Vasti e Estér

Ester 1:16-18; 9:29-32

Vasti era rainha, mas se engrandeceu, FOI SOBERBA, achou que jamais perderia o trono… Ela desrespeitou uma ordem do rei (insubmissão, rebelde). Vasti era rainha possuía um poder de influência muito grande sobre as pessoas, por isso recebeu uma disciplina tão grande… perdeu a coroa de forma irrevogável!

SOMOS OU MUITOS PRETENDEM SER LÍDERES… o que fizermos estaremos influenciando outros a fazer o mesmo. (Roupas, corte, atitudes, as vezes agimos como crianças, as vezes com imaturidade…) – Se não corrigirmos todas as outras mulheres ou esposas vão querer fazer o mesmo. Não há como cobrar de seus discípulos aquilo que você não faz. A rainha Vasti se tornou um mau exemplo de esposa e rainha e a sua influência estaria alcançando muito lares, conforme diz o texto

SEUS DISCÍPULOS SÃO REFLEXOS DE SUA LIDERANÇA.

Éster ocupou o lugar de Vasti, se dispôs a isso, pagou o preço, não foi fácil, porque só de preparação foi um ano…  Liderar não é fácil, discipular também não, eu sei disso, mas há uma recompensa, e a primeira recompensa é ser noiva, escolhida… (O Rei teve Éster como privilegiada).

Há testes, mas vale a pena!

O que eu quero enfatizar de Éster é que mesmo depois de tudo isso, ela ainda não havia entendido sua identidade, o porque de tanta preparação, tanto óleo…!

Ela só entendeu quando Mordecai pediu que ela intercedesse pelo povo, alegando que ela não seria poupada só por estar no “castelo” (nós também não seremos poupados só pq somos líderes ou estamos na igreja).  Ela então discerniu que ela só foi colocada ali por causa do POVO, e não por causa dela mesma (fomos salvos para salvar outros, somos lides por causa de outros, para cumprir o propósito de Deus).

SE PERECER, PERECI DISSE ESTER.

Quando ela entendeu, ela perdeu suas reservas! Não se preserve dê o seu melhor, você só tem essa oportunidade, lembra do cego Bartimeu? Ele só precisava de uma oportunidade!

Não havia nada que Ester pudesse fazer, há não ser que ela estivesse em uma posição de influencia e liderança. Deus a colocou naquela posição para cumprir um propósito, e o que ela fez diante de Deus e diante de Israel, ficará para sempre…

Assim é com você, Deus te colocou e está te colocando em posição de liderança e de influência, para você fazer a diferença na sua casa, no seu casamento, na vida dos seus filhos, na vida dos seus pais, dos seus discípulos, dos novos que Deus te deu e ainda vai te dar. Você está na célula e aqui na igreja para fazer a diferença, Deus e nós pastores contamos com você!

Pastores Eliezer e Zenita