22/11/2017 – As consequências do pecado e a resposta de Deus

22/11/2017
As conseguências do pecado e a resposta de Deus
Gênesis 3:8-24 – Isaías 59:2

O homem que Deus formou é bem diferente de todas as demais criaturas, esse ser possuí perfeita liberdade de escolha. Se decidir obedecer a Deus, essa decisão será respeitada; se preferir rebelar-se, essa decisão também será respeitada. O Senhor não realizará nada por nós, a não ser que cooperemos ativamente com Ele. O fato de termos livre arbítrio nos traz a responsabilidade pelas escolhas que fazemos, somos livres para escolher, mas não somos livres das consequências, sejam boas ou runs.

Deus estabeleceu assim, é lei espiritual, são princípios que regem o universo, tanto espiritual quanto físico, desta forma nem Deus e nem o diabo em relação a nossa vida poderão fazer nada sem o nosso prévio consentimento. A vontade do homem é livre, ele tem poder de decisão e é exatamente por isso que cada pessoa dará conta das suas decisões diante de Deus.

Se obedecermos a esses princípios estaremos seguros, desfrutaremos das promessas de Deus e usufruiremos da herança do Senhor Jesus. A queda do homem foi ocasionada pela busca do conhecimento que estava fora do plano de Deus, gerando a morte espiritual, a separação de Deus. Por isso Deus usa a loucura da cruz para “destruir a sabedoria do sábio que tem a sua sabedoria apenas nas coisas deste mundo”.

O intelecto foi a principal causa da queda. É por isso que, para alcançar a salvação, o homem precisa crer na loucura da Palavra da cruz, ao invés de depender da própria inteligência. A árvore do conhecimento provocou a queda do homem porque ele buscou debaixo de desobediência.

Adão e Eva dependiam de Deus e não lhes faltavam nada, a terra foi feita para eles e sua descendência, tudo o que eles precisavam tinha sido criado por Deus, eles viviam no paraíso. Todos os dias eles tinham um encontro com o Deus Todo Poderoso, o seu criador. Mas o Diabo começou tentá-los no intuito de seduzi-los levando-os a rebelião e desobediência.

Mesmo depois de Deus ter lhes advertido sobre as consequências da desobediência, comeram do fruto do bem e do mal que Deus lhes ordenara que não comessem. Fizeram com consciência, não foram enganados, eles acharam que nada iria acontecer de mal, eles não acreditaram em Deus.

Conseguências do pecado na vida do homem e sua descendência

1. Adão se escondeu de Deus. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor, entre as árvores do jardim. (Gênesis 3:8).

Deus é tudo o que precisamos, Ele é a resposta para cada um de nós, pois Ele é o autor da vida. A Sua presença em nós nos fortalece, ter comunhão e intimidade com Ele nos traz paz, saúde, revelação e poder. Sabendo disso todos nós somos movidos a buscarmos a Deus com toda intensidade, pois nEle está a nossa esperança, a nossa salvação, a vida eterna.

Agora veja o que aconteceu com Adão e Eva. A primeira reação deles após o pecado foi fugir e esconder-se da presença de Deus. Temos a tendência de nos esconder de Deus quando pecamos, sabemos que isso é impossível, pois Ele é onipresente e sabe onde estamos e qual é a nossa condição. Quando nos sentimos culpados por algum pecado que cometemos ou alguma fraqueza difícil de vencer, a tendência é camuflar, não falar nada, ou nos afastar e isso nos traz aflição.

Deus sabe onde estamos e nunca conseguiremos nos esconder dEle, Ele sabe até dos nossos pensamentos, das aflições e da tendência do nosso coração, mas mesmo Ele me vendo, se eu viro as costas, Ele não interferirá na minha decisão. Ele nos vê, mas o pecado gera uma nuvem, uma neblina que nos encobre e mesmo Ele sabendo onde estamos, ficamos separados e vulneráveis ao inimigo. O pecado nos encobre de Deus, ficamos cegos em relação a Ele e isso impede que nossas orações sejam ouvidas. (Is. 59:2).

Jesus disse que quem tem o Filho tem o Pai e quem os tem, recebe a vida eterna. A vida eterna está em Jesus Cristo nosso Senhor. No Evangelho de João 3:16 Jesus disse que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jesus é a porta de entrada, Ele é o caminho, ninguém vai ao Pai celeste senão por Ele, é Cristo que nos leva até Deus e nEle encontramos a razão verdadeira da vida, nEle somos perdoados de todos os nossos pecados, mas isso não é automático, é necessário reconhecer que somos pecadores, nos arrependermos e nos entregarmos ao Senhor Jesus que na cruz pagou o preço dos nossos pecados.

Uma vez que cremos em Jesus, não podemos viver nos escondendo de Deus, precisamos nos envolver com a igreja, nos integrarmos numa célula e nos tornarmos discípulos ativos numa equipe de doze. Sem isso não seremos acompanhados de perto, não teremos relacionamentos que geram transparência para uma vida liberta, curada, restaurada e próspera.

Compartilhar: Você já tem a Jesus Cristo como teu Senhor e salvador? Você está integrado nesta célula e na igreja? Você já entregou sua vida ao Senhor Jesus, já o recebeu como seu salvador?

Atenção: Obs. Próximo sábado as 19:00 teremos o casamento coletivo, você é nosso convidado, as famílias e amigos destes casais estão convidados. Domingo será o culto do amigo, as pessoas do projeto FAMÍLIA FELIZ estão convidadas para receberem o diploma e a UNÇÃO E oração profética. Convide amigos!

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Imprimir