Três grandes verdades para salvação

 


Romanos 3.24; Romanos 10.9,10
 
Na Palavra ministrada no domingo passado falamos sobre o reino de Deus e aprendemos que a idéia de Deus, de acordo com a Sua Palavra, é povoar a Terra com a idéia do Céu. O plano de Deus é colonizar a Terra com o Reino dos Céus. O Reino dos Céus foi criado por Deus para ser invisível, sobrenatural, estar acima do mundo natural, o lugar onde Deus habita.
 
O plano de Deus, ao criar Adão, não foi para a Terra ir para o céu, mas para o céu vir a Terra. Mateus 6, diz que devemos orar para trazer o reino do céu na Terra. Deus quer que a Sua vontade seja feita na Terra assim como é nos céus.
 
Jesus disse no evangelho de João capítulo 3 e versículos 3 e 4 que para ver e entrar no reino de Deus é necessário nascer de novo.   O novo nascimento é regeneração do ser humano, é a entrada da vida de Deus dentro de você. Essa é a primeira experiência da vida cristã, o ponto de partida do seu crescimento em Deus. Quando isso acontece muitas coisas que antes lhe atraiam já não o fascinam mais. Seus valores são alterados, seus interesses são modificados, os amigos acham estranho o seu modo de agir. Se isto aconteceu ou está acontecendo com você, alegre-se. Esse é um bom sinal de que de fato você nasceu de novo e se tornou um (a) filho (a) de Deus.
 
Porque Precisamos Nascer de Novo? Para chegar a estas respostas é necessário entender algumas coisas, vejamos:
 
1.      Por causa do pecado, todos ficaram separados de Deus – Romanos 3: 23 –“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”. 
 
2.      O pecado trouxe a morte, logo todos nós morremos – Romanos 5: 12 – “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado , a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”.  E emRomanos 6: 23 diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
 
3.      Jesus, o Filho de Deus, veio para morrer em nosso lugar, ou seja, nos livrar da morte, do pecado e do diabo – Em Efésios 2: 1, 2 diz: –“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados. Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.
 
4.      O Espírito Santo nos convence de nossa condição de pecadores – Em João 16: 8 – 11 diz: – “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque eu vou para o Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”. 
 
5.      O Espírito Santo nos mostra a necessidade de arrependimento e de receber Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal. Em João 3:16 diz que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus tem um plano de salvação para a humanidade, e tudo começa na família.
 
Este é um assunto muito importante, por isso vamos refletir sobre este maravilhoso plano de salvação que Deus proveu para todos nós. Para entendermos este plano precisamos falar sobre três grandes verdades:
 
1ª) Verdade: Todos sem exceção pecaram – “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rom 3:23)
 
Aqui está o fundamento que nos revela a grande necessidade que temos da salvação. O fato importante para percebermos o imperativo da salvação é a consciência de que “todos pecaram”, ou seja,  eu e você estamos inclusos nessa condição (Romanos 3.10-18). Sabemos que o pecado nos separa de Deus e, portanto, nos impede de desfrutar Seu plano de salvação. Quando nascemos, não importando nossa raça, condição social, etc., já chegamos a esse mundo como pecadores, pois a semente do pecado já foi semeada na raça humana desde nossos primeiros pais, Adão e Eva  (Romanos 5.12).
 
2ª) Verdade: A provisão de Deus na pessoa de seu filho Jesus cristo
 
No verso 24 lemos que podemos ser declarados justos, não mediante a nossa própria justiça ou boas ações, mas por causa do que Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez por nós na cruz, entregando Sua própria vida em lugar da nossa. Jesus morreu na cruz em nosso lugar, pagando o resgate com Seu próprio sangue. A esse ato de amor chamamos de “redenção”, em que Deus, por meio do pagamento de um preço, isto é, a morte de Cristo na cruz, compra para uma vida de liberdade a pessoa que era escrava do pecado.
 
A conseqüência ou resultado disso é que, mediante esse sacrifício, se assim crermos e o recebermos, somos reconciliados com o Pai e voltamos a desfrutar todos os benefícios como Seus filhos e passamos a ter o direito de ver e entrar no reino do céu.
 
3ª) Verdade: A salvação é desfrutada mediante uma decisão pessoal

Por mais maravilhosas que sejam essas verdades, só poderemos desfrutá-las efetivamente se as reconhecermos como fatos para nossa própria vida. Não adianta apenas sabermos da existência de um bote salva-vidas, precisamos usá-lo caso contrário nos afogaremos! Jesus fez a parte dele em morrer por nós e hoje nos oferece “gratuitamente” Seu precioso tesouro, contudo devemos acolher em nossos corações essa verdade como uma verdade pessoal. Devemos entender que a salvação é oferecida a todos, mas só poderá ser experimentada por aquele quer crer e confessar sua fé em Cristo, como seu Senhor e Salvador (Romanos 10.9,10).
 
Conclusão
 
No Reino de Deus há abundância, lá não existe pobreza e nem falta de nada, pelo contrário, no reino do céu há muita provisão para todas as áreas da nossa vida. A pregação do Senhor Jesus apontava para o reino e Ele dizia que para entrar era necessário arrependimento. “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 4:17)
 
Arrepender-se significa mudar a forma de pensar. Arrepender-se não significa trazer o passado que lhe faz mal, isso não é arrependimento. Arrependimento é mudar a maneira de agir, é reconhecer que é pecador e assim rever a vida mudando o caminho em direção a Cristo nosso Senhor.
 
Podemos agora mesmo fazer a escolha mais importante de nossas vidas que é abrir nosso coração para Jesus Cristo entrar e fazer morada. Isso é um ato de fé pessoal, que devemos manifestar mediante uma oração como a que se segue:
 
 “Senhor Jesus, arrependo-me pelos meus pecados e por todo o tempo que passei longe de ti. Peço que me perdoe e que transforme meu coração. Confesso que o Senhor é o meu Salvador e ofereço minha vida a Ti para sempre. Obrigado Senhor Jesus! Amém.
 
Compartilhar: O que esta palavra falou ao seu coração? Você tem um testemunho da sua conversão ou de uma benção recebida de Deus aqui na célula ou igreja?
 
Pastores Eliezer e Zenita 
 
 

 

 

Imprimir