Atitudes fundamentais para o sucesso


I Coríntios 15.58
 
No domingo passado a Palavra aqui na Penha nos falou fortemente sobre a importância de desentulharmos nossos poços que na caminhada do dia a dia, vai sendo entulhado pelos nossos inimigos espirituais. Sabemos que estes usam circunstâncias e também pessoas para entulhar nossa vida com coisas ruins, com o intuito de impedir o fluir do rio de águas vivas que está dentro de nós, a saber, O Espírito Santo.
 
A Palavra também falou que enquanto caminhamos com Deus, precisamos abrir outros novos poços nesta caminhada de fé para que através de nossas vidas, outras sejam abençoadas. Vimos que Isaque desentulhava e abria novos poços sem desistir, ele mostrou-se perseverante, indesistível e, como resultado, obteve sucesso e vitórias grandiosas. Seus inimigos reconheceram que o Deus eterno estava com ele e quiseram fazer aliança para serem também abençoados e terem assim sucesso.
 
Hoje nesta palavra queremos mostrar três coisas importantes para se obter o sucesso. Esta é uma palavra animadora da parte de Deus para nós. Essa é uma palavra que tem a ver tanto com aqueles que estão começando a vida cristã agora, quanto com os que já a iniciaram há algum tempo atrás e também com aqueles que ainda não iniciaram esta caminhada com Cristo. E é com base nesta palavra que quero levá-lo a uma reflexão sobre estas atitudes para o sucesso em todas as área de sua vida.
 
                I.   COMPROMISSO
 
Observe como o texto começa: “portanto meus amados irmãos sede FIRMES”.  Firmeza é uma atitude oposta ao “mais ou menos”, ao “talvez” ou coisa do gênero. Firmeza é decisão resoluta, e toda pessoa de compromisso precisa ser firme, perseverante, indesistível.
 
Hoje nesta geração, estamos vivendo um momento em que a grande maioria não quer assumir compromisso com nada que seja sério.
 
·        O rapaz quer se relacionar com  a moça, mas não quer compromisso sério… não são todos, mas a grande maioria agem assim e, em alguns casos, é a moça que não quer relacionamento sério…
·        As pessoas querem ajudar em uma obra, mas não querem assumir o compromisso de estar sempre, dizem: “vou quando eu puder”.
 
·        Alguns querem contribuir financeiramente com um projeto, mas não querem ter “aquele compromisso, aquele envolvimento”.
 
·        As pessoas marcam encontro e no final dizem assim: “se der eu vou”.   Na realidade quando alguém diz: “se der eu vou” é porque na verdade não querem assumir o compromisso.
 
Precisamos ter compromisso com Deus, com a família, com os nossos alvos, com os nossos objetivos, com a igreja, com o ministério, com os discípulos, com o discipulado e com a nossa célula. Compromisso é você colocar sua vida no negócio que você está envolvido.
 
Veja esta simples ilustração: A sociedade do porco com a galinha. A galinha deu os ovos, isto significa envolvimento. O porco deu o tocinho, isto significa comprometimento. Essa é a grande diferença entre envolvimento e compromisso. Envolvimento você dá alguma coisa, mas compromisso você põe a sua vida no negócio. Foi assim que o Senhor Jesus fez, deu a Sua vida por mim e por você!
 
Se você quer ter êxito em sua vida, seja uma pessoa de compromisso em todas as áreas de do teu viver.
 
             II.   CUIDAR DOS DETALHES
 
Muitas pessoas até assumem um compromisso, mas pecam nos detalhes. Preocupam-se com as partes consideradas grandes e falham em pequenas coisas que também fazem grande diferença. É assim que muitaspessoas enfrentam derrotas na vida, mesmo sendo cristãs e conhecendo a Palavra. A questão é que estas estão negligenciado pequenos detalhes em suas vidas.
 
Um pequeno detalhe pode estragar um grande projeto, um casamento, uma conquista, etc. Uma pequena trava pode impedir uma grande engrenagem de rodar.
Quando nós lemos o Velho Testamento, vemos que Deus se preocupava com os detalhes: Para Noé ele deu os detalhes da arca e para Moisés Ele deu minuciosamente os detalhes para construir o tabernáculo.
 
Outra pequena ilustração: Imagine uma pessoa que vai a uma festa. Ela toma um banho, se perfuma, coloca a melhor roupa, chega na hora. Cumprimenta a todos que vão chegando, mas ela esqueceu um pequeno detalhe, esqueceu de escovar os dentes e lá no final da festa, ela descobre que tinha uma casca de feijão no dente da frente.
 
Ficamos preocupados apenas com os grandes erros, os grandes pecados, os grandes projetos e acabamos dando brechas em pequenas coisas que e o inimigo usa para entrar em nossa vida. O que tem reprovado muita gente diante de Deus são os pequenos detalhes que têm sido negligenciados. Às vezes dizemos que não dá para ir ao congresso por falta de recurso e no mês seguinte compramos um sapato ou outro objeto que não estamos precisando naquele momento. As vezes deixamos de pagar alguém, seja uma loja, um irmão ou pagamos o mínimo do cartão e depois gastamos em um passeio que poderia esperar. Às vezes chegamos atrasados no culto porque sempre este ultrapassa o horário e reclamamos, e quando chegamos em casa, vamos para a TV ou MSN ou vídeo game, etc., e passamos horas ali sem perceber…
 
Deus nos coloca como seus instrumentos para conquista, Ele nos dá sonhos e assim sonhamos com as multidões, com o crescimento, com a prosperidade… , oramos, profetizamos e quando as pessoas vem, não cuidamos, não consolidamos, ficamos indiferentes, tratamos mal, ferimos com palavras e atitudes. Muitas vezes somos dizimistas fieis e ofertamos com generosidade, mas depois gastamos além do nosso padrão, compramos coisas supérfluas que na realidade, nem precisamos e aí perguntamos, onde está o resultado da palavra profética e da nossa fidelidade. Às vezes nem vemos os detalhes do cuidado de Deus na nossa vida. Apenas observe os princípios espirituais. Se você quer ter êxito na sua vida, cuide dos detalhes.
 
                         III.           PERSEVERANÇA
 
 Por último, encontramos a PERSEVERANÇA. A Bíblia diz que devemos ser pessoas constantes, indesistíveis.         É verdade que muitas pessoas fracassam na vida cristã, porque não tinham compromisso, outras por negligenciar um pequeno detalhe. Mas ainda há um motivo mais comum que é: Fazer as coisas pela metade. Analise a sua vida ao longo de 2009 e veja se não existem coisas que você começou a fazer e parou no meio. Coisas que se você tivesse ido até o final teriam feito diferença em sua vida.
 
Quantos começaram uma dieta e interromperam? Quantos começaram a ler um livro e pararam no meio? Quantos iniciaram um curso e não foram até o final?  Quantos começaram a liderar e abandonaram no meio do caminho? Quantos fizeram votos e propósitos com Deus e até começaram bem, mas depois abandonaram?
 
A mensagem de Deus para sua vida nesses dias é: Não desista! Não pare no meio do caminho! Não abandone a corrida da vida cristã e não desista dos seus sonhos! Não baixe as armas antes da guerra terminar! Não tenha medo. Eu profetizo que daqui para frente sua vida só tende a melhorar. O passado já foi, o amanhã será resultado do hoje, avance, trabalhe, se esforce, Deus tem planos de bênção e de vitória para sua vida. Você tem no seu DNA o caráter da perseverança, que faz parte da natureza de Deus. Você vai conseguir!!!
 
O sucesso não ocorre por acaso, é necessário trabalhar e suar a camisa, ser dedicado, fiel, perseverante. Profetizo que nestes últimos quatro meses do ano, você vai chegar lá, você terá muito sucesso na sua vida espiritual, familiar, ministerial, sentimental e financeiro em nome do Senhor Jesus! Amem? 
 
Compartilhar: 1) Como está sua vida em relação a Deus e a Sua obra? Está envolvido ou comprometido? 2) Existe algum projeto ou alvo que você deixou pela metade em 2008 e pretende retomar em 2009? Quais?
3) Define com uma palavra o termo“SUCESSO”.
 
Deus abençoe tua vida!
 
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir