Restauração do altar da adoração para tocar Deus

João 4:20-24; Ap. 4:8,11

Adoração é o reconhecimento do que Deus é. Há uma fome dentro de nós que nem sempre sabemos discernir de quê. Buscamos a satisfação em muitas fontes, mas ela permanece. É a necessidade de Deus mesmo, que Ele colocou em nosso coração. O espírito em nós busca ser liberto do cativeiro a alçar voo rumo à presença de Deus, assim como pássaros parecem ser compelidos a responderem um chamado para migrarem. É Deus nos atraindo.

Há um desejo inerente em nós de adorar a Deus, mas a habilidade de fazê-lo foi perdida na queda de Adão. O Espírito de Deus, contudo, nos capacita a entrar no Santo dos Santos, habitação de Deus, onde finalmente encontramos nossa razão de viver. ADORAR A DEUS.

A adoração fala do nosso amor respondendo ao amor de Deus. Não é um imperativo, pois o amor não se pode impor, mas uma resposta voluntária a um estímulo espiritual. E Jesus nos garante que esse amor que sentimos, e o fluir do Espírito que experimentamos encontrará sua expressão e satisfação quando os liberamos de volta para Deus em adoração.

Quando entrarmos em profunda adoração, entraremos na cláusula da perfeição, onde o próprio Deus diz: "Eu procuro verdadeiros adoradores que me adorem em espírito e em verdade"

A base da verdade e da justiça está no trono de Deus, que é onde se proclama dia e noite: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos" (Is. 6:3). "Senhor dos exércitos"! Para proclamarmos a santidade de Deus temos que reconhecer que há guerra. Somos a casa de Deus na Terra e esta casa vai viver em guerra 24 horas, mas a santidade de Deus vais ser instalada, para que todos vejam a glória do Senhor estabelecida na nossa vida. Porque Deus é Santo e é Guerreiro, toda a Terra está cheia da Sua Glória.

O Pai procura verdadeiros adoradores. Ele procura uma classe, porque todos nós podemos ser adoradores momentâneos, temporários e, na hora em que chega a crise, acabamos por nos descontrolar e ficamos dizendo: "meu Deus, por que logo comigo?"

Não existe nenhuma outra classe da Bíblia que Deus procure: nem pastores, nem evangelistas, mestres, apóstolos, nenhuma, mas Deus tem uma classe especial na Terra que Ele procura: adoradores. E, quando respondemos a Deus como verdadeiros adoradores, conquistamos o Trono de Deus e Deus nos conquista.

Assim, nada na Terra será empecilho para o adorador, porque este terá o coração em Deus e Deus terá o coração no adorador. A frequência do coração do adorador estará na mesma frequência do adorado; há uma cumplicidade. O coração do adorador está em linha com os pensamentos, sentimentos, força e graça de Deus.

Tocar e ver Deus. Jesus disse que os limpos de coração verão a Deus. A visão de Levítico 6:8-13, quando o sacerdote remove as cinzas do Altar e as leva para fora do arraial, é um figurativo que não podemos deixar nada que sejam resquícios de pecado dentro do nosso reduto, pois os limpos de coração verão a Deus.

Esse texto é demasiadamente forte e nos leva a percebermos claramente a diferença entre o que é sagrado e o que é profano. Existem protocolos de honra onde a glória de Deus se manifesta nas coisas pequenas. Deus gosta de rituais, solenidades que exaltam o Seu Nome, tocam Seu Trono e consagram Seu Altar. Por exemplo, se arrumar bem para vir adorar, a postura na presença dele… faz a diferença.

O termo estar limpo, não se refere àquele que nunca se suja, mas àquele que sempre se lava no sangue do Cordeiro. Observe, porém, que o processo de limpar e restaurar o Altar não é uma chamada comum. Muitos estão no Reino, mas não sabem se comportar em honra diante do Rei, nem no Seu Santuário, nem nos lugares geográficos por onde anda.

Limpar o Altar é a conservação restauradora mais profunda que existe, pois muitos não sabem se manter limpos. É preciso um pacto, uma aliança, ano após ano para que algumas coisas sejam colocadas em ordem para nosso bem.  Em Apocalipse 22:11,12 diz “Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda. Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.”

Limpe o Altar! Alguém só vai encontrar a sua dracma depois de varrer a casa com diligência e limpá-la corretamente. Só teremos algumas coisas de volta quando decidirmos pela limpeza no caráter e a mudança de atitude (Lucas 15:8,9 – Fala da mulher da Dracma perdida).

As pessoas no mundo buscam padrões, elas querem um modelo, e os sacerdotes, homens e mulheres de Deus são modelo para sua geração. Manter o Altar puro, conservar a inocência restauradora em um século que a cada dia nos convoca para coisas horrendas não é fácil, porém é possível. O padrão da Bíblia em Jesus é nosso modelo

Limpar as vestes. Vestes físicas expressam àquilo que somos por dentro. Também nossas atitudes expressam nosso caráter cristão, e isso com certeza definirá um milagre novo que será instalado na nossa história. Precisamos acreditar que a inocência é um dos requisitos que o Senhor exige, pois os limpos de coração verão a Deus e só estaremos limpos pela Palavra que temos recebido. “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” (João 15:3)

Acender o fogo do Altar é a chamada para que a nossa vida esteja cheia da presença de Deus, tomada do conhecimento do Senhor e não estarmos fora da convocação maior que é ser líderes cheios do fogo vivo e livres do fogo estranho, uma limpeza verdadeira e cheia de propósito.

2015 será o ano mais restaurador da nossa história, para que estejamos menos de nós e mais de Deus. Cada casa, cada escritório, cada trabalho e cada geografia terão fogo contínuo e não deixaremos que o adversário ganhe vantagem na nossa vida. Estejamos cheios de Deus e deixemos de lado as coisas que antes fazíamos. A limpeza de caráter é uma libertação no espírito.

Adoração é manter acessa a chama da fé, do amor, da fidelidade, da lealdade e da paixão pelo Senhor, pois adoração é tocar Deus com o nosso amor, com o nosso coração. Devemos sustentar o fogo no Altar, ser a geração que decidiu fazer história e construir uma sociedade melhor. Alguns viverão 2015 na mesmice e até regredirão no processo restaurador, porém existe uma classe de homens, mulheres, jovens e até adolescentes que viverão acima do conceito social secular e se tornará modelo de um Altar vivo, santo e agradável a Deus.

Este é o ano de restaurarmos o Altar! Não estamos falando somente de um Altar físico, mas principalmente da nossa vida, removendo o que mais incomoda uma família, uma sociedade e a nós mesmos: nossas atitudes que estão fora da Palavra e da promessa.

Saiamos dos discursos e partamos para uma vida prática! Voltemos à limpeza, à remoção das cinzas e mudemos as vestes. Claro que é uma decisão particular, mas este será o ano dos maiores milagres já contemplados na história, quando eu e você viveremos desafiados a sermos esse Altar vivo de Deus na Terra.

“Caminharei na inocência de coração no seio da minha família.” (Salmos 101:2)

“Lavo as minhas mãos na inocência e assim andarei, Senhor, ao redor do Teu Altar.” (Salmos 26:6

 

Imprimir