Sendo frutí­fero

 

 
Texto base: João 15: 1-13
 
Estávamos falando nos últimos dias sobre o propósito de Deus na nossa vida, vimos na ultima semana sobre a eternidade e hoje iríamos falar sobre enxergando a vida do ponto de vista de Deus, mas vamos dar uma pausa neste assunto e voltaremos a ele em breve, assim que passar o Encontro.
 
Conhecemos esta passagem que lemos hoje onde Jesus nos fala dos frutos. Esta é uma questão da mais alta importância, pois, se queremos agradar a Deus, devemos ser frutíferos. O fruto é o resultado do nosso amor pelos nossos amigos. Se nosso amor é verdadeiro, teremos frutos, mas se estamos enganados, apenas pensando que amamos, sem amar de fato, então nossa vida será seca.
 
Vejamos abaixo algumas destas verdades:
 
Existem crentes que estão salvos, mas não estão dando fruto. Jesus disse: “toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta”. Em outras palavras o Senhor está dizendo que algumas pessoas estão ligadas a Ele, portanto salvas, mas permanecem com suas vidas secas e sem fruto, porque não quiseram investir em outros. Essas pessoas serão cortadas, não da salvação, mas do reino. Ou seja, esses crentes são aqueles que, sendo herdeiros de Deus, viverão na terra como escravos. Quem dá fruto usufrui da herança, do suprimento de Deus e ainda reinará com Cristo. Sabemos também que Deus pedirá conta daquilo que Ele colocou em nossas mãos.
 
Por isso, compreendemos que esse é o tempo para tornar a nossa vida muito frutífera. Se investirmos em pessoas, teremos uma recompensa na glória.
Existem crentes que já estão dando frutos, mas não estão completamente limpos. “toda vara que da fruto, ele a limpa para que dê mais fruto”. Alguns, começaram a andar com o Senhor e, porque são frutíferos, estão sendo limpos dia após dia. Isso significa que a melhor maneira de transformarmos nossa vida na presença de Deus é sendo frutíferos.
 
Para frutificar é preciso permanecer.
Mas o que é permanecer? Será que permanecendo na igreja, apenas freqüentando os cultos estamos permanecendo? Na verdade, não. Permanecer em Jesus, significa, permanecer no amor, e permanecemos no amor, na medida em que amamos outras pessoas. E amamos outras pessoas quando nos relacionamos com elas e investimos em suas vidas.
Quem permanece em Jesus, dá muito fruto. Por quê? Porque este crente certamente está amando outros e investindo sua vida neles, ou seja, está fazendo o que Jesus fez. “ Eu sou a videira, vós as varas. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto” Vrs 5.
 
O fruto é gerar outros iguais a nós, ou seja, filhos de Deus. Fomos chamados para isso. Este é o propósito dos filhos de Deus. Conforme Gn.1.28. fomos colocados por Deus, aqui na terra, para ser fecundos, nos multiplicarmos e encher a terra”. Dar fruto não significa apenas se envolver com alguma atividade da igreja, embora todas sejam importantes e necessárias. O fruto tem o D.N.A. da planta e do galho que o gerou. Quando ajudamos em alguma atividade, esta terá o nosso apoio, mas não nossa essência. Mas quando geramos alguém em Deus, estamos transmitindo a vida de Deus que está em nós. O fruto não fica para sempre ligado a árvore, mas haverá um tempo em que será liberado para alimentar outros e continuar o processo de gerar.
 
Assim também nós, para cumprir o propósito de sermos frutíferos, devemos alcançar outros através do evangelismo, do nosso testemunho de vida, da consolidação, do discipulado (andando juntos) e através do enviar (lançando nossos discípulos como flechas). Quando somos frutíferos dessa forma, estamos glorificando ao Pai e somos reconhecidos verdadeiramente como discípulos de Jesus, Vrs 8.
 
Como igreja, queremos cumprir este alvo, através das células, alcançando e investindo em outros. Não seremos aqueles que são cortados e lançados no fogo, mas crentes frutíferos e vencedores que glorificam o Pai e são reconhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus.
 
Sabemos que Jesus é a fonte de amor, alegria, paz, perdão, santidade, retidão, humildade, submissão, fidelidade, fé, mansidão, esperança, cura, etc. Se estivermos ligados nEle, seremos alimentados por Ele, esta seiva da vida transbordará em nós, teremos a Sua essência. Os primeiros frutos começam dentro de nós e refletirá do lado de fora e o resultado será outras vidas sendo alcançadas para o Senhor Jesus e nós estaremos completos nEle.
 
Desta forma haverá cura e restauração através do perdão, da compreensão, do amor e relacionamento mais íntimo e sincero em nosso casamento e em toda família. Nossos amigos virão até nós pelo fato de verem em nós a luz de Cristo que se manifesta através do nosso testemunho de vida, através do nossos olhos que brilham, através da nossa alegria estampada em nosso rosto, através da nossa integridade e da nossa atitude diante de uma crise.
 
O Senhor deseja ver os maridos amando suas esposas e assumindo seu sacerdócio em casa e no reino de Deus, as esposas respeitando seus maridos e completando a vida e ministérios deles, é através delas que a casa é edificada. Deus quer ver os filhos obedecendo, ouvindo e honrando seus pais, para que possam prosperar, Ele quer ver jovens santos, fieis que não negocia sua fé por nada.
 
Amados, Deus começou uma boa obra na sua vida e Ele vai completar até o dia de Cristo Jesus!
 
Jesus disse: aquele que permanece em mim, esse dá muito fruto, eu vos chamei e designei para que vades e dê frutos e vosso fruto permaneça, afim de tudo o que pedirdes, seja concedido pelo meu Pai que está no céu. João 15:5,16
 
Seja muito frutífero!
“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém, a sua vida pelos seus amigos” Vrs. 13.
 
Compartilhar opcional, caso não queira, faça de acordo com o momento sem sair do tema.
1.     Tenho deixado a Palavra de Deus operar em minha vida a transformação necessária, para que os frutos se manifestem, ou tenho ouvido sem prestar atenção, me acostumado sem dar o devido valor? Seja sincero!
2.     Quantas pessoas você trouxe a células hoje pelo fato delas serem importantes para Deus, e da necessidade de que haja frutos do seu amor por elas?
3.     E você que veio, já entregou sua vida pra Jesus? Ele ama você e se sacrificou pela sua salvação!
 
Um beijo no coração de todos! Amamos você!
 
 
Paistores Eliezer e Zenita C. Moreira

 

 

Imprimir