Texto: Mateus.28:18
Amados, entendam que todos vocês tem um potencial dentro de Si que precisa vir para fora, para que possas crescer, frutificando nas mãos de Deus e assim cumprir o propósito da sua existência.
Os sábios nunca discutem o que eles querem que os outros esqueçam, mas persistem em falar e fazer aquilo que eles querem ver acontecendo. Concentre-se na sua meta como pessoa e também na meta desta célula como um atleta que precisa atravessar a linha de chegada. Deus o chamou para fazer a diferença neste mundo e Ele quer que comece primeiro em sua geografia. Deus teve um filho, mas Ele quis uma família; então Ele semeou este único filho para criar Sua família. Ter sucesso nesta vida é viver o propósito pelo qual Deus nos criou e para isso acontecer, é preciso sair da acomodação. Os campeões estão dispostos a fazer coisas que eles detestam para criar coisas que amam.
Deus nunca vai lhe pedir algo que você não tem, mas aquilo que você quer manter, pois o que você quer manter poderá te impedir de viver a essência da vida, de viver uma vida com propósitos. Deus quer forjar em nós a Sua vida. Deus ama homens e mulheres que estão buscando crescer e prosperar, não apenas para o bem próprio, mas por amor ao próximo, Ele procura pessoas simples que estejam dispostos a amá-lo e servi-lo com aquilo que são e têm, com todo seu potencial, e tudo mais.
A bíblia fala deste processo de forjar em nós o caráter de Cristo, fazendo com que o poder de Deus se manifeste em nossa vida. A isso Jesus chama de discipulado “um tempo de tratamento e ministração em um relacionamento crescente, maduro e curado”. Jesus escolheu homens que aos olhos da sociedade não tinham nada a oferecer, eram pedras brutas, marginalizados, discriminadas…, pessoas que aos nossos olhos não serviriam, mas como Deus não vê o exterior como o homem, mas vê o coração, Ele os escolheu e fez deles campeões que impactaram gerações.
Jesus não via a capacidade ou defeito humano, mas o caráter tratável, e, estes podiam ser homens de êxito. O que atrai a Deus é um caráter ensinável e tratável, Jesus veio garimpar alguns pessoas e você está entre elas. Existem muitos milionários nesta terra porque conseguiram ver o que os outros não viam, eles viram ouro na areia. Assim foi Jesus para com aqueles homens, eram tesouros escondidos, assim é você!
Jesus enxergava onde ninguém podia ver; ele via que dentro daqueles homens havia ouro. O discipulado visa descobrir o depósito de Deus que está dentro de cada pessoa, que está dentro de você. Aprendemos que servir a Deus não é ir apenas à Igreja e voltar para casa a cada semana, mês e ano… Jesus não andou e ficou apenas no templo, mas também e principalmente ficou e andou com seus discípulos e juntos foram atrás dos doentes, perdidos e necessitados… Ele quebrou os moldes tradicionais da época e restabeleceu os princípios do Reino para a Sua igreja, amor ao próximo e relacionamentos confiáveis e maduros.
Não há ninguém na terra sem propósito, sem potencial, sem talentos, a grande maioria por ignorância, usa seus talentos de forma errada, outros tem seu potencial adormecido. A Igreja tem a função de descobrir o ouro que está em cada um, Jesus disse que há um tesouro dentro de você. Deus vê o que o homem não vê e anda a procura de tesouros escondidos. Deus nos leva a determinada situação para nos tratar, quebrar todo orgulho, vaidade, pecado e formar um caráter segundo Cristo, é isso que Ele quer fazer conosco.
Jesus depois de três anos de trabalho e discipulado na vida daqueles homens, eles que aparentemente não tinham valor nenhum, passaram a ser procurados, valorizados e estimados. Tornaram-se homens sábios, honrados e frutíferos. Passaram a liderar e influenciar multidões, fizeram historia, marcaram aquela geração, e ainda hoje suas vidas estão influenciando, tanto que estamos falando deles nesta dia, e assim vai acontecer até a volta do Senhor Jesus.
Naquela época a Igreja caia na graça do povo. Deus não precisa de apenas uma multidão de pessoas, de membros, mas de doze discípulos que tenham um caráter transformado. Quando a equipe de doze discípulos é formada, a multidão é gerada. A equipe de doze gera multidão, não de pessoas apenas, mas de discípulos, de filhos legítimos. A função da Igreja instituição é nos proporcionar condições de fazermos discípulos, de lapidar vidas, discipular para que estes se reproduzam em milhares na mesma essência.
Algumas coisas que aprendi na caminhada com Cristo, na leitura e meditação profunda da Bíblia e na leitura de vários livros evangélicos e seculares de vários escritores, e também em um discipulado comprometido e com um coração ensinável. Aprendi que quando não esperamos ou da onde não se espera, daí é que sai, e aí que sempre somos surpreendidos. Aprendi que não será em uma mudança de emprego que você enriquecerá, mas na sua fidelidade a Deus e atitude diante dos desafios. A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original, não podemos ser fechados para o novo ou para as mudanças. As únicas pessoas que nunca fracassam, são os que nunca tentam. O sucesso da vida significa unicamente insistência e ação firmada em Deus, pois Ele é poderoso para cumprir o que prometeu.
Imaginar ou sonhar firmado em algo sólido é mais importante que apenas saber, pois o conhecimento é limitado, enquanto os sonhos em Deus abraçam o universo. O maior perigo que se corre em uma tomada de atitude, em uma decisão importante, é ela não acontecer, pois decisões e atitudes direcionadas pela Palavra de Deus definem riquezas, estabelecem futuro. Aprenda isso; É na hora da decisão que você traça o seu destino.
O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar ou ultrapassar os obstáculos, e é isso que aprendemos em Deus e Sua Palavra. Aprendemos a não parar e desistir, mas crer e avançar sabendo que fiel é aquele que prometeu. O preço pela perfeição é a prática constante, é a persistência, é o treinamento. Você é aquilo que você faz continuamente e excelência não é uma eventualidade, mas um hábito. Aprendi que bravo é aquele que ultrapassou seus próprios desejos, e não aquele que venceu seus inimigos; pois a mais dura das vitórias é a vitória sobre si mesmo, pois quando isso acontecer, todos os inimigos estarão vencidos.
Um bom líder toma um pouco mais de sua parte na culpa, isto é, ele assume os seus próprios erros para aprimorar e errar menos e não fica muito preocupado com sua parte no crédito, ele apenas faz o melhor sabendo que Aquele que o chamou vê todas as coisas. Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si, só os medíocres fazem por fazer ou por obrigação. O sábio não é a pessoa que fornece as verdadeiras respostas; mas aquela que formula as verdadeiras perguntas, pois torna a conversação ou a aula mais interessante e produtiva.
O primeiro passo para o conhecimento é sabermos que ainda somos um tanto ignorantes, é entender que ainda não sabemos tudo, há muito para se aprender e relembrar, quem tem o coração ensinável, cresce no conhecimento. Aprendi em Deus que desejar é o primeiro passo para a conquista de nossos sonhos e, já que de qualquer forma temos de pensar, então pensemos grande. As grandes coisas são feitas por pessoas que têm grandes idéias e saem pelo mundo para fazer com que seus sonhos se tornem realidade.
Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer. Pessoas que falham em planejar, estão planejando falhar. A maioria das pessoas teriam sucesso em grandes coisas se elas estivessem preocupados com as coisas pequenas, com os pequenos detalhes da vida. Deus diz em Cantares que precisamos ter cuidado com as raposinhas, pois elas destroem as flores que estão nascendo, anulando assim o futuro fruto. Aprendi que o que sabemos é uma gota, mas o que ignoramos é um oceano diante do conhecimento em Deus. Na questão de equipe aprendi que é preferível ganhar 1% do esforço de 100 pessoas, (equipe, liderança) do que 100% do meu próprio esforço, andar sozinho e estar isolado. Deus está procurando você para extrair ouro e expor este tesouro escondido!
Conclusão: No discipulado todos são ministrados para ministrar outros. Foi o que Jesus fez com os discípulos, Ele tirou as suas feridas, valorizou-os; garimpou-os e assim eles tornaram-se a expressão do poder de Deus, porque foram capacitados, discipulados recebendo a mesma unção do mestre. Quero dizer que você meu discípulo, minha discípula, são pedras preciosas, há ouro dentro de você, há um grande potencial que Deus te deu e Ele quer que você os use para o crescimento do Seu reino na terra, estamos juntos nessa! Te amamos! Um beijo no coração. Veja e medite no desafio que te faço a seguir.
Eu te desafio a tomar a mesma atitude de simplicidade e humildade de Cristo manifestada nos Apóstolos para que sejam discipulados, sarados, lapidados e assim façam o mesmo. Ganhar, consolidar, discipular e enviar. Serem ministros de uma nova aliança, deixar ser usados por Deus.
Compartilhar: Responda, o que esta palavra acrescentou na sua vida? Você já é discípulo doze de alguém e já é um discipulador?
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira