O caráter de Cristo na vida do líder – Parte 2

Filipenses 2:22

 Verdade Central: O que o líder constrói através dos seus dons e talentos pode ser destruído se for edificado com mau-caratismo.
Introdução: Como filhos de Deus, precisamos buscar absorver o caráter de Cristo em nossas vidas, família, liderança, ministério, e, em tudo que fizermos, devemos resplandecer o caráter ensinado por Jesus. 
Nesta parte do estudo, aprenderemos na ministração passada sobre três formas que existem para expressar o caráter: Pensamento, Estilo de Vida e Conduta. Deixamos claro, porém, que existem muitas outras, mas abordaremos apenas essas três.
1. O PENSAMENTO
“Quanto ao mais irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se há virtude e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8)
No que você tem pensado? Nossos pensamentos podem determinar nossas atitudes. A Bíblia nos instrui a pensar no que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável… Não podemos ter pensamentos contrários à Palavra, pensamentos que nos desestruturem. Precisamos ser homens e mulheres resolvidos para sermos conquistadores. Não podemos liderar de qualquer jeito, precisamos do caráter de Cristo em nós.
De acordo com o pensamento hebraico, a mente é a sede de entender a sabedoria. Por isso, em Romanos 12:1,2, Paulo pede que renovemos a nossa mente na Palavra de Deus.

É muito importante que você, líder, reflita sobre sua escala de valores, por exemplo, sobre o que tem sido prioridade na sua vida, a que e a quem você tem dedicado seus primeiros pensamentos.

Você pode ter conceitos formados dentro de você que não são corretos com as doutrinas bíblicas e isso pode atrapalhar seu processo de crescimento, levando-o a pensar o que não agrada a Deus nem a você mesmo.

Não construa suas bases em cima de hábitos errados, costumes velhos, fábulas. O que você aprende hoje será o que você ensinará a outros amanhã. E Deus não escolheu você para ensinar e liderar de qualquer jeito. A Bíblia diz que aquele que ensina deve esmerar-se em fazê-lo (Romanos 12:7).
Seus pensamentos também refletirão seriamente na sua linguagem. Tito 2 nos alerta que a linguagem do verdadeiro cristão deve ser irrepreensível. Por isso, é tão importante gestar pensamentos sempre em linha com a Palavra de Deus.
 
2. ESTILO DE VIDA 
Você sabe qual é o seu estilo de vida? Como você tem vivido? Se você é líder, seu estilo de vida deve refletir que você nasceu de novo. O desenvolvimento do seu caráter deve estar pautado por disciplinas saudáveis.
Há líderes que têm um estilo de vida muito desregrado para tudo e para todos. Não se cuidam, vivem avexados, em tudo que fazem são indisciplinadas, são espalhafatosos, barulhentos, briguentos, atrasados nos seus afazeres e compromissos, rebeldes… É melhor pararmos por aqui.

Você já parou para pensar em como as pessoas o conhecem? Será que é por um estilo de vida desejável? Ou será que quando as pessoas pensam em você, no seu estilo de liderar, desejam não ter e ser, nem de longe, o seu estilo de vida e de liderança? É bom você refletir! Verdade é que não vamos agradar a todos, mas não agradar ninguém, aí já é demais.

Você pode mudar seu estilo de vida através de um caráter transformado que remove hábitos velhos para dar lugar a hábitos novos, como aprender a ser pontual, a não falar mal dos irmãos, a não ser tão espalhafatoso, deixar de ser briguento, resolver, de uma vez por todas, abandonar a rebeldia…

Aprenda que o seu estilo de vida pode transformar uma geração. Um caráter segundo a natureza de Deus é tão importante para o nosso mundo, porque a maioria das pessoas tem muitas atitudes erradas que as levam a ter um estilo de vida totalmente desregrado.
3. CONDUTA 
 
Nossa conduta envolve tudo o que fazemos, falamos, sentimos, esperamos e imaginamos. Manifestamos nossa conduta, nosso comportamento, quando nos relacionamos com outras pessoas.

Tiago nos adverte que devemos ser tardios para nos irar e para falar, mas estar sempre prontos a ouvir (Tiago 1:19), o que significa que nossa conduta deve ser moderada, com disposição para não ser dada à ira e a falatórios vãos que não edificam.

Como líderes modelos que Deus quer que sejamos, com um caráter irrepreensível, precisamos buscar ser transformados pelo Senhor na nossa forma de pensar, em nosso estilo de vida e também na conduta. Não podemos andar de qualquer forma.
Necessitamos ter um caráter aprovado, tratável, aberto ao ensinamento, ao aprendizado. Porque o caráter do Reino deve ser o caráter da Igreja e nós somos a Igreja de Cristo, que Ele virá buscar, a Noiva sem mácula.
Ter o caráter do Reino é a única forma de ser cidadão do Reino. E alcançamos esse caráter através de uma vida de santidade. A santidade descreve o caráter de Deus e o código da conduta de Cristo.
 
Continua na próxima…
 
Fonte: Apóstolo Renê.
Imprimir