Aprendendo lições para receber a unção de Boaz

 


Rute 1:1-22; 2:1-7,14-17; 3:8-11; 4:13-17
 
O livro de Rute nos ensina como ser restaurado por Deus. O ideal é lermos todos os quatro capítulos deste livro, mas o tempo não nos permite, mas lemos aqui hoje o suficiente para aprendermos algumas lições importantes para nossa vida. O caminho do Senhor é perfeito e a Sua Palavra é poder. Esta foi a Palavra ministrada no domingo passado e hoje, vamos avançar um pouco mais refletindo sobre a vontade perfeita de Deus na nossa vida. 
 
O texto sagrado desta noite começa dizendo que havia naqueles dias fome na terra, era dias de crise, de dificuldades e lutas, Elimeleque, marido de Noemi resolveu sair da sua terra, do meio do povo de Deus juntamente com sua esposa e filhos, e foi para outra terra, para outro povo para tentar a sorte. Ele foi para Moabe, descendência de Ló, terra amaldiçoada, lugar de morte. Aquele povo era resultado do incesto de Ló com suas filhas e lá não buscavam o Deus vivo, pelo contrário, era terra de idolatria.
 
Os Moabitas foram um dos maiores inimigos de Israel. Padrão de Moabe: fazer tudo na carne. Lá o marido e os filhos de Noemi morrem e ela ficou desamparada. Vemos um quadro onde esta mulher estava passando por dificuldades e ela estava em Moabe com suas duas noras. Orfa e Rute.
 
Noemi era uma mulher dócil, amável, desejada pelas noras. Mas ao perder seu marido e os dois filhos, e passar dificuldade por causa disto, transformou-se em uma mulher amarga, tanto que disse para não mais a chamarem de Noemi, mas de Mara. O nome Mara significa amarga. Noemi que significa agradável e bela passou a ser uma mulher amarga. Mas antes não era assim.
 
Noemi ouviu falar que havia pão em Israel e decidiu voltar para lá. Existem momentos de deserto, mas sempre haverá pão na presença do Senhor, Ele sempre se lembrará do Seu povo. Na volta quando chegaram na fronteira, Noemi pediu para Orfa e Rute voltarem para Moabe e começar suas vidas tudo de novo.
 
Orfa: decidiu voltar para viver no padrão de Moabe (padrão carnal). Ela chorou no momento da decisão, demonstrou amor e interesse de ficar com Noemi e começar uma nova vida entre o povo de Deus, mas recuou e voltou para a velha vida e nunca mais se ouviu falar de Orfa.
 
Rute: decidiu abrir mão dos padrões de Moabe para assumir o padrão de Deus em sua vida. Ela ouviu falar do Deus de Israel e creu nEle e para consolidar a sua fé ela disse: Noemi, o Teu Deus é também a partir de hoje, o meu Deus. Rute também chorou, mas cruzou a fronteira honrando a Deus e cumprindo a aliança estabelecida no casamento de cuidar da sua sogra. Você sabe o que é alguém gostar de você sem interesse? Você saberá, pois Deus lhe dará essa bênção. Isso acontecerá com você, você crê?
 
Com essa atitude Rute recebeu a restauração do Senhor de todas as coisas, principalmente quando se casou com Boaz. Boaz era o parente próximo de Elimeleque, portanto o resgatador. A história de Rute é mudada e ela entra na linhagem de Jesus. Rute foi bisavó de Davi. Estrangeira, porém restaurada. Boaz aponta para Jesus, é um tipo de Cristo no Antigo Testamento.
 
Rute amou Noemi e decidiu segui-la, independente da forma como estava. Ela investiu na vida de Noemi até chegar Boaz. Está chegando no seu arraial, na sua tenda, na sua célula a unção de Boaz para mudar a sua sorte e toda a sua história de vida.
 
É verdade que há um tempo para chorar a perda, a despedida, o luto, como aconteceu com Noemi. Mas também há um dia para chegar a Belém e ser encontrado pelo favor de Deus. Há um dia em que as portas se abrem e aparece Boaz para abençoar. Há um dia em que o basta de Deus é estabelecido.
 
Sabemos que Noemi estava colhendo os frutos do erro de ter saído junto com seu marido do meio do povo de Deus, eles tentaram fugir do deserto. O deserto é para ser vencido, é lá que crescemos e nos tornamos mais dóceis, mais humanos, mais humildes e mais maduros. Devemos discernir estes momentos como oportunidades de crescer, pois as tribulações que o deserto traz, produzem perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança; e a esperança reflete o amor de Deus que está derramado em nossos corações e é assim que vencemos tudo.
Que lições aprendemos aqui
 
1.      Na presença do Senhor sempre haverá provisão. Nunca saia da presença de Deus por causa de crise, existem momentos de desertos e este é um momento em que precisamos permanecer unido ao povo de Deus, pois assim estaremos protegidos e quando novamente Deus enviar pão (provisão) em abundância, seremos os primeiros a usufruir da sua provisão. Se saiu, volte rápido para o meio do povo de Deus.
 
2.      Nunca ir para Moabe (mundo). Veja: sair do meio do povo de Deus ou da terra da promessa nem sempre é ir para o mundo deixando o caminho do Senhor, mas é também se acostumar com o padrão do mundo, pois poderemos estar no meio do povo de Deus e viver o padrão do mundo no nosso dia a dia, e o mundo é lugar de morte espiritual e desta forma outras áreas da nossa vida poderá morrer.
 
3.      Existem momentos na nossa vida em que precisamos cruzar a fronteira, tomar a decisão de ir alem, mudar e tomar atitudes em relação à nossa vida espiritual, familiar, ministerial e profissional. Às vezes, vemos pelas ruas travestis, prostitutas, e não nos damos conta de que eles são mendigos do amor. Mas não é apenas nas ruas que encontramos mendigos. Alguns estão dentro das famílias. Quantos maridos mendigando o amor da esposa; esposas mendigando o amor do marido; pais mendigando o amor dos filhos; filhos mendigando o amor dos pais.
 
O Senhor quer-nos ensinar padrões de excelência e nos levar a mudanças radicais. Ele quer nos ver valorizando nossos cônjuges, nossos pais, nossos filhos, nossos líderes, nossos discípulos, etc. Às vezes não valorizamos a oportunidade que temos de servir a Deus, de estar em Sua presença, de ter a Sua salvação e de poder ser seus representantes frutificando e trabalhando para Ele. Deus está-nos entregando como igreja o bairro da Penha, a cidade de São Paulo, o Brasil e as nações.
 
Deus é muito bom. Ele está mudando a sorte do Seu povo. A salvação já alcançou sua vida. Você tem direito a uma herança. Deus tem muita coisa para você, é um Reino inteiro. Ele está abrindo os céus a seu favor para derramar uma bênção sobrenatural.
 
A Bíblia diz que não devemos desprezar o dia chamado HOJE. Não é somente em outro dia que Deus o abençoará, mas será hoje também. Hoje é o dia da sua visitação. O dia é hoje e vai refletir em todo o seu viver. Há muito milagre da parte de Deus para ser estabelecido na sua vida. Agarre-se no milagre, apegue-se a Ele, creia nEle. Deus está agindo no sobrenatural na sua vida. Amem!!!
 
Éramos como estrangeiros, mas quando cremos em Jesus Cristo, fomos restaurados, Ele é o nosso resgatador e quer fazer de cada um de nós seus representantes, para que outros sejam resgatados.
 
Compartilhar:Você quer receber a unção de Boaz? Prosperidade, saúde, provisão, proteção…
Você está disposto a abrir mão do padrão da carne? Prostituição, mentiras, imoralidade, desonestidade…
Quais as áreas que você entende que precisa de uma restauração? Casamento, família, ministério, financeiro… Obs. No compartilhar o líder deve orar e profetizar abençoando a todos. Vivemos pela fé!
 
Temos neste esboço algumas expressões ou frases do Ap. Renê Terra Nova
 
Amamos você no amor de Cristo
 
Pastor Eliezer e Zenita C. Moreira
 

 

 

Imprimir