Buscando e vivendo o primeiro amor

Apocalipse 2.3-5.

Temos aprendido que precisamos confiar no Senhor, ter fé, amor, certeza da salvação, firmeza, não vacilar, mas deleitar nEle, ter prazer em Deus, entrega tudo, viver só pra Ele, não andar por conta própria, colocar todas as áreas nas mãos dEle, e assim descansar sem ficar inquieto e preocupado, sabendo que Ele vai cuidar de cada um de nós. É isso que Ele promete para aqueles que nEle confiam.
 
Na semana passada vimos que recebemos amor e devemos amor. Aprendemos que somos devedores do amor do Pai. Assim como eu preciso deste amor, da mesma forma eu preciso me tornar canal para que este amor flua através da minha vida! Deus revela e manifesta do Seu amor através dos seus filhos, eu e você!!!
 
Esta palavra de hoje nos mostra que confiar em Deus expressa nosso primeiro amor e revela algo atual e verdadeiro que precisamos viver. Nosso encargo na Igreja Apostólica Corpo de Cristo, família Penha é gerar uma igreja de vencedores, de discípulos que vivem o amor de Cristo. A igreja de Èfeso citada neste texto recebe uma carta de incentivo, mas com uma admoestação do Senhor Jesus: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.”
Vejamos porque precisamos buscar viver intensamente este primeiro amor e lutar por conservá-lo!”
 
1.     O primeiro amor se doa:Quando vivemos o primeiro amor, somos capazes de nos doar a uma pessoa sem saber quem ela é; falando do amor de Cristo, intercedendo por ela, estendendo a mão, sem ao menos conhecê-la direito, este amor nos leva ao caminho do discipulado, do cuidado que temos um com o outro. Somos surpreendidos pelo Senhor neste primeiro amor, pois este foi derramando em nosso coração conforme diz em Romanos 5:5.
 
2.     O primeiro amor não é malicioso:Ele é puro, inocente, não busca seus próprios interesses, pensa no próximo, se preocupa com ele, deseja o bem, não descansa enquanto não manifestar este amor as pessoas. Precisamos ser restaurados e renovados a cada dia no primeiro amor.
 
3.     O primeiro amor para e vai buscar: Se acontecer de um irmão cair, se machucar, se magoar, ficar desanimado, triste ou desviar do caminho da vida, este primeiro amor arderá em nós e nos conduzirá a cuidar, acalentar e trazer de volta ao aprisco. O que fez o pastor da parábola de Cristo? Deixou as 99 ovelhas no aprisco e foi buscar a ovelha perdida. É isso que o primeiro amor faz, ele não é egoísta. (Mateus 18:12,13).
 
O Senhor conhece todas as coisas, Ele sabe quem somos e nos olha por dentro. Peça a Deus para restaurar o seu primeiro amor. Precisamos ser totalmente desprovidos de toda malícia, segundas intenções, falsidades, intenções erradas em nome do Senhor Jesus.
 
O primeiro amor tem algumas características:
 
1.      Não mede esforços:Quantas vezes proclamamos que amamos a Deus, mas não temos as coisas dEle como prioridades nas nossas vidas. Não temos tempo para uma comunhão íntima com o Senhor, para ler a Sua Palavra… Priorizamos o futebol, o lazer, ou até mesmo os negócios e deixamos o Senhor em segundo plano. O primeiro amor não faz assim, Ele prioriza a comunhão com Deus e o seu reino, pois sabe que toda provisão e suprimento vem dEle.
 
2.      Procura amizades antigas: O primeiro amor valoriza as amizades antigas, as pessoas que foram especiais, que foram ombro amigo nos momentos difíceis. O primeiro amor não é esquecido, ele sabe valorizar aqueles que falaram na nossa vida, que foram instrumentos de Deus para nos abençoar. Não podemos esquecer-nos daqueles que nos ensinou e cuidou de nós. Jesus disse que basta ao discípulo ser igual ao seu mestre, isto significa respeitar sempre, ser submisso e se crescer mais que o mestre, significa que ele cumpriu seu papel e precisa ser honrado. Ele não deixará de ser autoridade por ter menos conhecimento.
 
3.      É humilde: Quem tem o primeiro amor retorna o caminho, revê seus conceitos e valores e se precisar, recomeça. Quem tem o primeiro amor é humilde para reconhecer seus erros e para pedir perdão. Como é importante saber reconhecer quando se está errado, se arrepender, confessar e pedir perdão. Isso liberta e cura a alma, restaura relacionamentos quebrados e traz alegria ao coração. É assim que crescemos e prosperamos. Disse Jesus: ”Lembra-te de onde caíste! Arrepende-te, e pratica as primeiras obras…” Ap 2.5.
 
4.      É fervoroso: Quando o primeiro amor está aceso dentro de nós, temos prazer nas coisas do Senhor, ir ao culto é motivo de regozijo, se rende ao tratamento, recebe cura na alma com facilidade e assim no louvor se rende, ministra ao coração do Senhor, se expressa, recebe a Palavra com alegria. Toda Palavra de vida, ânimo, fé e encorajamento não se torna corriqueiro, pelo contrário, permanece sempre um desafio novo a cada dia na vida daquele que tem o primeiro amor. Ele fala de Jesus pra todo mundo, testemunha sobre sua vida, convida todos os amigos e conhecidos pra virem na célula e igreja e se souber de alguém passando por sofrimento, visita e ministra o amor e cuidado do Senhor.
 
Existem também aquelas pessoas que perderam o primeiro amor ministerial. Oh amado, (a) arrepende-te e volta! O primeiro amor ministerial é alegre, liberal, evangelizador! Seja o que for que levou você a perder a magnitude do primeiro amor, lembre-se; Deus te ama, Ele te quer, foi Ele quem te escolheu e por você enviou Seu filho amado Jesus que é a razão da nossa vida. Ele é nosso único Senhor e Salvador, Ele é a razão do primeiro amor. Veja: O Senhor Jesus cobrou o primeiro amor, não posso deixá-lo esfriar dentro de mim!
 
O primeiro amor é puro, inocente, doador, ardente, dedicado, conselheiro, amigo, fiel, companheiro… O próprio Jesus disse: volta ao primeiro amor, as primeiras coisas que hoje, talvez você não valoriza mais. Somos a família Penha, quantas coisas boas já aconteceu, como é bom estar junto com você, como é bom ter você aqui hoje, nunca vou esquecer-me de você e destes momentos maravilhosos! Amamos-te muito em Cristo nosso Senhor. Amem!
Compartilhar: Amados, como está o teu primeiro amor, aquele que você recebeu quando se converteu? Ele está ardendo dentro de você ou sente que ele está se esfriando? Qual é o motivo? Falta de tempo para buscar o Senhor? Está magoado (a)? Está cansado (a)? É hora de renovo na sua vida, vamos orar e clamar para que o primeiro amor seja renovado na nossa vida. Amém?
 
Um beijo no coração!
 
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira
 
Imprimir