Restaurando os princípios para entrar em um novo manto

Deuteronômio 4:5-6

Esta palavra de hoje tem o propósito de resgatar os Princípios Bíblicos estabelecidos por Deus em sua Palavra. Deus estabeleceu um caminho para que o homem andasse, um caminho que nos levaria ao êxito na formação da família, em nossos ministérios e na vida cristã como um todo. Porém, o homem deixou de obedecer estes princípios, pecando e perdendo o domínio e governo que Deus havia estabelecido para ele. O homem quebrou o princípio da obediência, deixando, assim, o humanismo dominar e exercer governo no seu espírito, alma e corpo.

Hoje, Deus nos faz a chamada de retornarmos aos Princípios Bíblicos, de onde nunca deveríamos ter saído.

Retornar aos Princípios Bíblicos é:

  1. Restaurar o princípio de carater, que é a fidelidade curada em nossas vidas;
  2. Restaurar o princípio da obediência para que não venhamos a nos sacrificar;
  3. Restaurar o princípio do governo, o domínio próprio em nossas vidas;
  4. Restaurar o princípio da semeadura, tendo consciência do nosso plantio e colheita;
  5. Restaurar o princípio de mordomia, para que haja uma administração de excelência na nossa vida, famíliar, finançeira e na obra de Deus;
  6. Restaurar o princípio de individualidade para que possamos conhecer a nossa identidade e propósitos diante de Deus;
  7. Restaurar o princípio de soberania, reconhecer e aceitar o senhorio de Deus sobre nós.
  8. Restaurar o princípio da santidade para alcançar e atrair o trono de Deus;
  9. Restaurar o princípio da fé para que vejamos o sobrenatural de Deus vivenso milagres;
  10. Restaurar o amor para que possamos transbordar a vida de Deus em nós;
  11. Restaurar o princípio da aliança para que sejamos UM;
  12. Restaurar o princípio da honra para que possamos prosperar em tudo.

Restaurar e retornar aos Princípios Bíblicos é viver uma vida tranquila e sossegada sobre a Terra. Em Jeremias 18:15 diz: "Contudo o meu povo se tem esquecido de mim, queimando incenso à vaidade; e fizeram-nos tropeçar nos seus caminhos e nas veredas antigas, para que andassem por veredas afastadas, não aplainadas".

Andar por veredas afastadas e não aplainadas é fazer os nossos próprios atalhos que são caminhos de perigo para nossa alma. Quando saímos dos princípios, saímos da vontade de Deus, do seu plano Soberano para nossas vidas. A vontade de Deus é que andemos em suas veredas antigas, ao caminho da eternidade, um caminho agradável, aprazível, próspero e sobremodo excelente.

Desde a virada e nestes doze dias Deus traz luz sobre nós nos dando um novo entendimento para que o propósito de crescer, frutificar, multiplicar e governar se torne verdade na nossa vida, pois é desta forma que ganharemos, não só nossa família e amigos para Cristo, mas o Brasil e as nações da Terra. Obedeça hoje à chamada de Deus, retorne ao plano original dEle para sua vida, retorne aos Princípios Bíblicos, às veredas antigas, de onde você nunca deveria ter saído.

Em Deuteronômio, o Senhor deixa claro que tudo o que está ordenado em Sua Palavra é para que obedeçamos e nada deve ser acrescentando e nem diminuído. Agindo dessa forma, estaremos adquirindo sabedoria e entendimento para que todos os povos, quando nos virem, reconheçam que somos dotados de sabedoria e inteligência. É por isso que o inimigo de nossas almas trabalha incansavelmente para roubar os princípios de Deus de nossas vidas.

Deus estabeleceu um caminho, uma vereda para que o Seu povo possa trilhar e encontrar descanso para as suas almas (Jr 6:16-17). Mas muita gente sairam dos princípios estabelecidos por Deus, por causa do humanismo, pós modernidade e religiosidade.

Consequentemente, por se afastarem dos princípios eternos, perderam o descanso ao qual tinham direito. Em Mateus 3:3, cumpre-se a profecia de Isaías sobre João Batista, o homem escolhido para endireitar as veredas, preparar o caminho do Senhor. Há muito o Senhor tem chamado o Seu povo para que retorne às veredas e endireite os seus caminhos. No princípio, quando Deus criou a Terra, Ele estabeleceu caminhos para o homem andar, mas o homem resolveu fazer uma outra rota. E a conseguência foi cadeias espirituais, cansaço e fadiga emocional e desajuste na família.

Andar nos princípos de Deus traz descanso para a Alma. Há monstros internos que atormentam e aprisionam a alma das pessoas, roubando a paz. Quando alguém não anda pelos caminhos estabelecidos por Deus, não consegue encontrar descanso para a sua alma e seu futuro é roubado, pois vive em tormentas contínuas. O plano original de Deus é que o homem seja restituído no descanso da alma e caminhe pelos Princípios Bíblicos. Mas, o pecado, através do humanismo e da pós modernidade, roubou o descanso, o bom caminho, a bênção e a prosperidade.

Quando o homem faz atalhos demonstra que está andando sozinho, sem cobertura, assim ele se perde, fica cansado, faz seus próprios projetos e acaba morrendo antes do tempo. Todas as vezes que saímos dos princípios, saímos da vontade de Deus e começamos a andar por veredas não aterradas e caminhos perigosos.

Deus estabeleceu vários princípios para a humanidadecitados anteriormente. Dentre eles vamos destacar três; o carater, o autogoverno e a individualidade, todos são fundamentais, mas estes três revelam a essência da pessoa e demonstram se seus frutos são ou não de excelência. Esses princípios, quando colocados em prática, produzem um padrão de vida que agrada o coração do Pai.

1. Carater. Em êxodo 18:21 Deus disse a Moisés: "Procura dentre o povo, homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza, põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez".

Podemos definir carater como uma marca impressa que distingue a pessoa. Carater, no grego, significa "imagem". Temos um bom carater ou um mau carater. O carater é a soma total de todas as influências positivas ou negativas que o indivíduo recebe no decorrer de sua vida. Por se tratar de características adquiridas, o carater se manifesta através de atitudes, sentimentos, ações, valores e motivações.

Todo aquele que é nascido de novo precisa buscar um carater tratado, curado e irrepreensível. "Pois todos eles buscam o que é seu próprio, mas o que não é de Cristo Jesus. “E conhecereis o seu carater provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai" (Fl 2: 21-22).

2. Autogoverno. Esse princípio fala de obediência, do governo de Deus dentro de nós, fala de domínio próprio. O humanismo diz que você é controlado de fora para dentro, ou seja, o meio ambiente é quem rege as normas e não é assim. Segundo os princípios da Palavra de Deus, quem molda o homem é o Espírito Santo que habita dentro dele usando a Palavra, a revelação, convencimanto do pecado e a exortação. É uma obra de dentro para fora. É assim que Ele trabalha o governo dentro de nós para que aprendamos a obedecer.

Ao voltar para as veredas de Deus, o homem aprende a exercer o autogoverno. Sua conduta é transformada. Ele passa a ponderar o que deve ou não ser feito seguindo sempre os ensinos da Palavra de Deus. Pessoas que voltam para as veredas antigas não tem dificuldade de submeter-se às autoridades, líderes e pastores.

3. Individualidade. Deus nos fez com uma identidade. Somos obras primas. Temos nossas peculiaridades e cabe a cada um de nós saber lidar com a individualidade. Quando Deus mandou Adão dar nome aos animais, ele foi observando as características de cada um e, então, foi-lhes dando um nome (Gn 2:20). Ter individualidade implica saber lidar com ela, com a percepção que temos de nós mesmos, o valor que possuímos. Essa identidade não é apenas no reino físico, mas também no reino espiritual.

Princípios são qualidades. Deus estabeleceu o homem na Terra para que ele viva os princípios da Palavra. A individualidade e a identidade têm o propósito de fazer andar e caminhar nos princípios estabelecidos e planejados para nossas vidas. Satanás veio para roubar, matar e destruir (Jo 10:10). Seu desejo é governar sobre a identidade do homem. Seu alvo foi tirar o homem do propósito de Deus para que ele perdesse sua identidede. Então o homem começou a caminhar por atalhos e se desviou dos princípos eternos que regem a vida em abundancia segundo Deus.

Princípios Bíblicos são verdades eficazes e infalíveis da parte do Deus criador para nos respaldar no cumprimento das Suas promessas nas nossas vidas.   Estes princípios são Válidos para todos os que buscam ao Senhor e são válidos em todo tempo, em todo lugar e para todo procedimento – II Tim 3:16.

O Manto sobre nossas vidas. Em Efésios 4:11 diz: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres.”  Existem mantos que definem história e ministérios. O manto fala de autoridade, cobertura, poder, unção, proteção ou tenda sobre a vida. Você precisa de um manto novo para ser revestido de autoridade, poder, sabedoria e marcar esta geração com uma nova identidade, deixando o legado da autoridade com eles e como tem sido falado aqui nestes doze dias, tudo começa pela família.

Jesus Cristo é o Apóstolo dos Apóstolos e Ele tem o Manto que cobre, protege, adiciona, inclui e doutrina. O Manto é um sinal para proteger pessoas, ministérios e instituições. O Senhor Jesus deu a igreja os cinco ministérios para que a cobertura fosse estabelecida, pois estes são seus representantes para estender Sua cobertura a todos os que crerem.

Os princípios precisam estar restaurados na nossa vida, pois este nos dá legitimidade para ter cobertura. A medida em que vivemos estes princípios eternos, o manto é renovado sobre nós. Praticar significa viver, reconhecer e honrar Àqueles que Deus colocou sobre nós para nos conduzir, nos proteger e nos desatar para um futuro certo, próspero e seguro.

Assim como as misericórdias de Deus  se renovam a cada manhã nas nossas vidas pelo fato de nos submetermos a Deus em uma busca intensa e permanente, assim também a cobertura se renova, pois ela é relembrada pela prática dos princípios que denunciam que aceitamos caminhar em aliança, unidos em um propósito eterno para vivermos um cristianismo vivo eficaz.

Ore agora e agradeça a Deus por você estar integrado na igreja, por você ter uma cobertura e fazer parte de uma equipe de Êxito nesta terra que se chama família de Deus. Agradeça pelo teu líder que luta por você, que te abençoa todos os dias, que sonha por ver você desatado e próspero.

 

 

Imprimir