I João 2.12-18; At.20.9; Is. 40.30; 2 Tm. 3.1-4
Nos últimos esboços e ministrações temos falado que o reino dos céus é vindo, hoje mais do que nunca precisamos estar atentos para os acontecimentos. Somos uma igreja em Células no modelo dos doze e a nossa missão é fazer discípulos, desenvolvendo em todos o potencial, a liderança, principalmente na vida daqueles que estão integrados e interessados em corresponder praticando as verdades e princípios ensinados.
Viver princípios bíblicos garante um futuro seguro, prospero e frutífero, pois este tempo que se chama hoje tem o poder de criar e garantir um futuro seguro e prospero. Vivemos dias de grande competição em todos os segmentos, por isso é de extrema urgência corresponder ao propósito de Deus, pois estamos próximos do tempo que Jesus chamou de começo das dores. Segundo Cristo o mundo estará em crise, mas o justo, os cristãos verdadeiros viverão pela fé e fé traz a existência do impossível.
Os filhos, os pais e jovens da última hora, dos tempos modernos precisam estar vigilantes e bem atentos para a volta do Senhor Jesus. É interessante observar que a mensagem da última hora enviada pelo apóstolo João foi especialmente endereçada aos filhinhos, jeito carinhoso de um pai espiritual chamar seus filhos, filhos estes que representam os pais, os filhos destes que entre eles estão incluídos os jovens.
O Apóstolo João diz aos Pais que eles conhecem a Deus o Eterno, e na seqüência ele afirma que os jovens tem vencido o maligno, ele exaltou a força que eles tinham e falou da vitória da juventude sobre o Maligno por meio da Palavra de Deus; exortou a todos, pais e jovens, que são os seus filhinhos espirituais a não amarem o mundo e nem as coisas que no mundo há; ensinou-os a rejeitarem a concupiscência (desejo exagerado) da carne, dos olhos e a soberba da vida; falou da transitoriedade do mundo e da permanência dos que fazem a vontade de Deus; e, em seguida, o apóstolo do amor continuou e desta vez advertindo a todos dizendo: “Filhinhos, já é a última hora…”
I. Vejamos quais são as características segundo Deus dos cristãos modernos, pais, filhos e jovens
1- São fortes – 1 Jo. 2.14;
2- São amantes da Palavra de Deus – 1 Jo. 2.14;
3- São vencedores do Maligno – 1 Jo. 2.14;
4- São vencedores do mundo – 1 Jo. 2.15;
5- São vencedores da carne – 1 Jo. 2.16;
6- Fazem a vontade de Deus – 1 Jo. 2.17;
7- São conscientes que estão na Última Hora – 1 Jo. 2.18;
8- São moderados – Tt. 2.6;
9- São submissos e revestidos de humildade – 1 Pd. 5.5;
10- São cheios de conhecimento e inteligência – Dn. 1.17;
11- São prudentes – Pv. 1.4;
12- São cheios do Espírito Santo e tem visão de Deus – At. 2.17.
II- Vejamos as características dos pais, filhos e jovens da ultima hora que não conhecem ou não querem conhecer a Deus e vivem por si mesmos. (conhecer não no intelecto, mas no coração)
1- São fracos e caem exaustos – Is. 40.30;
2- São blasfemadores e desobedientes aos pais – 2 Tm. 3.1-4;
3- São cativos e presos pelos laços do diabo – 2 Tm. 2.26;
4- São amigos do mundo e inimigos de Deus – Tg. 4.4;
5- São mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus – 2 Tm. 3.4;
6- São inimigos do bem – 2 Tm. 3.3;
7- São inconscientes da Palavra e jamais chegam ao conhecimento da verdade – 2 Tm. 3.7;
8- São egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, ingratos e irreverentes – 2 Tm. 3.2;
9- São desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si e cruéis – 2 Tm. 3.3;
10- São traidores, atrevidos e enfatuados – 2 Tm. 3.4.
III- Cuidados que o discípulo e futuro líder cristão da última hora precisa ter
1- Precisa ter o cuidado de não dormir como o jovem Êutico (At.20.9). Pois, “já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (Rm.13.11-12).
2- Precisa se lembrar do seu Criador enquanto tem força (Ec.12.1). Pois, o jovem rico que se encontrou com Jesus, se esqueceu do seu Criador, e por isso, perdeu a vida eterna (Mt.19.22).
3- Precisa ter o cuidado para não perder o seu primeiro amor (Mt.24.12 e Ap.2.4). O Senhor cobrou de seu povo o primeiro amor e em Jeremias 2.2, Ele falou; “Assim diz o Senhor: Lembro-me de ti, da tua afeição quando eras jovem, e do teu amor quando eras noiva, e de como me seguias no deserto, numa terra em que não se semeia”. (afeição, fervor, motivação, busca)
4- Precisa ter o cuidado de manter as lâmpadas acesas, além de azeite nas vasilhas, para não perder a Hora da Vinda do Noivo (Mt.25.1-13). (É preciso Buscar e manter a unção recebida)
5- Precisa ter o cuidado de manter as vestes sempre limpas, e jamais faltar o óleo sobre a cabeça (Ec.9.8). Pois, só irá participar das Bodas do Cordeiro, quem estiver vestido com a veste nupcial (Mt.22.11-12), e com as vestes lavadas pelo sangue do Cordeiro (Ap.22.14). (santidade e unção)
6- Precisa tomar cuidado para não perder a sua coroa (Ap.3.11). Pois, “o fim de todas as coisas está próximo” – 1 Pedro.4.7. (Exercer liderança, governo no reino dos céus).
7- Precisa estar empenhando para dar frutos, ganhando vidas, consolidando, discipulando e enviando, pois Jesus nos designou para que avancemos no propósito de dar frutos, e estes frutos, (vidas, com o caráter transformado) permaneçam através do discipulado, na consolidação da equipe de doze. João 15;16.
O que você pai, filho e jovem pensam, realizam e falam de Cristo hoje, determina o seu futuro e também o destino de nossa nação, pois você além de influenciar esta geração para viverem uma vida diferente em Cristo, você é o futuro e o representante do reino dos céus, da igreja na nação do Brasil.
O seu estilo de vida hoje determinará o seu futuro, a sua história. Hoje, com as suas decisões firmadas nos princípios de Deus, você escreverá um amanhã seguro, prevalecente, feliz e prospero, lembrando que o contrário também é verdade, seu futuro depende disso e nós da Igreja Apostólica Corpo de Cristo, família Penha, igreja em células temos muito interesse em sua prosperidade e frutificação. Amamos você!!!
Compartilhar: quais são as dificuldades que um cristão enfrenta neste mundo? Como posso vencer sem ser influenciado a fazer o que na realidade não gostaria de fazer por saber que é errado? Como pai, marido, esposa, filho e jovem, o que eu/você/nós poderíamos fazer para melhorar em casa, igreja, célula, escola, trabalho…?
Deus te Abençoe!
No amor de Cristo
Pastor Eliezer