O poder da unidade


Gênesis 11:1-9; I João 5:7
 
Esta palavra foi ministrada no culto de domingo passado e senti em meu coração que deveria prepará-la e ampliá-la para ser compartilhada na célula. Este tema unidade está em todos os seguimentos da vida, é um desafio a ser vencido, pois é na unidade que teremos êxito na nossa caminhada.
 
Unidade equivale à concordância, andar juntos para alcançar um alvo. Para haver unidade é preciso haver submissão àquele que está à frente para cumprir um propósito, um objetivo. Seja no ministério, no casamento na família, no trabalho ou em qualquer situação que envolva mais de uma pessoa.
 
Ser um equivale unidade de propósitos, é estar tão unidos que se torna uma rocha, isto é, os grãos estão tão consolidados um no outro, que juntos se tornam uma pedra, uma rocha. Ser pedra define firmeza, fortaleza, força, impenetrável, indissolúvel. A Palavra de Deus nos quebranta, nos trata e nos uni, fazendo de nós rocha contra o inimigo, pois juntos venceremos e viveremos os sonhos de Deus. Os inimigos cairão diante de nós. 
 
A bíblia diz que Deus Pai, Filho e Espírito Santo são Um, a unidade dEles é perfeita e vemos desde o começo da criação esta unidade em operação. Gênesis significa origem, início da criação e de toda história humana. Aqui neste primeiro livro da bíblia encontramos Deus Pai junto com Jesus que até então era referido como o Verbo Vivo, e com o Espírito Santo. Eles estavam juntos na criação dos céus e da terra, na formação do homem, e tudo mais.
 
Vimos hoje no texto que lemos a unidade na torre de babel, o próprio Deus dizendo que tudo o que eles intentarem fazer, conseguiriam. Deus os confundiu porque eles estavam com uma motivação errada e para paralisá-los Deus gerou uma divisão. A divisão paralisa.
 
No batismo de Jesus em Mateus 3:16,17, vemos a Trindade juntos em uma unidade para um propósito que era o ministério terreno de Cristo e, assim em muitos outros eventos bíblicos vemos esta unidade em operação. O mesmo propósito e sonhos de Deus Pai são refletidos em Seu filho e no Espírito Santo. Eles querem, amam, odeiam e desejam a mesma coisa, uma unidade perfeita!
 
Unidade – unanimidade – concordância
 
Estas três palavras estão ligadas, quando vivemos em unidade, existe concordância e quando existe concordância, estaremos em unanimidade, sem diferenças de pensamentos, teremos a mesma linguagem e o mesmo alvo, é assim que estaremos prontos para andar no triunfo de uma conquista que vem através do Senhor Jesus.
 
1.      Unidade no casamento e família. A esposa precisa se unir ao seu marido ou ajudá-lo nas decisões e assim viverem em concordância. Quando há concordância dentro do lar, tudo se torna possível, principalmente se estiver em linha com Deus. Os filhos precisam estar em concordância com os pais, seguindo as suas instruções, o segredo para a vida em abundância esta aí.  Em Amos 3:3 diz: Andariam dois juntos se não houver acordo? (concordância). Jesus disse em Mateus 18:19, se dois concordarem na terra na oração, será concordado no céu e concedido por Deus Pai.
 
2.      Unidade entre Eu e Deus – Eu preciso me unir a Ele – estar em concordância. Precisamos ser um com Deus para que a nossa unidade como igreja, casamento, família, célula, discipulado, etc., seja aperfeiçoada. Se formos um com Ele, o Seu reino estará em primeiro lugar na nossa vida, sendo assim não teremos dificuldade de viver e praticar a Sua Palavra, não teremos dificuldades de ser fiel, de fugir do pecado, de ser submisso ao nosso líder, nos esforçaremos para ganhar, consolidar, discipular e enviar, pois iremos refletir a vontade perfeita de Deus em todas as áreas da nossa vida.
 
Qual é à vontade e desejo de Deus para a sua vida, família, ministério e financeiro? Com certeza Ele quer ver você vivendo em plenitude, crescendo, frutificando, sabendo se relacionar na família e no mundo, prosperando financeiramente, vencendo as crises, sabendo conviver com as diferenças e acima de tudo, vivendo pela fé. Para ser vencedor (a) é preciso se render aos tratamentos do Senhor, ler as circunstâncias para crescer e amadurecer e assim, aprender a se relacionar com todo tipo de pessoas e situações adversas.
 
3.      Unidade entre mim e você, isto é, entre os irmãos em Cristo. Estar unidos não é apenas estarmos todos juntos em um culto, em uma célula ou conviver na igreja, na família ou trabalho. Unidade, ser um fala de um povo focado em um mesmo alvo e andando na mesma rota, todos dispostos a dar de si, vestir a camisa, mirar o alvo e fazer de tudo para que todos cheguem lá. Neste caso o Sonho que Deus deu ao Líder se tornou o sonho de todos. (Veja Salmos 133)
 
4.      Unidade entre o discípulo e seu discipulador – O discípulo se une ao seu líder no propósito, na linguagem, na visão, no sonho e na missão… O resultado é crescimento e conquistas em todos os níveis. Esta unidade com o líder forma uma equipe e equipe é um conjunto de pessoas que, juntas, interagem plenamente entre si e que todos trabalham unânimes rumo a um mesmo e único objetivo proposto. Os integrantes desta equipe sempre cuidará um do outro e juntos protegerão o líder.
 
Deus colocou no nosso coração uma visão, esta visão gerou um sonho e este uma missão que se tornou um encargo.
 
A nossa missão e encargo é:
 
1.      Gerar uma igreja de discípulos onde cada membro se torna um ministro e cada casa uma igreja, ganhando assim a nossa geração através das células, consolidando, discipulando e enviando;
2.      Uma igreja prevalecente que sabe para onde está indo, um lugar onde todos frutificam;
3.      Um povo curado, liberto, prospero, maduro, multiplicador, santo e avivado;
4.      Um povo que anda na verdade, uma geração de adoradores, que tem a identidade de guerreiros;
5.      Um povo que não dá lugar ao diabo, o vence pelo seu estilo de vida;
6.      Uma igreja que vive o amor de Deus, que ama a Deus e ao próximo;
7.      Um povo zeloso e de boas obras, que ama e luta pelo reino do Todo Poderoso;
8.      Um povo que vive pela fé, que não desiste nunca. Você precisa viver e andar pela fé;
9.      Um povo unido que se multiplica em números, no amor, na graça, na alegria e na riqueza;
10. Uma igreja família, um povo curado nos relacionamentos, pessoas que protegem uns aos outros a começar dentro de casa;
11. Uma igreja que gera vida com propósitos nas pessoas e nas famílias;
12. Uma igreja modelo que se torna padrão na fé, no amor, na santidade, no procedimento, no relacionamento, na fidelidade e principalmente, na unidade.
 
Deus te chamou, isso mesmo, Ele chamou você para ser um agente influenciador nesta geração, para ser um verdadeiro cristão que incomoda o mundo e que faz tremer o inferno, e que atrai o olhar do Senhor sobre si. Saiba, Ele sempre cuidará de você, confia nEle e o mais Ele fará na sua vida!
 
Compartilhar: sabemos que a unidade fortalece, dá poder e autoridade para vencer, mas sabemos também que a divisão que é uma arma do diabo, enfraquece e destrói a conquista.A falta de concordância derruba a casa e paralisa a caminhada. Muitos casamentos estão paralisados, muitos relacionamentos estão definhando, muitas empresas estão falindo e muitos ministérios estão morrendo por falta de unidade.
 
Pergunto a você: O que fazer para vencer a divisão e viver em unidade? Através desta palavra você percebeu se existe alguma área na sua vida que você precisa vencer a divisão e gerar unidade e concordância? Quais?
 
No amor de Cristo!
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 

Imprimir