a tendência de nos afastar, pois o diabo vai nos acusar para roubar o chamado, por isso O Senhor o men­cionou especificamente, para que seu chamado não ruísse.
 
Este é o evangelho de Cristo que pregamos! Um evangelho de perdão, arrependimento e salvação. Ainda que você esteja desencorajado, o Senhor jamais estará desencorajado acerca de você, Ele não vai desistir. Apesar de você pecar e se sentir desconsertado de voltar a Ele, do lado Dele, no entanto, não há qualquer razão para não voltar, Ele só espera reconhecimento do pecado, arrependimento, reconciliação e desejo de mudança. O arrependimento e o liberar perdão nos liberta!
 
 Talvez como Pedro você esteja dizendo: temo que o Senhor já me abandonou. O Senhor nunca mais voltará a me pedir algo. Mas Ele enviou uma mensagem através das mulheres: Dizei aos discípulos “E a Pedro”. Isso significa que O Senhor ainda o amava, o perdoava e continuava confiando nele, o Senhor estava disposto a perdoá-lo totalmente e a começar novamente. Ele queria curar e libertar Pedro daquela cadeia e foi exatamente isso que Ele fez, Ele levou Pedro a confirmar por três vezes que o amava e por três vezes confiou as Suas ovelhas (igreja) em suas mãos. Pedro foi liberto e todo argumento do diabo e da sua alma foram quebrados.
 
III – Vemos Que O Senhor É Um Deus De Amor e Graça (V.7)
 
Marcos era um jovem; ele foi discípulo de Pedro e aprendeu muito dele. Podemos dizer que o Evangelho de Marcos foi ditado por Pedro e escrito por Marcos. Quando o Espírito Santo escreveu a Bíblia, Ele especialmente mostrou-nos que as poucas palavras que pareciam ser insignificantes para Mateus, Lucas e João, eram inesquecíveis para Pedro, quem narrou o Evangelho de Marcos.
 
"E a Pedro" teve um significado especial para ele. Em todo tempo, a recordação dessas palavras era doce. A palavra da graça é especialmente memorável para aquele que a recebe. Três dias após a morte do Senhor, Pedro estava calado porque tropeçara, mas o Senhor não o esqueceu. Pedro não podia entender isso. Talvez ele pudesse dizer: O que eu fiz para merecer tão grande amor? O que eu fiz para merecer o seu perdão? Não fizemos nada, simplesmente Deus nos amou e desejou nos levar de volta a Sua presença. O pecado era um obstá-lo, mas Ele o removeu na cruz do calvário e hoje o caminho está aberto para o céu, para a presença de Deus Pai.
 
Talvez esse seja o pensamento de muitos. Mas se você abrir os seus ouvidos espirituais você ouvirá dos lábios do Senhor o mesmo que Pedro ouviu: “Não foi o que você fez meu filho. Foi o que eu fiz! “No dicionário de Deus tem uma palavra para isso: Graça! (Favor imerecido)
 
E a Pedro" também significa " e a você" – você que já andava com Ele e falhou como Pedro! Você que caiu, você que tropeçou, você que negou o Senhor, mas se arrependeu. Você que está tentando se esconder dEle por medo. Você que está com vergonha e você que está tentando mudar de vida e não consegue, Ele está vendo a sua atitude, Ele diz: venha toda esta célula e também você… Ele espera que você creia nele, se arrependa e receba a salvação, cura e libertação e aceite hoje ser Seu discípulo (a).
 
Compartilhar: Comparando a vida de Pedro com a sua responda: O que mais marcou sua vida nessa mensagem? Por quê? Você é uma pessoa do tipo “comigo só erra uma vez”ou em geral perdoa e dá a segunda chance? Por quê?
No amor de Cristo!
 
 
 

 

Imprimir