Buscando o horizonte de Deus para nossa vida

Jonas: 1:1-172:1,2;  3:1-3

Deus tinha um horizonte, um propósito para vida de Jonas, mas ele levantou-se para fugir da presença do Senhor, como se isso fosse possível. Em Salmos 139: 7 diz: “para onde me ausentarei do teu Espírito? para onde fugirei da tua presença? “ Jonas queria seguir o seu próprio caminho e andar por sua própria conta.

Deus tem um horizonte chave para a nossa vida, assim como Abraão tinha o monte Moriá como seu horizonte, Moises tinha Canaã, Davi o reino, os profetas falar no lugar de Deus, reis trazer a justiça, os discípulos se multiplicarem, etc. Assim também é com cada um de nós. Deus tem um alvo para nossa vida, um horizonte onde devemos chegar e, lá é o lugar da resposta em todas as áreas da nossa vida. Um dos horizontes do Apóstolo Paulo e também nosso, é ser aperfeiçoado pela Palavra.

Se você quiser andar nos teus próprios planos, Deus permitira, porém, as conseqüências você sofrerá. Deus tem uma Nínive para você, este é o propósito de sua vida. Correr do propósito é igual a correr de Deus e, quando saímos deste propósito, sofreremos as conseqüências, pois estaremos desprotegidos e vulneráveis aos propósitos maléficos do inimigo.

Vejamos as conseqüências de andar fora da vontade do Todo Poderoso:

  1. Tempestade
    Estar fora do propósito do Senhor é estar sem autoridade para repreender a tempestade. (Jesus repreendeu a tempestade e houve bonança), assim será com você, basta responder e andar em direção ao alvo de Deus na sua vida. Se a tempestade vier, é só repreender e ordenar para que venha bonança, e assim será
  2. Insegurança
    Estar fora do propósito traz uma insegurança enorme, pois quando vêm às lutas, logo o medo, a ansiedade e a incredulidade se estabelecem e ficamos paralisadas sem conseguir andar. Andar sem Deus ou fora do propósito é andar inseguro quanto à vida e quanto à eternidade.
  3. Perda
    Alguém aqui gosta de perder? Claro que não, todos querem ganhar, vencer, crescer e prosperar, não é mesmo? Pois quando estamos fora do propósito de Deus à vida regride, algumas conquistas são perdidas, as coisas escapam pelos vãos dos dedos e o pior é que sabemos que fora dEle, as soluções não são definitivas, mas apenas paliativos. A resposta certa sempre vem do Senhor e Ele tem a solução para  a nossa vida.
  4. Sono profundo
    Outra característica de andar fora do propósito de Deus é que a pessoa fica em estado de sono profundo, letargia, apatia. Enquanto todos a sua volta percebem, quem na verdade  deveria perceber e reagir, não reage.

Tem gente que está dormindo e não percebe, a vida está passando e o melhor está se perdendo, alguns só percebem na hora da morte, mais aí, já é tarde, pois o tempo de investir na vida espiritual, no casamento, na família, no ministério, na vida profissional, na fidelidade para com Deus, etc., já se foi. Ela tinha tudo para ser feliz, mas se prendeu em pequenas coisas.

5. Auto rejeição
Ao invés de clamar a Deus e lutar pelo melhor como os homens do navio o aconselharam, Jonas passou a ter uma atitude destrutiva do tipo: eu mereço morrer, sou o culpado de tudo, sou um problema para vocês, etc. Sabemos que esses são mecanismos da alma carente, do sentimento de culpa e auto-rejeição, de tentar fazer e não conseguir. Esses sintomas são sem valor e não soluciona o problema. Esses sintomas paralisam a pessoa e ela tenta andar por ela mesma e não consegue, e aí vem o sentimento do tipo: sou fraco, coitado de mim, eu não consigo, ninguém gosta de mim, Deus me abandonou, etc. Isso é auto-rejeição,  pois Deus prometeu que nunca nos abandonaria e sempre estaria conosco. É preciso se render a Deus e tomar a atitude de crer e saber que Ele tem o melhor para cada um de nós e, avançar em direção ao horizonte estabelecido pelo Senhor em sua Palavra.  

A bíblia diz que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã. O Deus de misericórdia é o Deus da segunda chance e sempre estará pronto para agir em nosso favor.

Jonas é jogado no mar revolto e Deus prepara um peixe para engoli-lo a fim de tratá-lo e de livrá-lo da morte. Só dependia da resposta de Jonas em entrar no propósito e assim alcançar o horizonte traçado por Deus para sua vida. Neste caso era pregar arrependimento na cidade de Nínive e andar no dom que Deus tinha lhe dado, era cumprir o ministério profético em sua vida.

No capítulo 2:1,2 vemos Jonas orando ao Senhor dentro da barriga do peixe, veja, não há situação tão difícil que Deus não possa te livrar, Ele está sempre pronto para nos salvar e renovar suas misericórdias sobre nós.

Não existem situações impossíveis para Deus.

Jonas havia tentado fugir da presença de Deus, ele estava tentando andar pelo seu próprio entendimento, mas ele se arrependeu se rendendo ao tratamento de Deus, e por isso o propósito não foi revogado. No capítulo 3:1 e 2 começa dizendo que Deus falou pela segunda vez, houve a segunda chance, bastou ele se posicionar.

Sempre haverá uma segunda chance, sempre haverá novas oportunidades para aqueles que saíram do propósito, mas é importante saber que apesar da segunda chance, as consequências virão sobre nós como por causa das brechas que foram abertas. É melhor andar e responder com alegria ao Senhor orando para nunca cair ou sair do propósito, é melhor viver em um manancial de vida do que viver num deserto dominado pelo inimigo e difícil de sair.

Os planos do Senhor continuam esperando por você, há um horizonte de salvação, vida, poder e vitória a sua disposição. Para chegar a este horizonte é preciso andar pelo caminho do Senhor, observar seus princípios e responder ao seu propósito. Deus não rejeitou a Jonas, não te rejeitará também. Num momento Ele pode te colocar na praia e mudar totalmente a sua história e descendência. Só depende do teu coração e do teu clamor, Ele está aqui para te ouvir e te abençoar, clame por Ele!

Sabemos que na Palavra estão os horizontes de Deus para todas as áreas da nossa vida. Entendo que as áreas principais são: vida espiritual, namoro, casamento, família, ministério, profissional, financeiro. Somos uma igreja em célula, nosso encargo é gerar uma igreja de vencedores onde cada membro se torna um discípulo/discipulador, um líder curado e íntegro um verdadeiro ministro e cada casa uma igreja/célula.

 Deus te abençoe poderosamente!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir