A oração que o Senhor Jesus nos ensinou

 

Mateus 6.9-15
 
Temos ensinado aqui na Penha que desde o começo (Gn. 1.28), Deus tinha um plano de estabelecer a Sua vontade aqui na terra, para que a terra estivesse debaixo da influência dEle assim como o céu está. Aprendemos que o nosso Deus tem um propósito na nossa vida. Sabemos que o primeiro Adão falhou quando desobedeceu a Deus, mas o ultimo Adão (Jesus Cristo) cumpriu totalmente. Esta oração que Jesus nos ensinou fala deste propósito de Deus, ou seja, de trazer o reino de Deus aqui na terra e de nos ensinar os princípios deste reino. Vejamos:
 
1) Pai nosso. Até a vinda de Jesus, ninguém tinha chamado Deus de Pai, isso era blasfêmia. Agora por meio de Jesus, Deus é o nosso Pai. Este é o maior privilégio dos que crêem, ser filho e chamar Deus de Pai. Se Ele é o nosso Pai, então, espiritualmente temos o seu DNA. Temos a fé de Deus, o amor de Deus, a autoridade de Deus e o Espírito de Deus. Não olhemos para quem somos na carne, mas quem somos em Cristo. Somos filhos e herdeiros de Deus, temos a sua natureza!
 
2) Que estás nos céus. O reino está estabelecido nos céus e através de Cristo este reino já está dentro de nós, mas na terra, pra este reino ser estabelecido, depende da igreja, depende de mim e de você. Nós somos a igreja que vai colocar todos os inimigos de Deus debaixo dos seus pés. (Hbreus 10.13 ou 1 Coríntios 15: 24, 25 obs. Não precisa ler, apenas cite).
 
Sabemos que este reino é de paz, amor, esperança e alegria! Isso já está dentro de você! Aleluia!!!
 
3) Santificado seja o teu nome. Adoração. Por causa da adoração, o reino vem. Quando adoramos, fazemos guerra espiritual e derrubamos principados malignos. Isto estabelece o cenário para que o reino venha. Na adoração temos intimidade com o Senhor e Sua boa, perfeita e amável vontade se torna real na nossa vida. Seja um verdadeiro adorador, busque mais a Deus!
 
4) Seja feita a tua vontade na terra como é no céu. Há uma operação conjunta entre terra e céu. O diabo tenta o tempo todo evitar com que a vontade do Senhor seja feita aqui na terra. Para ele, é melhor que olhemos somente para o céu, nos esquecendo da terra e do que acontece por aqui. É como se ele dissesse: “preocupem-se apenas com o céu, deixem a terra comigo”. No entanto, a Palavra de Deus diz que a terra geme e aguarda a manifestação dos filhos de Deus. (Rm. 8. 19). Por isso, oramos: seja feita a tua vontade aqui na minha vida, na minha família, na minha célula e em toda a terra. Queremos ser agentes de Deus para transformação da terra! Diga, amém!
 
5) O pão nosso de cada dia nos dá hoje. A promessa é que haverá uma porção diária. Adoração diária, sabedoria diária, direções, suprimento, graça, cura… Jesus estava nos ensinando que a cada manhã, através da nossa oração, Deus nos daria o suprimento, seja espiritual, física ou familiar.
Precisamos do pão físico, mas também e principalmente do espiritual que é sua palavra e presença.
 
6) Perdoa-nos, assim como nós perdoamos. Esta é a justiça do reino. Ele fará conosco, o que fazemos com outros. Nesta oração, estamos dizendo: aceita o nosso amor e nos ame, assim como amamos nossos irmãos e nosso próximo; age com misericórdia, assim como agimos com misericórdia, nos perdoa assim como perdoamos…  Somos nós que estabelecemos através das nossas atitudes, a medida em que Deus agirá conosco em qualquer área. (Mt. 7.12). Estamos dizendo: Deus trata conosco da mesma forma que tratamos com nossos familiares, amigos…
 
É como se disséssemos: Deus faça comigo da mesma forma que eu faço com as pessoas… isto é, se eu não perdoar, o Senhor também não me perdoe, se eu não amar, faça o mesmo comigo, se eu não abençoar…!
 
7) E não nos deixe cair em tentação. Tentações são genéricas e todos estaremos sendo tentados, mas pra vencer é preciso orar e vigiar, ter objetivo de vida, no entanto, há um tipo específico do qual o Senhor está se referindo: a tentação de não perdoar, de fechar o coração para meu próximo, de achar que ele pode impedir minha vida. Em outras palavras o Senhor está dizendo: cuidado com o tipo de relacionamento que você tem com seu próximo, seu líder, cônjuge, seu amigo, seus discípulos… Pois está estabelecendo à medida que Deus agirá com você. Seja amoroso (a), seja compreensivo (a), seja paciente, seja misericordioso, seja generoso e perdoador. Na mesma medida Deus agirá com você!
 
8) Pois teu é o reino, o poder e a glória. Se eu confio de fato que o Senhor reina, que Ele tem poder e glória, eu não preciso tomar a causa em minhas mãos, a causa é Dele (não vos vingueis a vos mesmos Rm 12.19-21). Ele me abençoou e sempre me abencoará, Ele me defende e sempre me defenderá e em Jesus, fui justificado e sempre Ele me justificará. (Rm. 8.33-39).
O reino, o poder e a glória pertence ao nosso Deus, como você é filho e herdeiro, pertence também a você! Implante o reino, usufrua e exerça o poder para abençoar e vencer e seja um instrumento para manifestação da glória de Deus na terra, começando na sua vida, família… Aleluia!!!
 
Porque, se perdoardes… O “Porque”, significa que Ele está explicando a tentação e novamente reforçando a idéia de que nós estabelecemos à medida que o Senhor agirá conosco.
Que os princípios do reino desta oração, sejam uma realidade em tua vida em nome de Jesus.
 
Confie no Senhor, entregue seu caminho a Ele, e Ele tudo fará.
 
Que o Senhor te abençoe e te guarde e que seja muito frutífero!
 
Compartilhar: O que esta palavra falou ao seu coração? O que você entendeu e como você pretende agir a partir de hoje em relação ao que Deus falou através da Sua Palavra?
 
Para refletir
Deus nunca coloca alguém num lugar onde não haja espaço para crescimento. Você tem tudo para crescer! A medida de uma vida, no final, não é a sua duração, mas sua doação! Viver significa fazer diferença!
 
No amor de Cristo nosso Senhor e Salvador!
 
 
Pastores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

 

Imprimir