Ter sucesso em nossos sonhos e projetos


Neemias 2:11-20
 
Nós família Penha estamos vivendo um novo tempo, tempo de desafios, de unidade e de fidelidade. Estamos terminando de reformar o novo local, se preparando para comprar o som e as cadeiras e tudo aquilo que for necessário para mudarmos e avançarmos em uma conquista sem igual. É um momento onde todos devem vestir a camisa da família Penha, pois a conquista é de todos. O crescimento vai refletir na vida de todos aqueles que estão de alguma forma interagindo para que tudo aconteça. Obrigado pela sua oferta de amor mensal, pelo seu trabalho na cantina e eventos para captação de recursos.
 
Os compromissos são grandes, mas estamos em paz, pois sei que você é fiel e não vai perder a oportunidade de estabelecer um legado de prosperidade e crescimento em todas as áreas da sua vida. Temos nossas metas como igreja na visão celular assim como cada um de nós em particular, precisamos estabelecer aonde queremos chegar e como faremos isso.
 
Diante de suas próprias metas, sonhos, ou projetos, você pode se perguntar: mas como alcançarei cada um deles? Ou então, talvez olhe para trás e diga: sempre estabeleci metas, mas poucas vezes alcancei o que queria. Isso acontece com muitas pessoas por não saber planejar a execução do planejamento para alcançar o alvo desejado.
 
Pois bem, veremos neste momento da vida de Neemias o que fazer para alcançar nossas metas, quer sejam elas; grandes ou pequenas, desafiadoras ou nem tanto, para longo ou curto prazo. Na vida deste homem, veremos uma essência para o sucesso desejado diante de uma meta.
Neemias recebe uma visão de Deus acerca da restauração dos muros de Jerusalém. Com esta visão, uma missão se estabeleceu para este homem que é começar e concluir esta obra de reconstrução e restauração de uma cidade, um povo e uma nação.
 
Porém, o que Deus colocou no coração de Neemias não era um projeto qualquer, pois, levantar os muros e restaurar as portas de uma cidade em 52 dias, e depois a restauração da casa de Deus com seus cultos e cerimônias não seria uma tarefa natural.
 
Diante deste grande desafio, Neemias precisaria de uma estratégia sobrenatural e gerá-la em Deus para que ao chegar ao conhecimento de sua equipe, lhes levasse a sonhar na mesma intensidade que ele.
 
Para receber esta estratégia, Neemias se moveu no sobrenatural de Deus:
 
Primeiro: Passou três dias entre as ruínas sonhando. Isso fala de andar pela fé sem ser influenciado por aquilo que vê. Aqui fica claro que Deus estava agindo, pois na força humana nada disso seria possível. Aqui fala também que precisamos fazer uma avaliação de como estamos vivendo, se existem ruínas na nossa vida para serem restauradas, se você não parar para observar e meditar, não irá perceber.
 
Segundo: Pagou o preço de levantar-se pela noite (esforço). As vezes nos acomodamos com a situação e vamos levando a vida, é necessário se esforçar e sair da zona de conforto para mudar a nossa história.
 
Terceiro: Venceu o medo de ter uma equipe pequena. Jesus com uma equipe de doze pessoas revolucionou o mundo e marcou sua presença na história, foi assim com muitos outros como Gideão, Davi, Moises, etc. Uma equipe de doze pessoas nas mãos do Senhor pode conquistar o mundo e tudo isso pode começar dentro da nossa casa.
 
O modelo de Neemias nos ensina que entre fazer a meta e executá-la tem um caminho a ser percorrido. Todos nós somos capazes de chegar ao mesmo sucesso de Neemias em nossas metas espirituais, pessoais, ministeriais e profissionais. O segredo está no fato de que Deus havia lhe confiado um sonho que se tornou uma missão.
 
Para alcançarmos essa meta (missão) com êxito é preciso:
 
1.      Contar num tempo oportuno o que Deus está gerando em nosso coração (v.12)
 
Devemos primeiramente gerar em oração e jejum. Neemias orou e jejuou por muitos dias até que tudo estava claro em seu coração e só aí ele contou as pessoas em questão. Não se divulga sonhos a não ser em uma equipe que está em aliança firmada em Cristo Jesus.
 
Quando falamos antes de gerar, damos oportunidades para terceiros e até discípulo imaturos fazerem comentários contrários a nossa fé, o que pode nos paralisar. É bom não se prender aos comentários dos coveiros, pois estes são pessoas incrédulas, imaturas e naturais. 
 
2.      Sonhar, visualizar, desejar ardentemente (vs. 13–15)
 
Seja você o primeiro a não colocar impedimentos às suas metas, sonhos e projetos, e acima de tudo dependa do Espírito Santo. Primeiro, é preciso sonhar e este sonho é muito maior quando é gerado no meio do caos. Segundo, é necessário visualizar, ver tudo, acontecendo pela fé e Terceiro, é necessário desejar ardentemente e isso fala das nossas ações e palavras que pronunciamos a cada dia.
 
3.      Convocar seus discípulos e compartilhar no momento certo (v.17)
 
À medida que você gerar seus discípulos através da oração, jejum e dedicação, Deus lhe dará autoridade e poder para convocá-los e estes serão uma equipe de êxito, pois são pessoas de confiança e verdadeiros sonhadores que por um propósito eterno, se uniram a você.
 
4.      Preparar-se para os contra-ataques e vencer os obstáculos.
 
Tudo aquilo que te faz feliz, realizado e completo vem de Deus, Ele deseja mais do que você mesmo, o teu êxito em todas as esferas da vida. Toda vez que você se decide por algo grande de Deus, você atrai a fúria dos principados e potestades que usarão pessoas e circunstâncias. Não desanime, continue firme a vitória já é sua, pois você não anda só, pois alem do Senhor, existe uma equipe que anda e batalha junto com você.
 
Quem tem uma visão não se deixa levar por qualquer crítica ou ataque. A Visão de Deus em seu coração deve ser maior que os ataques e críticas e maior é aquele que está em você (Ne. 4:4-11- não precisa ler na célula).
 
5.      Ter o coração firme no Senhor e na Visão (v.20)

Deus é quem te fará prosperar. Tenha convicção disso. Esta é a hora de ter uma linguagem de fé, confessar os milagres, tenha uma linguagem sobrenatural e atitudes de um gigante, pois é isso que você é em Cristo Jesus, mesmo que algumas pessoas a sua volta não entendam, avance firme na concretização do sonho que Deus colocou em seu coração (I Co. 2.14-15).
 
6.      Apartar-se dos opositores e proteger o rebanho (Pv. 2.11-15, 20)
Esse é um momento de discernir os que são por nós. Pois o reino dividido não subsiste, e que não ajunta conosco, espalha. Se dois não concordarem, como andarão juntos? Jesus nos ensinou a estratégia do discipulado, onde crescemos no conhecimento, no amor, no relacionamento, na comunhão e no companheirismo. Na equipe de discipulado de doze todos andam juntos em uma unidade de propósito, de espírito, de alma e de corpo.
               
Deus tem nos dado como igreja do Senhor na terra, uma visão e nesta visão uma missão. E agora, para cumprirmos esta missão, Ele nos deu uma estratégia; cada membro um ministro e cada casa uma igreja, manifestando assim o amor de Deus como família de Cristo nesta geração; família Penha.
 
Compartilhar: em que esta palavra acrescentou na sua vida? Você já tem projetos espirituais, familiares, ministeriais, profissionais e financeiros para 2009? Já preparou sua oferta de primícias?
 
No amor de Cristo
 
Pastores Eliezer e Zenita
 

 

Imprimir