Jesus nos ensina a orar com perseverança

Lucas 11: 9-13

Estamos em uma campanha de oração por nós e por vidas, estamos nos preparando para o impacto e cada líder recebeu fichas correspondente com as pessoas da sua célula e com seus discípulos. O dia de início dos 21 dias de jejum foi postergado para o dia 11 de setembro, dia da reunião das gerações, onde cada doze da primeira geração e líderes de células devem trazer seus discípulos para juntos iniciarmos e lançarmos o jejum diante de Deus. As fichas devem ser trazidas no próximo culto de domingo e de terça feira e colocadas na urna que está no altar. O dia da entrega e dia em que cada pessoa que será objeto do nosso jejum e oração devem vir na célula é 2 de outubro, dia do impacto na célula.
Devem ser preenchidas duas vias das fichas, uma vai ficar na igreja para orarmos todos os dias pelas pessoas que estão colocadas ali e a outra fica com a pessoa que se responsabilizou em orar pela pessoa convidada. No culto e na reunião das gerações daremos instruções de como orar e jejuar em casa, na célula e nos turnos la na igreja. Em Isaías 58 Deus diz que devemos orar e jejuar para que vidas sejam libertas e salvas.
Neste texto de hoje vemos Jesus mais uma vez nos lembrando que Deus (o Pai) está disposto a ouvir, atender e revelar-se a todo aquele que O buscar em oração. Muitas pessoas desejam ter um relacionamento com Deus ou até receber Dele algo que necessitam, mas antes que tentem qualquer coisa, são assaltados por pensamentos como estes:
1.      Sou pecador e Deus não me ouvirá.
 
2.      Não sou merecedor de que Deus me atenda.
 
3.      Deus está muito ocupado com grandes problemas da humanidade e não pode se preocupar com coisas tão pequenas, como os meus problemas.
 
4.      Deus nos deixou sós aqui na terra e quer que cada um aqui carregue sozinho a sua cruz (eu tenho um carma, uma sina, etc…) Misericórdia, tudo mentira do inimigo e de coveiros que tentam matar os nossos sonhos e nos fazer desistir. Tudo isso está cancelado em nome do Senhor Jesus Cristo.
 
Sabemos porem, aos olhos do Senhor todos estes pensamentos estão incorretos e Deus quer que hoje uma coisa fique gravada em seu coração.
 
  (Líder fale a todos de forma enfática e pausadamente):
Deus te ama como um filho, independente de quem você seja ou de que pecados você tenha. Ele quer que você O busque, pois o caminho até Ele está aberto há dois mil anos.
Por isso Jesus nos diz no versículo 9 que podemos pedir e receber, pois Deus está esperando que alguém lhe peça alguma coisa (isto é o que Ele chama de fé). Se pedirmos algo a Deus é porque cremos Nele, e se cremos Nele, então agradamos Seu coração e Ele nos atende.
Ainda o versículo 9 nos mostra três coisas que Deus quer que saibamos:
  1.  Pedi, e dar-se-vos-á: Revela que podemos pedir a Deus e receber Dele tudo aquilo que for bom para nós (tudo aquilo que a Bíblia promete) Exemplo: É lícito pedir paz, amor, saúde, proteção e harmonia na família, prosperidade material, êxito profissional, salvação da família e amigos, etc., pois tudo isso é promessa de Deus para aqueles que crêem em Jesus. Aqui está envolvido petição e intercessão…
  2.  Buscai e achareis: Todo ser humano busca ser feliz, na verdade todos buscam a Deus ainda que neguem isto, pois há dentro de todo ser humano um grande vazio, que não pode ser preenchido por trabalho, dinheiro, fama, família ou qualquer bem que alguém possua.
Este vazio interior só é preenchido quando o homem se encontra com o seu Criador e isso só é possível através de Jesus. Outra coisa importante é saber que assim como o homem busca a Deus, Deus também busca o homem. Se alguém aqui estava em busca de Deus, Deus também estava a sua procura e hoje vocês se encontraram.
  1. Batei, e abrir-se-vos-á: Fala da nossa entrada no Reino de Deus. Para passarmos de um ambiente para outro precisamos passar por uma porta e se ela estiver fechada precisaremos tocar nela (bater).
         O Reino de Deus também tem uma porta, e esta porta é Jesus. Ele diz em João 10:9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo, entrará e sairá e achará pastagem.”. Quando estendemos o braço da nossa fé e tocamos nessa porta, que é Jesus (crendo Nele) então ela se abre, nos conduzindo ao Reino de Deus (uma vida de paz e vitória aqui na terra e de descanso e regozijo na eternidade).
Após a morte, todos terão o mesmo fim?
Os versículos 11 e 12 falam da bondade de Deus (como um Pai) muitos o vêem como um juiz, ou como um carrasco, mas Ele é um Pai pronto a nos perdoar, direcionar e presentear com tudo que precisamos.
Estes dois versículos falam também de como Deus quer que sejamos específicos e determinados naquilo que pedimos, pois Ele nos atende também de forma específica (Se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?). Resposta: Não.
 
Quando eu peço a Deus algo específico e recebo exatamente o que pedi, então mais e mais eu creio que Ele me ama e que está me ouvindo. (Esta experiência será possível a todos aqui).
Por fim o versículo 13 diz: “Se até vós que sois maus”. O que Jesus quis dizer chamando o homem de mau?
 
Ele está falando da nossa natureza humana contaminada pelo pecado (mentimos, julgamos, guardamos mágoas, somos infiéis, etc..). Apesar disso, quando nos deparamos com o amor e a santidade de Deus, reconhecemos nossas falhas, verificamos que precisamos nos arrepender e melhorar, mudando de atitude.
Sabendo Deus desta necessidade do homem, enviou Jesus ao mundo para morrer na cruz e remover de sobre cada ser humano o peso do pecado.
 
Quando alguém crê em Jesus (como um Deus vivo), então seus pecados são perdoados e sua natureza carnal é substituída pela natureza divina do Espírito Santo, o que permite ao homem a condição de vencer, ficando imune pelo sangue de Cristo à contaminação do pecado que adoece sua vida espiritual, emocional, e física.
 
Compartilhar: como está a sua vida de oração, você tem o habito de orar todos os dias? Você tem algum testemunho como resposta de oração ou propósito que você fez com Deus? Você tem orado pela salvação de outras pessoas? Você já preencheu a fichas com os nomes e pedidos dos seus amigos?
 
Deus te abençoe
 
Pastor Eliezer
Imprimir