Conflitos na juventude

Daniel 1:8-21

Vemos aqui neste texto de hoje que Daniel estava em um grande conflito. Ele tinha sido levado cativo para a babilônia junto com os demais judeus, isto era uma consequência do pecado na vida da nação de Israel. Ele estava em uma terra estranha, muito longe da sua casa, em um lugar que não conheciam a Deus e o rei tinha determinado algo que era contrário aos seus princípios e, ele tinha que tomar uma decisão.

Daniel e seus amigos eram muito jovens, mesmo assim resolveram não se contaminar com as iguarias do rei, pois aquelas iguarias, embora fossem atraentes aos olhos e ao paladar, eram contrárias aos mandamentos do Senhor e seriam cadeias espirituais para a vida deles.

A estratégia do diabo sempre será nos paralisar, o foco dele começa com os jovens, se ele comprometer um jovem, comprometeu uma família, não só a deste jovem no contexto atual, mas àquela que ainda virá a existir através daquele jovem. Se você peca, você fica onde o diabo quer. Quando alguém faz algo de errado procura sempre esconder, todo indivíduo que faz coisas erradas, sempre esconde dos outros, perde a paz e fica com argumentos nas mãos do inimigo.

Em Gênesis 3:8 Adão se escondeu de Deus em meio ao jardim, por que sentiu medo. O fruto de algo escondido traz consequências no presente e no futuro, comprometendo toda uma história de vida.  Quando você é fiel a Deus em oculto, isto é, mesmo quando está sozinho, Ele te honrará em público, mas se pecar e deixar em oculto este pecado, muito cuidado com o que pode acontecer, pois você poderá ser humilhado ou envergonhado diante de todos, além de estar em cadeias.

Quem vive escondido, vive em trevas e Deus quer que sua luz resplandeça nesta geração, afinal Ele lhe fez para ser luz. Seja luz, esteja aceso e neutralize todas as trevas ao seu redor. O pecado lhe tira de circulação e te neutraliza e, esse é o alvo do diabo, te subjugar tirando você da sua posição, porque você é uma ameaça para ele. O inferno é insistente em seus objetivos. Ele só descansa quando alcança seus objetivos maléficos.

O que este texto nos mostra de importante que precisamos analisar?

 A babilônia significa o sistema do mundo sem Deus, o rei da babilônia representa o diabo e as suas iguarias representam as coisas atraentes que além de contaminar, nos manipulam. Normalmente são as coisas contrárias a Deus que nos tentam e que nos fazem ter a sensação de estar sendo aceitos pelos “amigos” desenvolve em nós a falsa sensação do sucesso que para a atual sociedade significa, status, ter dinheiro, mesmo que pra isso as coisas preciosas da vida sejam sacrificadas. Existem pessoas que não conseguem mais ser felizes, pois estão marcadas profundamente por experiências desastrosas na juventude.

 Como vencer os desafios nesta vida, principalmente neste contexto juventude?

  1- Vencendo a ansiedade em relação ao futuro e nutrir a santidade para garanti-lo.

 A ansiedade tem sido uma das armas do inimigo para gerar conflitos na juventude. Porem a santidade o leva ao êxito em tudo. Ansiedade por namoro que é a questão sentimental é um dos primeiros conflitos na vida do jovem e do adolescente. Namoro, noivado e casamento antes da hora ou com a pessoa errada, te levará a perder tudo o que Deus tem planejado para sua vida.

Muitos adolescentes e jovens adultos por não quererem ficar sozinhos, ficam passando de mão em mão em um tremendo conflito de culpa e ligadura na alma. A ansiedade em qualquer situação nos leva à inquietação trazendo perturbação de espírito, o que leva o individuo a tomar decisões e ações erradas, como por exemplo: Uma vida de imoralidade ou sexo antes do casamento ou um casamento precipitado, uma decisão baseado nas emoções do momento, etc. Tudo isso é causado pela falta de descanso em Deus, pela falta de relacionamentos certos ou por uma influencia errada.

Vemos em II Samuel 21:15-22, um lugar chamado Gobe, terra de gigantes, uma terra de conflitos. Estes gigantes podem ser lutas internas ou externas, são situações contrárias a nossa vida ou decisões que precisam ser tomadas ou fraquezas a serem vencidas. Estes gigantes são resultado da junção do santo com o profano e eles poderão permanecer por toda uma vida. (Gn. 6:4,5,11-13).

Aqui surge uma pergunta: como um gigante pode ser gerado já na juventude? Começa no namoro com alguém que não tem aliança com Deus. Mesmo que esta pessoa seja cristão, se não  respeitar a nossa fé, andará em rotas diferentes com anseios focados apenas no aqui e agora, pessoas assim ariscam todo um futuro por apenas um desejo momentâneo, pessoas assim não preserva o outro, mas olha apenas para seus interesses.

Você não pode emprestar o seu coração para ser terra de conflitos, senão você erra o alvo. O nosso desejo indomado pelo pecado pode se tornar um gigante em nossa vida, porém para destruir estes gigantes tem que ser e ter definido de fato a nossa identidade e propósito na nossa existência. Nossa alma alimenta comportamentos errados e isto gera confusão. A intenção do diabo é lhe colocar em cadeias e depois comprometer terrivelmente o seu futuro, gerando aflições que nunca tem fim.

2- Alimentando a sua alma das verdades de Deus e nutrindo com a prática

Às vezes um gigante chamado: ficar, pornografia, sensualidade, namoro ilícito, mentiras, mágoas, rancor, timidez traumas, espírito de inferioridade, rejeição, medo do futuro, etc., podem ser os gigantes que você tem alimentado em sua alma. Uma alma pode ser carnal ou resolvida nas questões da vida em Deus, aquela questiona e esta obedece.

A vontade de Deus é que eu e você vença as tentações e os nossos limites, por que afinal, bobo é aquele (a) que faz o que o mundo prega como normal quando se sabe que é pecado e mal aos olhos de Deus. Ele te chamou para conquistas ilimitadas e nestas ser feliz e poderosamente vencedor (a).

Estar integrado (a) na célula, ter um (a) discipulador (a), passar pelo processo da visão significa ser acompanhado (a), apascentado (a), e ajudado a vencer e superar os conflitos e a fazer a coisa certa. Seguir os princípios de Deus contidos em sua Palavra são as ferramentas para vencer e ter um futuro protegido e garantido, sem consequências ruins e sim com colheitas abundantes de bênçãos (coisas boas) de Deus na nossa vida! 

Deus em Cristo Jesus te fez mais que vencedor (a) e um dos desejos dEle para a sua vida é que você vença todos os seus desafios. Ele quer que você ultrapasse os limites e que supere os conflitos. Eu profetizo que você é valente de Deus que destruirá os gigantes e prosperará nesta terra para ser feliz e na eternidade reinará com Cristo!

 

Amamos você, um beijo no coração!

 
Apóstolo Eliezer e Zenita
 

 
Imprimir