A Herança dos filhos

 

Efésios 1:18 “Sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da vossa vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”.
 
 
Todos nós sabemos que temos uma herança poderosa em Deus e desejamos muito recebe-la. Quando olhamos para a palavra, notamos que herança sempre está relacionada a condição de filho. Em outras palavras para herdar é preciso ser filho. A herança é para os filhos. Se eu agir bem como filho vou herdar. Se eu crescer e amadurecer como filho, vou herdar, do contrário, mesmo sendo herdeiro viverei como escravo (Gl. 4.1).
No entanto para o momento é importante que compreendamos que a herança é para os filhos, portanto ser filho é condição essencial.
 
Veja este princípio nos seguintes textos.
 
·        Rm 8.17: E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.
 
·        Gen 15.4: E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti, este será o teu herdeiro.
 
·        Pv. 13.22: O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.
 
No natural sabemos que, se um pai tem uma herança ele automaticamente deixará para os filhos. A herança dos filhos espirituais segue o mesmo padrão. Vejamos:
 
·        Moisés e Josué – Deut. 34.9: E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos;…
 
·        Elias e Eliseu – II reis 2.14,15:E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito (poder, unção) de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.
 
·        Paulo e Timóteo – II Timóteo 1.6: Por esta razão, pois, te lembro que reavives o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos.
 
Pais na igreja transmitem unção e herança para filhos espirituais. E os Filhos que a recebem se tornam poderosos. Esta é a razão pela qual o inimigo tenta tantas vezes dividir pais e filhos, para que a herança não seja transmitida. Se o coração dos pais e dos filhos espirituais não estiverem convertido um ao outro, a benção não fluirá. Muitos cristãos não têm pais espirituais, andam de forma isolada e pensam que podem descartar esta realidade tendo um relacionamento “somente com Deus”. Todavia Deus só transmite a herança e a benção diária, através de pais espirituais.
 
Efésios 6.1,2 diz: Filhos devem ser fiéis e honrar os seus pais. “Vos filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor porque isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa) para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” Isso vale também para filhos espirituais. Se você quer herdar deve ser um filho fiel. Especialmente na questão da honra com teus pais espirituais.
 
Vivendo da promessa como resultado da herança
 
Muitos crentes vivem lembrando constantemente ao Senhor de suas promessas, porém, a promessa é resultado da herança. Mais do que alguém que tem promessas Deus fez de você um herdeiro em Cristo e Ele terá prazer em dar a você a herança, porque esta foi preparada para os filhos. A bíblia mostra que somente os filhos maduros herdarão. Então, seja um verdadeiro discípulo, seja confiável, honre seus pais físicos e espirituais e a herança dos santos fluirá para você.
 
Lembrem-se, nossos pais (inclusive os espirituais) não são pessoas perfeitas, mas Deus utiliza este canal chamado “pai e mãe” para fazer fluir a herança. A chave para o destino do filho está nas mãos dos pais e o propósito dos pais está no filho, ambos devem estar conectados para que Deus derrame sua bênção. (como discípulos estaremos protegidos).
 
·        Seja abençoado(a) como filho(a);
·        Seja uma benção como Pai/mãe;
·        Pai/mãe, transmita a bênção para seus filhos;
·        Filho, acesse a benção dos seus pais;
·        Teremos assim uma geração poderosa, nas famílias e na igreja.
 
No evangelho se João 1:12 diz que aquele que crê e entrega sua vida a Jesus Cristo, recebe poder de ser feito filho de Deus. Como já vimos, filhos e herdeiros de Deus em Cristo Jesus!
 
Vimos no domingo no culto que abaixo dos céus não existe nenhum outro nome (alem de Jesus Cristo) pelo que importa que sejamos salvos. E aprendemos hoje a importância de sermos pais e filhos espirituais e como tais devemos abençoar nossos filhos para que eles tenham a herança, e como filhos devemos honrar, respeitar e obedecer nossos pais para acessarmos a benção que fluirá através deles.
 
Compartilhar:
1.     Líder, veja se tem alguém visitando sua célula, se tiver abra a oportunidade pra ele se entregar a Jesus, mas não insista. Caso não houver, faça um desafio da cadeira vazia e crie novas estratégias pra ter vidas visitando sua célula.
2.     Pergunte: com você vê a necessidade de ser pais e filhos espirituais, como tem sido pra você?
 
No amor de Cristo nosso Senhor e Rei a quem devemos nossa vida e todo nosso tempo.
 
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

 

Imprimir