Pomba minha

Cantares 1.15; 2:14

Se estudarmos o livro Cântico dos Cânticos vamos perceber que por diversas vezes, o noivo chama a sua amada de "Pomba minha" (5.2). Uma vez que a amada em Cantares representa a Igreja e o noivo representa o Senhor Jesus, como somos a sua igreja, esta comparação tem tudo haver conosco, aqui fala a cerca do nosso compromisso com o Senhor Jesus e das características que precisamos ter, podemos tirar muitas lições importantes para nossa vida, aqui hoje veremos algumas.

O noivo que representa Jesus chama a sua amada noiva igreja de Pomba Minha e, saibamos que o Senhor quer nos ensinar algo aqui. Jesus disse que precisamos ser prudentes como a serpentes, mas símplices como a pomba.

Mas que características há numa pomba para sermos comparados a ela?

A primeira refere-se a seu olhar (Ct 1.15). Os olhos da pomba são meigos e mansos, não se percebe neles violência ou ira alguma. Seu olhar é singelo e sincero. Por isso vê apenas uma coisa de cada vez, fitando seus olhos somente no objetivo a ser alcançado, não se distraindo com as coisas à sua volta.

A segunda é seu senso de direção. Ela sabe exatamente onde ir e como voltar, ela está sempre atenta, vigiando, não se distrai com facilidade.

A terceira: sua condição de pureza por possuir uma dieta saudável e adequada, alimentando-se de sementes.  Ela não se alimenta de qualquer coisa, vivem e se alimentam em grupos refletindo paz e unidade.

E a quarta, sua fidelidade, pois ao perder seu companheiro, jamais irá em busca de outro. É assim que o Senhor deseja chamar-nos: "Pomba Minha". Ela é o oposto dos urubus, cujos olhos estão fitos apenas nas coisas da terra e cuja dieta é alimentar-se de comida imunda.

Essa comparação de Eclesiastes nos ensina a forma como Deus nos vê e nos desafia a sermos "como pomba" para o Senhor, com olhar simples, sem soberba, voltado para Deus, se alimentando da Palavra e tendo um coração fiel a Ele. O Senhor quer ver sua igreja como sua pomba, fitando os olhos apenas nEle, atenta aos ataques do inimigo, alimentando-se somente dEle como a verdadeira vida e, vivendo em unidade.

Deus te abençoe!

Pastor Eliezer