Um Encontro com o Deus vivo e verdadeiro – Parte II

João 4:5-10; I Timóteo 2:3-6

 Terminamos a ministração da semana passada dizendo que não importa o seu nível cultural, social, financeiro, religioso, isso não fará diferença na sua vida, o que fará a diferença é ter um encontro pessoal e verdadeiro com o Senhor Jesus, Ter um encontro com Ele te levará ao novo nascimento, a uma nova vida. Disse Jesus, conhecereis a verdade e a verdade te libertará e esta é a vontade de Deus, que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade e sejam salvos. Conhecer, crescer e andar na verdade de Cristo fará a grande diferença em toda sua historia de vida, seja na área espiritual, familiar ou financeira!
 
Vimos à importância do novo nascimento em Cristo para entrar no reino dos céus. Novo nascimento ou regeneração, é a entrada da vida de Deus dentro de você. Essa é a primeira experiência da vida cristã, o ponto de partida do seu crescimento em Deus. Quando isso acontece muitas coisas que antes lhe atraiam já não o fascinam mais. Seus valores são alterados, seus interesses são modificados, os amigos acham estranho o seu modo de agir. Se isto aconteceu ou está acontecendo com você, alegre-se. Esse é um bom sinal de que de fato você nasceu de novo e se tornou um (a) filho (a) de Deus.
 
1.   Como acontece um verdadeiro encontro com Deus? Neste texto do evangelho de João vemos Jesus esperando aquela mulher samaritana. Ela ficou assustada pela fato de Jesus ter falado com ela, pois os Judeus não falavam com samaritanos, eles os consideravam inferiores, pois eram filhos de judeus com outras raças, coisas que aconteceram no cativeiro, eles eram desprezados pelos Judeus. É tremendo saber que o Senhor Jesus não faz acepção de pessoas, Ele ama a todos incondicionamente, independentemente de raça, cor, cultura, classe social, etc. Todos são iguais e importantes para Ele.
 
A história daquela mulher – Ela estava acostumada com a vida que levava, era uma mulher frustrada na vida sentimental e familiar, pois já tinha se casado cinco vezes e agora estava vivendo com um homem sem se casar, Jesus concordou com ela, realmente este não é teu marido. Eles estavam vivendo amasiados, e isto é prostituição. Podemos meditar um pouco e perguntar: como pode uma mulher naquela época ter se casado cinco vezes e nenhum destes casamentos terem dado certo? Sabemos que naquela época a mulher não poderia pedir separação, quem fazia isto era os homens e estes segundo a lei teriam que ter uma razão forte para isto. Os Rabinos naquela época firmados na lei só permitiam no máximo três divorcios, aquela mulher tinha ultrapassado a lei e os Rabinos.
 
A condição dela naquela momento era de adultera, mas veja, Jesus não a condenou, pelo contrário, Ele ofereceu da água da vida e se revelou como Messias, o ungido salvador. Podemos perceber que ela  para não ficar sozinha, estava agora vivendo junto com um sexto homem que não era seu marido.  Ela devia ser dificil de lidar, difícil de se relacionar ou por algum outro motivo os cinco maridos a tinham repudiado, dando a ela cartas de divorcio. Isto para uma mulher naquela época era muito dificil, a sociedade devia considerá-la vulgar, ela foi rejeitada cinco vezes.
 
Mas naquele dia ela estava vivendo normalmente, fazendo o que sempre fazia, aquele dia era igual a qualquer outro, mas derrepente Jesus estava esperando por ela e isso mudaria radicalmente a sua vida. Quero lhe dizer que o Senhor Jesus também está te esperando para falar ao seu coração, Ele está aqui e se você quiser, hoje Ele mudará a sua vida e mudará para melhor e para ter um encontro com Cristo, basta você querer, Ele já fez a parte dEle e está te esperando.
 
2.Jesus se revelou a ela assim como se revela a você hoje – Ele disse: Ah se você soubesse quem está aqui! Você não desperdiçaria esta oportunidade e lhe pediria e receberia da água viva, pois se você beber da água que Eu der, nunca mais terá sede. Fale para a pessoa que está ao seu lado . Ah! Se você soubesse quem está aqui!
 
3.   Jesus foi logo na raiz do problema –         Vá chamar seu marido, Jesus tratou logo da causa do problema, pois ali estava a cadeia, graças a Deus que ela não ocultou, mas confessou e naquela hora foi liberta. Deus sabe da nossa vida, mas Ele não fará nada se não admitirmos e confessarmos, o pecado confessado e pecado perdoado. Ela deu a resposta fundamental, mostrou que era uma pessoa problemática. Só os sinceros recebem algo de Deus. Ele disse: Vá chamar o seu marido, quero conhecê-lo.  Isto é, qual é seu problema? Você está satisfeita com sua vida? Essa situação precisa ser resolvida.
 
Jesus Cristo mencionou o principal problema daquela mulher. Quando isso aconteceu, ela reconheceu que Ele era Profeta. Ela entendeu que Ele era o Senhor (Jo 4:20). Porém, ela tinha também uma outra e importante necessidade que precisava ser suprida: a necessidade de adorar. Jesus respondeu sua dúvida dizendo que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade (Jo 4:20-24).
 
4. Jesus é o Messias, O Cristo , O Salvador – Ele nos ensinará tudo, nEle nunca mais teremos sede. Existem muitas pessoas nesta vida vivendo sem expectativas. Muitos vivem a história igual ou parecida a desta mulher, talvez seja a tua história. Talvez você já se acostumou e se ajeitou com sua forma de viver, mas Jesus está te esperando, não vá embora sem beber da água viva. Aquela mulher não se achava digna, ela disse, como pode você um judeu, pessoa importante falando com uma mulher samaritana.
 
5. Ela largou o cântaro porque recebeu a água viva – A mulher samaritana, ao encontrar-se com Jesus, entendeu que somente Ele poderia ajudá-la a sair das situações que lhe causavam vergonha. Ela fixou sua atenção no que Jesus estava lhe ministrando naquele encontro. Ela se deixou expor, para ser transformada. Quando encontramos Jesus, a nossa vida muda para melhor, pois Ele mostra quem verdadeiramente somos. Ele se apresenta a nós e nos faz enxergar toda a confusão de alma na qual vivemos. Ele transforma a nossa vida e nos leva a uma dimensão por nós nunca imaginada.
 
Desde o dia, em que a mulher samaritana se encontrou com Jesus, ela nunca mais foi a mesma. Por onde passava as pessoas viam a transformação em sua vida e eram impactadas pelo seu testemunho. "E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito." (Jo 4:39).Essa mulher tornou-se uma grande pregadora. Ela foi uma das primeiras evangelistas do Novo Testamento, agora ela era portadora das boas novas de salvação.
 
Houve restauração espiritual, pois a atitude da mulher samaritana de deixar totalmente o seu passado testificava que ela havia entendido que, para adorar a Deus, não precisava ir ao monte ou a Jerusalém; não era o lugar o mais importante, mas a atitude do seu coração. Ela disse: “Vinde e vede o homem… poderia ser este o Cristo?”. (Jo 4:29,30)
 
Quando nos encontramos com Jesus, uma nova história começa em nossas vidas, porque reconhecemos que somente por Ele podemos caminhar rumo ao verdadeiro Deus e á felicidade. Ele disse a mulher samaritana: Eu o sou, eu que falo contigo. Ela recebeu a correção com alegria. "E deixando seu cântaro foi ao povo… Jo 4:28).
 
Aquela mulher era uma adúltera, não tinha respaldo nem credibilidade na sociedade, mas desejava a mudança. Ela teve um Encontro com Jesus, e, então, largou o que era do passado e foi chamar os outros e o fez com firmeza, determinação e ousadia. Jesus fez da mulher samaritana um vaso novo pois lhe restaurou sua vida espiritual, as suas emoções e os seus relacionamentos, Ele curou o seu passado. Jesus ama você e quer que você o conheça mais e mais! Só Ele pode mudar a sua vida!
 
Se você tem sede interior por paz, alegria, esperança, vida abundante, sede por uma vida nova, por salvação, Ele, Jesus é a resposta. Deixo uma palavra como alimento pra meditar durante a semana: Efésios 2.1-5
 
Compartilhar:
1.     Comente: Devemos ter um encontro com o Senhor todos os dias, é necessário uma vida de busca intensa e fervorosa. É preciso ter sede de Deus e sua Palavra, é preciso ser um adorador, caso contrário não passaremos de meros religiosos que não mudam de vida.
2.     Comente: Precisamos ser a cada dia, intensos portadores de boas novas de salvação.
3.     Responda: Você já confessou a Jesus Cristo como teu único Senhor e Salvador? Você quer ter um encontro com Ele?  Vamos todos orar e buscar um novo e mais profundo encontro com Ele! Amém?
 
Um Beijo no Coração!
 
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
Imprimir