Todos devemos crescer em Cristo. Seria um absurdo não desejar o crescimento de um bebê. Quando temos filhos, é maravilhoso acompanhar os primeiros passos em cada fase da vida deles. E ficamos realizados quando eles conseguem concluir tarefas sozinhas, quando começam a compreender a nossa linguagem, quando sentem da maneira que sentimos, têm as nossas percepções, etc. Isso significa que cada dia mais, eles estão entrando em nosso mundo, na verdade, o mundo deles. Eles estão a caminho da maturidade.
A maturidade espiritual alcança a nossa alma, pois sem a alma resolvida a área espiritual ficará sem muito alcance. Esta maturidade espiritual é muito semelhante à natural, é uma jornada gradativa, e não está relacionada com o tempo de conversão, mas em conhecer a Deus e viver a sua Palavra. Queremos fazer algumas considerações a respeito de maturidade, cremos que estes fundamentos são importantes para nossa caminhada em Deus.
Para atingir a maturidade são necessários vários aspectos. Efésios 4: 15 diz: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo…
1. Seguindo a verdade. Um aspecto de maturidade é conhecer a Palavra profundamente.
2. Em amor. Tudo o que fazemos deve ter como base o amor. A Palavra deve ser vivida em amor, do contrário não terá proveito algum.
3. Cresçamos. Só podemos crescer verdadeiramente quando estamos em unidade. Ninguém atinge a maturidade de forma isolada. A unidade e os relacionamentos são fundamentais.
4. Em tudo. Isso aponta para a diversidade. Pessoas muito focadas em um só aspecto de Cristo tem mais dificuldade em crescer.
Necessitamos de maturidade para tomar posse da herança. “Digo que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do escravo, ainda que seja o senhor de tudo”. (Gálatas 4:1)
1. Os meninos são herdeiros, mas não tem condições de assumir.
2. Herdeiros meninos, em muitas áreas se parecem com escravos.
Há dois tipos de filhos:
1. Filho gerados pelo nascimento natural (João 3:6).
2. Filho gerado na fé, ambos devem manifestar o caráter do pai (Romanos 8:19; João 1:12).
Maturidade e Responsabilidade. Estas duas palavras caminham juntas. Alguém maduro sempre será alguém que assume responsabilidades.
1. Responsabilidades consolida a maturidade.
2. Responsabilidades devem ser assumidas de acordo com o preparo, mas não se esqueça de agir em fé. Se uma pessoa te disser que é madura, pergunte com o que ela está comprometida.
Maturidade está intimamente ligada ao caráter de Cristo em nós.
1. Nós crescemos na medida em que Cristo assume nossa vida.
2. Quebrantamento molda o nosso caráter. Quando Cristo vive em nós como Senhor, quando Ele está no centro da nossa vida, somos influenciados e quebrantados, ficamos maleáveis para sermos amoldados ao Seu caráter. Deus só conseguiu quebrantar o povo de Israel levando-os ao deserto, pois eram um povo de dura cerviz, não eram maleáveis.
Sinais de Maturidade:
1. Tem envolvimento sério com o corpo de Cristo;
2. Tem constância e perseverança;
3. Enfrenta problemas sem ser abalado;
4. Tem relacionamento saudáveis (com motivações corretas);
5. Tem Lealdade a Deus, ao cônjuge, aos líderes, discípulos, aos irmãos e companheiros no reino;
6. Tem Discernimento Espiritual. Toda pessoa madura tem discernimento, ela consegue perceber o ambiente ou a circunstância e interage com atitudes e ações corretas, ela nunca perde o controle de si, ela consegue se dominar e discernir Àquilo que é correto fazer.
Dicas para se atingir maturidade:
1. Mantenha contato constante com pessoas maduras, seja discípulo focado no discipulador para haver crescimento. Somos grandemente influenciados pelas pessoas com quem andamos. Ouça muito e fale pouco.
2. Enfrente todas as situações difíceis que estiverem diante de você. Elas serão a sua oportunidade de crescimento. Todas as pessoas maduras em Deus enfrentaram muitos problemas, perseveraram e venceram.
3. Leia a Palavra, esteja ativo no discipulado coletivo e individual, e, leia bons livros constantemente. Isto será algo fundamental para a maturidade. Aprenda a Otimizar o seu tempo para buscar conhecimento e viver uma vida equilibrada.
4. Envolva-se com coisas básicas e simples. Isso te dará a perspectiva correta do que é realmente importante. Pessoas maduras são simples.
Porque maturidade é importante?
1. Maturidade nos qualifica e nos habilita para multiplicarmos com qualidade e isso é muito importante, pois sem isso a nossa conquista pode ser perdida. A maturidade nos dá estabilidade para mantermos os territórios conquistados.
2. A maturidade nos leva a ter êxito no desenvolvimento de pessoas, isto se chama capacidade de apascentamento e isso equivale em discipulado, crescimento e multiplicação.
3. A maturidade nos dá equilíbrio para administrar os confrontos, para saber obedecer, pois só assim estaremos habilitados e legitimados para também comandar e confrontar os nossos discípulos na caminhada rumo a perfeição.
Temos aprendido que “Deus corrige a quem ama”. Só os maduros conseguem entender esta verdade e buscam aprender lendo as circunstâncias e assim crescem e chegam nesta maturidade.
Deus sempre irá nos corrigir. Ele faz isso de várias formas e precisamos estar atentos, pois temos conquistas que estão diante de nós e Deus NÃO confiará territórios ou conquistas para pessoas imaturas.
Deus também nos aperfeiçoa para a maturidade diretamente, assim como fez com Caim, Moises, Jeremias, Samuel e outros; Ele o fará também através de circunstâncias, através de pessoas que Ele colocou sobre nós e, através da Palavra que pode vir numa confrontação ou quebrantamento.
Portanto busque a maturidade para estar habilitado para conquistar, e manter esta conquista avançando sempre para novos desafios. É somente através do nosso crescimento espiritual e emocional que estaremos prontos para termos as nossas fronteiras alargadas, pois imaturidade encurta o nosso governo, mas a maturidade alonga e estabelece a nossa autoridade para um governo sólido e permanente.
A visão celular que desenha crescimento e prosperidade chegou neste lugar, chegou nesta igreja e foi Deus que enviou, se integre junto com os pastores, pois a maturidade se estabelecerá na sua vida para conquistas relevantes na sua vida, família, ministério e finanças. Somos da IACC, estamos crescendo e prosperando na terra.