Cada casa uma extensão da igreja

Atos 2:42-47; I Coríntios 16:19; Romanos 16:3-5, 14-16

Nós somos a família Penha, uma igreja em células. É algo realmente gratificante ver tantas pessoas funcionando como membros do corpo vivo de Cristo. Temos o privilégio de ver uma estrutura funcionando com liberdade, sem temores e permitindo o desenvolvimento e pleno potencial de cada um.
 
Em Mateus 28:18-20 nos mostra que o Senhor Jesus recebeu todo poder e autoridade nos céus e na terra com a finalidade de nos habilitar e respaldar na incumbência de fazermos discípulos de todas as nações. Em Atos 1:8 Ele disse que recebemos poder ao descer sobre nós o Espírito Santo e com este poder e unção, somos e seremos sempre suas testemunhas com a missão de continuar àquilo que o Senhor começou a fazer; ganhar, consolidar, discipular e enviar. Foi assim que Ele fez no Seu ministério, no final Ele enviou os seus discípulos para a mesma missão.
 
Em nossa igreja temos esta oportunidade de ser estas testemunhas de Cristo, nós apenas as vivemos em nosso dia a dia, à medida que crescemos na visão temos funcionado como um sacerdote e um ministro. Amém!
 
Vejamos este aspecto de nossa visão: “cada casa é uma extensão da igreja”.
 
O prédio onde nos reunimos não é o retrato da igreja e sim o lugar onde ela se reúne. O tabernáculo de Deus no deserto da época de Moises e também na espoca do início da igreja, se movimentava de um lugar para outro, acontecendo simultaneamente por toda a cidade, isto reflete uma parte da verdadeira igreja funcionando, é um organismo vivo acontecendo nas casas.
 
Nas células existe uma mobilização natural para ajudar os necessitados. Os mais velhos na fé ensinam os mais novos o que é ser discípulo cristão. Os pastores treinam os novos líderes para o desempenho do serviço e todo o corpo se mobiliza para a festa da colheita de almas, pois Deus ama as vidas e seu coração pulsa por elas.
 
A meta que estabelecemos para cada célula é reproduzir-se multiplicando no mínimo uma vez por ano. Falamos todos uma mesma linguagem e há uma unanimidade santa de propósito entre todos. Em nosso coração sentimos que estamos voltando para o princípio, ou seja, para a base da igreja do primeiro século, estamos saindo de Roma e estamos voltando para Jerusalém.
 
Somos uma família, temos uma aliança de amor!
 
 
Nós família Penha somos uma igreja em células. Cada instituição é a cara do prédio onde se reúne, mas a nossa igreja não existe apenas em função do prédio onde nos reunimos. A bíblia chama o prédio onde nos reunimos de a casa de Deus, lá é um lugar de treinamento e de celebração, mas a vida normal da igreja acontece também em outros lugares – no nosso dia-a-dia.
Hoje, segundo Cristo, somos o templo de Deus: Ele habita em nós. Biblicamente falando, a igreja do Novo Testamento possui um lugar de reunião para uma celebração maior, onde todos podem adorar a Deus e se relacionar uns com os outros, o prédio é muito importante, sem Ele não é possível ser igreja com visão de crescimento organizado e com qualidade na celebração e adoração. Tudo isso foi estabelecido porque existe um tesouro muito importante para Deus e também para nós; são as pessoas, isto é, você!
 
Se você procurasse pela igreja no primeiro século você seria conduzido a um grupo de pessoas se reunindo numa casa. No entanto, aquele foi o tempo em que a igreja mais cresceu em número e na vida espiritual. Na verdade esses são os três objetivos básicos da igreja: crescimento em número, crescimento em fé e serviço. A igreja tem que ir além do prédio para cumprir o papel de igreja vencedora, que cresce na fé, na comunhão, no amor, no cuidado, na família e na multiplicação. 
 
Na Antigüidade, os judeus guardavam vinho em odres feitos de couro de ovelha. Esses odres precisavam ser untados freqüentemente, por fora para não se enrijecerem e se partirem perdendo-se todo o vinho. Assim a maior necessidade de um bom odre era ser flexível, isto era necessário por causa da fermentação do vinho que emite gases e força a estrutura do odre.
Essa ilustração é incrivelmente clara. Odres (estruturas) precisam ser flexíveis porque o vinho (que representa o Espírito Santo) é algo cheio de vida que produz movimentos e mudanças eventuais de volume. E uma boa maneira de torná-lo flexível é sempre mantê-lo cheio de óleo. Nós somos uma igreja com visão de corpo, com coração de família e aberta ao mover de Deus, justamente porque a nossa identidade vai muito além do prédio, pois essa identidade se completa nas células e no discipulado.
 
No prédio a igreja é administrada e nas células a igreja multiplica, cresce em número, em comunhão, em amor, na dedicação, no sacerdócio, no serviço, na amizade, na honra e no propósito, etc. 
 
Acabou-se o tempo em que a vida da igreja era algo apenas religioso e que acontecia somente aos domingos, nos templos. Numa igreja de vencedores ser cristão é um estilo de vida que praticamos em nosso dia-a-dia. A igreja acontece em vários lugares: nas ruas, nos colégios, nos supermercados, nos shoppings e acima de tudo nas casas. Numa igreja de vencedores não recrutamos membros, fazemos discípulos discipuladores, homens e mulheres de honra, fieis, leais e verdadeiros nobres empenhados em ampliar o reino de Deus.
 
Membros de igreja não podem alcançar muito para Deus, discípulos, porém, conquistam nações. Se a visão entrar em você, aonde você for à igreja irá junto com você. Se você se mudar para outra cidade, a igreja irá junto com você. Você não vai à igreja, você vai ao templo onde o corpo de Cristo que é a igreja se reúne, você carrega a igreja aonde você vai, portanto a vida de Deus está dentro de você.
 
Nossa célula principal é a nossa família e a igreja começa na nossa casa. Fazer parte da igreja significa estar integrado, funcionando no corpo de Cristo, precisamos ser e estar vinculados na igreja, corpo do senhor Jesus para sermos protegidos.  
 
Marcos 16:15,16  Jesus disse: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Como creram se não há quem pregue, e com pregarão se não forem enviados, precisamos anunciar o reino de Deus em tempo e fora de tempo, pois o desejo de Deus é que todos conheçam a verdade e sejam salvos!
 
Em provérbio 3:8-10 fala que devemos colocar nossos bens a disposição do Senhor para desta forma honrá-lo, Ele nos faz uma promessa de abundancia em nossos celeiros e um transbordar nos nossos lagares. Ter uma célula em casa significa que a luz do evangelho estará refletindo sobre toda a família, minha casa se torna uma fonte de águas vivas, lugar de benção. É como colocar a arca de Deus em nossa casa, é servir a Deus com os meus bens, isso é uma semeadura, na hora certa a colheita virá!!!
 
Você líder, anfitrião e discípulos, estão de parabéns!
 
Anfitrião; Obrigado por permitir que sua casa seja uma extensão da igreja de Cristo. Obrigado por receber as pessoas com alegria e amor! A arca do Deus vivo está aqui, boa colheita! Te amamos por demais!
 
Líder; Obrigado pelo teu esforço e encargo para ser um (a) ministro (a) do Senhor e uma extensão do nosso pastorado. Obrigado por se empenhar para cuidar consolidando e discipulando as vidas. Te amamos muito!
 
Discípulos e visitantes; Obrigado por confiar em nosso ministério e se dispor a ser discípulo, obrigado por você vir e sempre estar presente, pela sua disposição de ouvir, receber e participar das nossas reuniões. Venha sempre, se integre, venha participar conosco do próximo Encontro que acontecerá em Agosto. Amamos cada um de vocês!
 
Compartilhar: Líder faça a pergunta certa e específica de acordo com a situação atual de cada um
1.      Você já confessou e entregou sua vida a Jesus Cristo com teu Senhor e salvador? Se a resposta for sim, Você está integrado na célula e igreja, Já foi batizado e já foi ao encontro com Deus?
  1. Você já pensou em ser um líder ou anfitrião? E qual é teu sonho em relação às células e igreja?
  2. Vimos na semana passada que somos ministros, porque você ainda não está liderando uma célula?
 
Você é alguém especial, amamos você!
 
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira
Imprimir