Atos 9:1-9
O apóstolo Paulo é o herói de muitos cristãos. Tem muita gente que é capaz de atribuir a Paulo frases e comentários que o próprio Jesus falou. Seu ministério alcançou um êxito maravilhoso, sua dedicação ao evangelho é motivo de inspiração para muitos cristãos ao longo da história, seu amor pelas almas e pelo Senhor nos motiva a ir além de nossos limites. Todo esse sucesso teve um começo, esse começo pode servir de ilustração para nós, nos ensinando quais as etapas de um genuíno encontro com o Senhor.
1) A caminho de Damasco:
a) “respirando ainda violência e morte” – esta é uma referência ao Sl 27:12. Paulo a personificação deste salmo. Ele causava na igreja um mal sem igual. Sua maldade e crueldade eram notáveis e conhecidas por muitos. A violência enchia seu coração. Mesmo sendo um religioso, ainda assim estava cheio de morte e violência.
b) Paulo empreendeu viagem desde Jerusalém até Damasco, capital da Síria. Uma cidade grande e populosa, uma metrópole rica e cheia de possibilidades.
Damasco significa “o silêncio do tecelão ao produzir pano de saco”. Pano de saco na Bíblia é sinônimo de humilhação e vergonha. Também é sinônimo de arrependimento.
Esta viagem tem, portanto dois significados:
· A humilhação e vergonha silenciosas que o pecado traz; silenciosas porque não se percebe seu efeito senão quando já não há como escapar;
· A humilhação que se sente alguém quando é confrontado com a Palavra de Deus.
c) A visão de Paulo acerca de si mesmo (At 22:2; 26:8):
· Orgulho por sua espiritualidade rigorosa;
· Julgava-se merecedor das bênçãos de Deus;
· Julgava-se superior aos demais;
· Impiedoso, sem misericórdia, severo, rigoroso;
· Cruel, sádico, vingativo;
Como um homem assim poderia ser transformado?
2) Um encontro transformador – Atos 22:6; 26:13
Paulo teve um encontro maravilhoso com o Senhor. Causou um impacto tão profundo em sua vida que ele foi transformado imediatamente.
Uma poderosa luz, mais forte que a luz do sol que brilha ao meio dia.
Que tipo de experiência é essa?
a) Quais os efeitos desse encontro?
· Paulo cai por terra – renuncia ao seu orgulho, perde as forças, rende-se ao poder de Deus;
· Fica cego – cego para este mundo e para a estrutura que o governa.
· Consegue enxergar com clareza sua real condição diante de Deus;
· É confrontado com seu estado espiritual.
Somente um encontro real e poderoso com o Senhor pode produzir esses efeitos na vida de um homem.
b) Quais os efeitos positivos?
· Paulo rende-se ao mover de Deus;
· Paulo reconhece sua impossibilidade de agradar a Deus por sua própria vontade;
· Paulo recebe direção do Senhor sobre os rumos a tomar em sua vida;
· Paulo vê as disposições de seu coração transformadas – antes ele ia a Damasco para perseguir agora ele ia para ser ministrado;
· As orações de Paulo começaram a ser ouvidas e respondidas por Deus;
· As disciplinas espirituais na vida de Paulo foram ativadas (ele passou a jejuar e a orar com fervor a partir desse momento);
· Paulo experimentou o poder de Jesus curando-o de sua enfermidade;
· Paulo começou a pregar o evangelho – com poder e autoridade, com amor e dedicação.
3) O fator Ananias
Paulo teve um encontro com o Senhor, mas esse encontro não foi suficiente para terminar a obra em sua vida. O Senhor o enviou para que estivesse sob os cuidados de um irmão em Cristo mais velho, um homem que o ajudaria em sua caminhada inicial, um discipulador. Esse homem chamava-se Ananias – “Presente gracioso de Deus”.
Alguns fatores a observar na vida de Ananias:
a) Era homem com procedimento justo;
b) Era homem de oração;
c) Era homem que sabia ouvir a voz do Senhor;
d) Era homem que sabia obedecer ao Senhor;
e) Deus colocou em seu coração o encargo pela vida de Paulo;
f) Era cheio do poder de Deus;
g) Era homem de fé;
Ananias representa o crente mais velho que cresceu, que entrou na maturidade, que se tornou um discípulo que se coloca à disposição do Senhor para cuidar de um crente mais novo. Trata-se de uma pessoa fundamental no processo de amadurecimento espiritual.
Precisamos desse tipo de discípulos assim na igreja de nossos dias. Gente que não queira apenas aparecer com trabalhos de destaque, gente que não pense somente em si mesmas, gente disposta a correr perigos para não perder uma alma.
Conclusão:
Esse encontro maravilhoso de Paulo com o Senhor ilustra muito bem como deve ser nossa vida cristã, marcada por uma experiência profunda com o Senhor Jesus Cristo. Também nos ensina sobre a importância de discípulos crentes, muitas vezes trabalhando nos bastidores, mas fundamentais no processo de consolidação da fé dos novos convertidos.
Apelo:
– Para aqueles que gostariam de se colocar à disposição para servirem ao Senhor cuidando de novos crentes com amor e carinho;
– Para aqueles que, como Paulo, precisam ter uma experiência marcante com Jesus.