A Oração de Jabez

Texto: I Cr 4: 9,10

 Introdução: Vimos nas ministrações do reino de Deus que somos a coroa da Criação, ou seja, fomos criados para cumprir um propósito, fomos criados para governar a criação. Em Gênesis 1:26-28, Deus determina que o homem deveria dominar.
 
Nascemos em Cristo com a marca de vencedor. O processo de geração de uma nova vida por si só já é uma caminhada de sucesso. O diabo destrói essa marca de sucesso assim que tem a primeira oportunidade, por isso não podemos dar a ele oportunidade de entrar e agir contra nós. Depois de destruída, fica difícil acreditar que ela um dia existiu. Para muitos de nós é muito mais fácil acreditar que sucesso é coisa para poucos e bons.
 
Porém Deus restaura o que o diabo quebrou e não somente devolve a marca de vencedor como também o leva a uma nova posição que foi conquistada por Jesus na sua morte e ressurreição, essa restauração não é apenas como vencedor, mas como MAIS QUE VENCEDOR! – Romanos 8:37 diz: Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
 
As vitórias são desatadas através da oração. Em muitas ocasiões o Senhor nos orientou a orar para alcançar as respostas que precisamos de Deus. A Bíblia também nos ensina que se orarmos segundo a vontade do Senhor, nossas orações serão prontamente atendidas – I Jo 5:14.
 
Jabez fez uma oração que foi prontamente atendida por Deus, ou seja, ele orou segundo a vontade de Deus. Ele demonstrou uma fé ativa, um desejo de crescer, uma disposição de olhar para Deus e não para aquilo que as pessoas estavam dizendo, ele buscou a vitória naquele que pode todas as coisas.
 
1.    Quem era Jabez? O que será que este homem fez de tão importante para Deus usar alguém trazendo a lembrança dele na hora de escrever este texto? É interessante notar que a Bíblia vinha caminhando com uma série de nomes, uma genealogia interminável, mas de repente pára e faz um parêntese para falar de Jabez. Ele era o mais ilustre do que seus irmãos;
 
Jabez significa: “pesar, dor, sofrimento”
A palavra “ilustre” significar Honrado. Jabez nasceu em um parto difícil. Ele é o que poderíamos chamar de uma pessoa que enfrentou lutas até para nascer. Seu nome foi escolhido em função desse sofrimento. Imagine toda vez que sua mãe te chama ela e você se lembra que seu nascimento foi um sofrimento muito grande para ela.
 
Mesmo tendo um nascimento difícil, Jabez foi gerado após uma corrida vitoriosa. Ele tinha condições de escolher entre a honra e o peso, ele poderia se tornar um peso para as pessoas se tornando uma pessoa vingativa, amargurada, etc. mas não, Ele fez a escolha certa, ele foi um nobre, em vez de reclamar e amaldiçoar, perdoou e orou buscando ao seu Deus, O Todo Poderoso.
 
Temos que fazer escolhas em nossas vidas. Deus fala ao povo para escolher entre bênção e maldição. Jesus nos orienta a escolher o caminho certo, a cada dia precisamos fazer escolhas, temos que tomar decisões que nos leve ao caminho da nobreza, precisamos ser verdadeiros nobres. São nossas escolhas e não o destino que determinam nosso sucesso ou nosso fracasso.
 
2.      Qual foi o segredo do sucesso de Jabez? Ele invocou ao Senhor Deus.
A chave é invocar com entendimento. Sabendo o que estamos fazendo. Creio que esse é o grande desafio para mim, para você e igreja, entender o tempo e o mover de Deus. Muitos não conseguem entender seu lugar em Deus, por isso continuam sem viver o melhor que ele tem para suas vidas.
 
Não foi a espada, ou a inteligência, nem a beleza que tornaram Jabez especial. Foi sua atitude diante da circunstância, foi sua vida de oração em busca de mudança na sua história!
 
Jabez na atitude de orar desenvolveu um relacionamento com Deus. A melhor forma das pessoas saberem que estamos no caminho certo é elas verem a presença de Deus em nós.
 
3.      Como Jabez orou? Em vez de lamentar a sua situação, ele buscou a benção do Senhor.
 
Duas coisas Jabez conseguiu compreender:
 
a.       A Bênção de Deus é que faz a diferença – Provérbios 10:22 A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores;
 
b.      A bênção de Deus é infinita – Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós;
 
  • A Bênção de Deus faz com que nossa família seja estável e feliz
  • Faz com que nossos filhos sejam fortes, prósperos e fecundos na terra.
  • Faz com que a chuva (mover do Espírito), sempre regue nossa terra, nossa geografia;
  • Faz que nossas terras (nosso território) sejam férteis e frutíferos;
  • Faz que nossas árvores sejam frondosas e fortes (não faltarão os frutos em nossa vida);
  • Faz com que nossas fontes de vida, alegria, paz e prosperidade sejam infinitas;
  • Faz com que nossos animais sejam saudáveis e férteis (tudo o que nos pertence);
 
Precisamos adquirir esse entendimento se pretendemos alcançar alguma coisa, precisamos da bênção de Deus em tudo. Quando você lança a semente ele frutifica cem vezes mais.
 
Jabez não se conformou com os limites que ele tinha. Existem limites em nossas vidas que somente serão transpostos pela força e poder de Deus sobre nós. Jabez demonstrou arrojo. É bom lembrar que arrojo desprovido de preparo e conhecimento é apenas bravata, que não produz nada.
 
Em Lucas 14:28 diz: Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Sonhar é bom, mas o que realmente faz a diferença não é o tamanho do sonho senão o tamanho do investimento para que o sonho se concretize. O que temos investido para que nossos sonhos se realizem?
 
A bênção de Deus transforma frangos em águias, ou no mínimo em galos de briga!
Jabez visualizou um lugar mais amplo, mais próspero para ele e sua família. (Eu sonho com uma igreja mais forte, mais vibrante, maior e com uma multidão de discípulos prósperos, curados e frutíferos).
 
c)      A tua mão for comigo. A bênção não está apenas na semente ou na terra e muito menos no método de plantio. A bênção está em Deus, em Sua presença em nós, na nossa fidelidade a Ele. Jabez está pedindo que Deus o ajudasse em suas batalhas. É uma forma interessante de ver as coisas. Ele não pede pelo enfraquecimento dos inimigos, ele pede apenas que Deus esteja com ele.
 
Cada dia que passa me convenço mais que a questão não é o tamanho e a ferocidade das lutas e batalhas que lutamos contra os inimigos, mas o quanto de Deus está operando em e sobre mim.
 
d)   Livra-me do mal e da aflição deste mundo. Jabez pede proteção contra o Mal, sabendo que é o mal quem causa dor e aflição. Jabez estava pedindo que Deus quebrasse uma sentença que pesava sobre sua vida, dor e aflição o acompanhavam desde seu nascimento. Jabez ora a Deus para que o mal saísse de sua vida.
 
4)     A Resposta de Deus:
 
A Bíblia diz que Deus concedeu o que lhe tinha pedido e isso o tornou diferente das outras pessoas. Tão diferente que seu nome ficou gravado pela eternidade como alguém de quem vale a pena lembrar.
As fronteiras de Jabez foram tão largamente ampliadas que até mesmo após sua morte seu nome continuar avançando. Chegou até aqui! Ultrapassou as fronteiras do tempo, da cultura, do idioma, da religião, barreiras geográficas, etc.
 
As respostas de Deus para nós sempre são mais amplas do que imaginamos. A diferença na sua vida é a presença de Deus e isso aconteceu por causa da obra de Cristo na cruz do calvário pela sua vida. Deus quer intervir na sua vida e fazer algo novo!
 
Compartilhar: Não sei quantos querem ser como Jabez e gostariam de mudar seu destino, o que você diz? Uma coisa eu sei, eu quero, e você? Você crer que um clamor em fé não ficará sem resposta de Deus?
Vamos todos buscar o melhor de Deus para nós agora? Deus ama você e que o melhor para a sua vida!
 
Pastor Eliezer
Imprimir