A Palavra de Deus Transforma o Caos em um jardim regado – Parte final

Gênesis 1:1,2; Hebreus11:3

 Vimos na semana passada que Deus projeta transformar o caos em um jardim regado: Ele é um Deus de plano e propósitos e tudo quanto faz obedece a um projeto muito bem delineado.  Neste texto de Gênesis a terra era um caos, mas O Todo Poderoso introduz nesse caos, no vazio, nas trevas, aquilo que Ele projetou em Seu próprio coração.  Ele tem capacidade, habilidade, poder e vontade de transformar o caos em algo maravilhoso, de fazer com que este se ajuste ao que Ele projetou.
 
D. PRINCÍPIOS QUE TRANSFORMAM O CAOS
 
1. Da união entre o Espírito Santo e a Palavra de Deus, vida é gerada.  
 
Toda a palavra que Deus fala, tomada pelo Espírito Santo, é materializada. Sua vida pode estar em um momento de caos, cheia de trevas, mas quando Deus envia uma palavra, e o Espírito a cobre em seu coração, a vida que está na palavra germina e o seu caos é transformado.  Ele envia uma palavra de luz, que é plantada na terra do seu coração; o Espírito Santo se move e a luz nasce dentro de você. Por isso é muito importante ouvir, meditar e receber a Palavra de Deus no coração, pois é aí neste coração convertido a Cristo que o Espírito Santo habita.
 
Toda a palavra de Deus que você recebe em seu coração no encontro com O Espírito Santo, cria vida. Ele envia uma palavra de redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc. Se você agasalha esta palavra e permite que o Espírito Santo aja, verá que da união desta palavra e do Espírito nascerá em sua vida aquilo que foi plantado: redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc.
 
2. Palavras são sementes
 
Toda Palavra de Deus é uma Semente que Ele enviou.  Deus altera o caos lançando uma Palavra.  No meio das trevas, Ele fala luz.  O Espírito Santo não é estático; Ele se move e cobre a face do abismo.  As palavras que Deus está falando no abismo são as sementes.  Ele planta a semente da luz com a palavra “luz” e o Espírito cobre esta palavra e dessa união entre a palavra “luz” e o Espírito, a luz nasce, manifesta-se.  
 
3. A palavra de Deus produz exatamente o que ela diz
 
Exatamente o que Deus fala é o que acontece.  (Gn. 1:6,9,11,14,15).  No reino do Espírito algo ocorre quando a Palavra de Deus é liberada.  Palavras produzem.  Quando Deus criou os céus e a terra, ele exerceu fé que existe nEle mesmo, agora esta Palavra em nosso coração liberada pela nossa boca com fé, cria vida. A fé é exercida quando agimos firmado na Palavra, caso a nossa fé esteja morta, ao ouvirmos constantemente esta Palavra, a fé é gerada.
 
4. Cada semente produz de acordo com a sua espécie.  
 
No primeiro capítulo de Gênesis encontramos várias vezes a expressão “segundo a sua espécie” (Gn 1: 12,21,24,25) e isto nos leva a mais este princípio de que a reprodução da semente é de acordo com a sua espécie.  A semente de um gato gera outro gato; a semente de laranja, faz nascer uma laranjeira; e a semente de um pecador, gerará um outro pecador.  
 
Se cada semente reproduz-se de acordo com a sua espécie, se palavras são sementes, devo escolher as espécies que quero ver reproduzidas.  Vimos que a Palavra de Deus tem ação criadora.  É por ela que Deus cria e transforma.  Temos dois elementos: semente e espécie . Palavras são sementes e elas produzem de acordo com a sua espécie.  Se mudarmos a espécie da semente, mudaremos a espécie da colheita.  
 
5.  A terra não escolhe o que produz; ela produz de acordo com o que nela é lançado.  
 
Se você lança na terra sementes de arroz, milho, etc., é exatamente o que ela vai produzir.  Assim também o que sua vida produz depende do que nela é semeado.  Se forem as palavras de Deus, haverá manifestação do que procede da boca de Deus. Cuidado para não conversar com pessoas que tem veneno de serpente…
6. Deus não se detém falando o problema
 
Ele fala a solução.  Deus olha para as trevas e planta uma semente: “Haja luz; e houve luz.”
 
Enfim. Deus é poderoso para transformar qualquer vida de caos e introduzir nela a beleza do caráter de Cristo e a Sua maravilhosa luz.  Deus vê o estado de calamidade em que o homem se encontra, mas projeta sobre ele uma outra visão:  um filho redimido, liberto.  Ele envia uma palavra específica na área que necessita ser mudada:  
 
Exemplos:
1.      Salvação e restauração familiar (At.  16:31),
2.      Cura emocional e  física (Is.  53:5; I Pedro 2:24),
3.      Solidão (Dt. 31:6).  
 
Não há para Deus situação que não possa ser mudada.  Quando a Palavra de Deus chega, há uma transformação e as circunstâncias se ajustam àquilo que Sua Palavra está dizendo, basta você crer, receber e praticar.
 
O caos de sua vida caso exista, vai ser transformado pela Palavra de Deus e o poder do Espírito Santo nesta noite.  A Palavra e o Espírito têm poder para transformar o caos da nossa vida, na visão que Ele tem para mim e para você.  Ele transforma suas trevas com uma só palavra.  Quando Ele chega para você e diz: paz, a paz já está entrando; quando Ele diz: sarado, a cura já está acontecendo; quando Ele diz: vitória, a vitória se faz presente.  Tire, portanto, os olhos do caos ou das trevas e olhe para Deus.  Lembre-se: Ele não fala o problema; Deus fala a solução.  Ele tem uma palavra para você e esta palavra produzirá em sua vida exatamente o que ela diz. Você crê? Então assim será!
 
Precisamos do Espírito Santo e da Palavra.  Todos atravessamos circunstâncias adversas ao plano de Deus.  Todos queremos mudanças.  Só Deus conhece a verdadeira causa dos problemas e só Ele tem a solução.  No caos, na situação adversa, vamos buscar a visão de Deus.  A maneira de trazer a visão é falando a Palavra de Deus na dependência do Espírito Santo.  Não é o simples proferir da Palavra sobre uma situação que vai mudá-la.  A Palavra produz exatamente o que Ela diz quando proferida na fé, com perseverança e na unção do Espírito.
 
Por isso devemos sempre reconhecer quando erramos e pecamos, o caos na vida das pessoas é causado por erros e pecados, estão é necessário se arrepender, confessar, mudar de vida, parar de falar os problemas, para de reclamar e murmurar e em uma atitude de fé, falar insistentemente o que a Palavra de Deus diz a nosso respeito. Por isso estar assíduo na célula, nos cultos, etc., é fundamental para experimentar o resultado da Palavra de Deus.
 
 Orientação. Ore pedindo:  “Deus, põe guarda na porta dos meus lábios para que eu não plante nenhuma semente negativa com as palavras da minha boca”.  Forme um novo hábito: Nunca fale o que você não quer ver materializado. Em outras palavras nunca plante o que você não quer ver nascido.  Observe: Temos a tendência de falar àquilo que constantemente ouvimos. (Alo!).
 
Armazene sementes da Palavra de Deus:  Sua mente é um celeiro. Aquilo que você armazenou em sua mente é o que você vai falar e isto vai gerar em sua vida. A única qualidade de semente que agrada a Deus está na Bíblia.  Disponha-se a tomar tempo para ler a Bíblia, para ouvir a ministração na célula, nos cultos, no discipulado e na Escola de Líderes. Use destas oportunidades para encher-se desta palavra, comece a meditar nela, decorá-la, e encontrará boas sementes para plantar em sua vida e de outras pessoas. O princípio de Deus é: “O que o homem semear isto também ceifará”. Crie hoje o habito de falar segundo Deus e Sua Palavra!
 
Compartilhar: Existe hoje alguma área na sua vida que parece um caos? Qual? O que esta palavra falou em seu coração esta noite? Vamos orar pedindo perdão pelas palavras erradas que falamos e vamos declarar novas palavras, amém? Tem alguém aqui hoje que quer entregar a sua vida ao Senhor Jesus?
 
No amor de Cristo
 
Pastor Eliezer 
 
Imprimir