Precisamos renovar a mente com a Palavra de Deus

Colossenses 3:2-4;

Você já se perguntou por que pensamentos negativos às vezes enchem sua mente? Já indagou como transformar esses pen­samentos negativos em outros positivos? Já notou o impacto daquilo que você pensa sobre aquilo que faz quando se depara com uma escolha moral importante ou um dilema ético?

1. Tenha a Mente Positiva;

2. Mude a maneira de pensar;

3. Você é aquilo que pensa.Se os pensamentos são equivocados, os sentimentos serão er­rados, e a combinação entre pensamentos e sentimentos forma o caráter pessoal. A boa notícia é que a reconstrução do pensamento nos transforma. A Bíblia diz: "Transformem-se pela renovação da sua mente" (Romanos 12:2). Além de reconhecer os pensamentos distorcidos, devemos corrigi-los e substituí-los por pensamentos corretos e verdadeiros que encontram sua fonte em Deus.

Como, então, podemos proteger e aumentar nossa inteligência emocional? Ingerindo alimentos saudáveis, descansando o suficien­te, evitando entretenimento negativo na internet, na televisão e nos filmes, e rejeitando distorções cognitivas: magnificação, raciocínio com base em emoções, generalização exagerada, e assim por dian­te.10 Devemos encher a mente com pensamentos corretos e verda­deiros, provenientes da compreensão do plano de Deus para nossa vida. Assim, conforme disse Cristo, conheceremos a verdade, e a verdade nos libertará (João 8:32).

A maneira de se libertar dos pensamentos negativos é substituí-los por positivos. Pensamentos deprimentes e derrotistas passam por nossa mente. Nessas ocasiões, o conselho do apóstolo Paulo é extremamente útil: "Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.

Em Colossenses 3:2-4 lemos que quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com Ele em glória". Analise essa instrução divina com cuidado.

Primei­ro, ela nos aconselha a manter "o pensamento nas coisas do alto". Podemos parafrasear a ordem desta maneira: "Escolha preencher a mente com a realidade da verdade divina. Não permita que as dis­torções do inimigo moldem seu pensamento."

Manter "o pensamento nas coisas do alto" faz toda a diferença no processo de pensamento por dois motivos significativos. Primeiro, sentimos mais uma vez que nossa "vida está escondida com Cristo em Deus". Em Jesus, somos afirmados e aceitos, estamos salvos e seguros. Ele é nosso refúgio e nossa força. Na cruz, Jesus triunfou so­bre todas as forças do mal. A vitória dEle é nossa (Colossenses 2:15).

Nada pode nos tirar de Suas mãos (João 10:27, 28). Nada pode nos separar de Seu amor (Romanos 8:35-39). E nada pode tirar nossa paz e alegria interior profunda se, pela fé, nos apegarmos à realidade de que nossa vida real está protegida por Jesus e por Deus.

Segundo, manter "o pensamento nas coisas do alto" provoca uma transformação literal e poderosa na vida, porque, quando Cristo, que é a nossa vida, "for manifestado" na segunda vinda, nós nos uniremos a Ele em glória.

Esta é uma esperança e um encorajamento muito superiores a qualquer coisa que possa nos afligir e perturbar. Jesus voltará e nos le­vará para o Céu. Um dia, a tristeza, o sofrimento, a doença e a depressão terão fim. A opressão e a injustiça desaparecerão na névoa do passado. Em Cristo, por meio de Cristo e por causa de Cristo, podemos ter pen­samentos positivos, esperançosos e alegres hoje e por toda a eternidade.

 

Imprimir