A necessidade de restauração nos nossos lares

Malaquias 4:6

Todos nós precisamos não só melhorar, mas mudar completamente a qualidade das nossas famílias em todos os aspectos. Conhecemos que uma igreja é sarada quando os casamentos são restaurados. A medição da santidade de uma igreja inclui essa restauração, porque começa um novo estímulo para que as demais pessoas mudem a direção em que estão caminhando.  Se virmos um lar equilibrado, se as famílias forem curadas, que problemas teremos na sociedade? Deus vai começar a restauração da terra curando as famílias (Malaquias 4:6).

Os problemas da sociedade são gerados em casa, mas pela família vem a saúde. Se as casas tiverem estrutura, não teremos delinquentes nas ruas, não teremos bandidos, nem distúrbios. O problema não é o que vemos na rua, pois o que vemos na rua é resultado do que foi gerado em casa, e Deus está dizendo que chegou o tempo das famílias serem curadas. É tempo de restauração!

O Senhor tirou a nossa geração da hipocrisia, do fingimento. Há pessoas que dizem que estão "muito bem, graças a Deus", mas, quando vamos mexer na vida dessas pessoas, quando caminhamos com elas, descobrimos tantas coisas que estão ainda por fazer, por acontecer, o bom é que as pessoas querem mudanças.

Quando alguém da igreja chega a dizer que a própria família precisa mudar, é porque chegou ao nível de acreditar que Jesus pode mudar a sua história. Ninguém aguenta mais sofrer e continuar fingindo que está tudo bem.  Existem pessoas que só deixam a dissimulação quando chegam ao limite do sofrimento. Por isso deixe de viver de aparência e assuma que sua casa necessita de restauração.

Todos nós precisamos não só melhorar, mas mudar completamente a qualidade das nossas famílias em todos os aspectos. Jesus não veio para melhorar, ele veio para nos mudar completamente. Quem quer melhorar, procura um psicólogo, que pode ajudar em muito, Mas Jesus não só melhora, ele resolve, por isso exponha sua vida e família ao poder da Palavra de Deus e ore agora com toda força por mudanças e restauração. 

Maridos: Para uma mulher, o homem é a mais complexa de todas as criaturas de Deus. Ele tem expectativas elevadas acerca de si mesmo e, quando não consegue realizar seus sonhos experimenta emoções com as quais é difícil lidar. Por vezes, pode ter medo da rejeição, das comparações com outro homem, da incapacidade de satisfazer sua esposa.

Pode se sentir inadequado, frustrado e desamparado diante de desafios da vida. Durante esse período de vulnerabilidade, um homem precisa encarecidamente de uma auxiliadora compreensiva, e também de aceitação, apreciação e afirmação. Um marido íntegro demonstrar respeito pela mulher na maneira como a trata, e, se estende ao seu estilo de vida. A mulher deve tratar o marido como se ele já fosse a pessoa que Deus o criou para ser.

O marido precisa de respeito da sua esposa, admiração sincera, apreciação que significa o valor, consideração. A espoa deve expressar gratidão pela vida do marido, por sua fidelidade, trabalho, provisão e cuidado. A esposa deve lhe falar com bondade (Prov 1:26) e lhe dar a certeza de seu amor e fidelidade.

Um lar onde possa encontrar conforto e paz, o marido deve ser considerado como presente de Deus, ser tratado com sensibilidade, carinho e amor. Suprir suas necessidades requer tempo, gentileza, ouvir tocar e realizar gestos de amor com criatividade. (Ecl. 4:9-12) È melhor serem 2 do que um      

Esposas: Uma esposa desenvolve uma vida piedosa começando com as prioridades corretas e dedicando-se ao seu relacionamento pessoal com Deus (Mt 6;33).

O que acha uma esposa, acha o bem e alcança a benevolência do Senhor (Prov.l8:22). A casa e os bens vem como herança dos pais; mas do Senhor, a esposa prudente (Prov.l9:14).

A mulher de provérbios 31 fala de uma esposa que tem aparência agradável (deixa o marido orgulhoso), caráter piedoso, não é materialista, é eficiente no cuidado da casa, valoriza as tarefas do lar, V: 13,15,21,27, prestativa com seu marido, dedicada aos filhos, disposta a usar suas energias e criatividades. Essa mulher de qualidade positiva contrasta com a mulher rixosa, adultera.

Uma esposa também tem suas necessidades especificas que só podem ser supridas pelo marido: Ex. liderança espiritual, incluindo culto doméstico com oração e meditação da Palavra (I Pe 3:7). Afirmação pessoal (Ef 5:19). Comunicação intima e compreensiva (Ef. 2:25). Integridade digna de respeito e transparência de modo a não esconder nada…Ex. dinheiro.

Provisão e sustento, proteção (Gn:2:15). As escrituras descrevem a criação da mulher com a Palavra "Transforma", construir. Deus planeja, executa e supervisiona, essa construção da mulher com a intenção de que ela fosse uma auxiliadora para o homem. A mesma palavra descreve a mulher como auxiliadora é usada para descrever Deus.  SI.33:20 (Deus é o nosso auxilio…).

Se refere a sua função e não ao seu valor. Uma mulher não perde seu valor como pessoa ao assumir humildemente o papel de auxiliadora. Assim a esposa tem a incumbência de auxiliar o marido como parceira espiritual ajudando a obedecer a palavra de Deus e a realizar seus ministérios espirituais como companheira na tarefa conjunta de participar da obra do criador e dar continuidade as gerações como confidente para oferecer consolo e comunhão (GN 2:23,24). Como companheira promover encorajamento e inspiração.

Paternidade: O 12 conceito que uma criança tem de Deus é grandemente influenciado pelo relacionamento que ela tem com seu próprio pai. Na bíblia os pais eram a suprema figura de autoridade em suas famílias. Com apenas uma palavra eles podiam determinar a sorte de seus descendentes. O pai que Jesus descreve, assim como o Pai celeste, ama incondicionalmente, perdoa e dá em abundância. (Ic 15:11-32). O melhor pai terreno é aquele que tem uma vibrante comunhão com o Pai celeste.

Maternidade: As mães tem um relacionamento singular com os filhos, repleto de compreensão, perdão e afeto, porém no caso de alguns filhos a mãe precisa ser firme, esperando e exigindo o devido respeito, as mães devem controlar seu ambiente a fim de receber as bênçãos. Se tiverem ocupadas ou sobrecarregadas não estarão preparadas para isso. Nunca é cedo ou tarde demais para ministrar seus filhos. Os pais devem fazer seus filhos se sentirem amados., instruindo-os, corrigindo, educando.

Os pais sabem o seu papel para seus filhos para manter a ordem na casa. Promova conversar com seu parceiro para expor o descontentamento, ver a necessidade de definir claramente o papel com cada filho. Reconheça e valorize as diferenças. Permita que cada um tenha a sua própria personalidade, habilidade dentro dos limites e regras da família. Chame os filhos para orar juntos, ler a Palavra, sentar juntos na mesa….

Filhos: São bênçãos de Deus, fica claro em salmos 128 que eles são herança. Os filhos devem obedecer aos pais como obedecem a Cristo. Devem ajudar no bom andamento da casa: ex. por lixo para fora, lavar uma louça, arrumar o quarto, não deixar roupas jogadas, lavar os ténis, devem dar dinheiro em casa, aprender a ser dizimista ofertantes, pagar algumas contas, etc.

Os filhos precisam ter harmonia entre sí, isso já vem pela valorizaçao que cada um recebe dos pais, pois se forem valorizados na mesma medida, não haverá entre eles competição.

 

Pastora Nilza

 

Imprimir