E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que iam sendo salvos. (At 2:46,47)
Nosso objetivo é levar os nossos discípulos ao entendimento da importância do trabalho em equipe e da sua multiplicação. Para formar uma equipe modelo é preciso ter Autogoverno: Gl 2:19,20. Viver em Aliança: Jo 15:5-7 e praticar, desenvolver a Mordomia: Fp 2:5-11
Autogoverno: Compreender que, se Jesus não viver em nós, jamais poderemos submeter o controle de nossa vida a Deus. Quando, ao contrário, vivemos a vida de Cristo no corpo carnal, podemos estabelecer aqui na Terra os princípios de Cristo em todas as áreas de nossa vida.
Aliança: Somente quando estamos fincados plenamente em aliança permanente em Cristo podemos ser e ter uma equipe modelo que vive em aliança e que multiplica e dá muitos frutos.
Mordomia: Quando tivermos em nós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, seremos capazes de servir, sem o desejo de sermos servidos, e compreenderemos o sentido de sermos plenamente disponíveis para fazer a vontade de Deus, levando a verdade do Evangelho àqueles que não a conhecem.
A importância de ser uma equipe
Chegamos à definição de que equipe é um conjunto de pessoas que, juntas, interagem plenamente entre si e que todos trabalham unânimes rumo a um mesmo e único objetivo proposto. Nenhuma equipe que se dispõe a trabalhar de forma diferente disso poderá alcançar o êxito. Para que uma equipe caminhe com êxito e conquistas, é necessário ter e praticar a interação.
A importância da interação
lnteração é uma característica necessária para uma boa equipe. Vemos, nos diferentes momentos da história bíblica, a interação que gera uma sinergia, isto é, uma força que impulsiona a avançar, como o agente principal que levava o povo de Israel às derrotas ou às vitórias. Todas as vezes que o povo andava unido, vencia e tinha pleno êxito em tudo o que intentava fazer. Interagir em uma equipe modelo fala de todos terem relacionamentos sem diferança entre um e outro. Todos se conhecem e se respeita, em uma equipe de doze modelo todos tem relacionamentos e trabalham juntos sem nenhuma dificuldade.
A importância da unidade pra se ter êxito e ser modelo
Conseguir unidade no meio da diversidade, talvez seja a tarefa mais desafiadora, em se tratando de trabalho em equipe (Rm 12:5-8). Conviver com as diferenças entre aqueles que têm o mesmo nível de autoridade não é tarefa fácil. Você poderia perguntar: Mas o que o isso quer dizer? Bem, no meio de uma equipe, embora tenhamos diferentes níveis de unção, temos todos o mesmo lugar no coração do Pai, isto é, todos são importantes e indispensáveis para cumprir suas funções.
Em muitos momentos, é desafiador aceitar que Deus delegue tarefas aparentemente mais relevantes àqueles membros que estão no mesmo nível de liderança que nós. Temos aprendido, no entanto, que Deus tem um lugar específico para cada filho Seu. Este lugar é intransferível e somente você pode acessá-lo. Cabe a cada um dos 12 encontrar o seu lugar em Deus e a maneira de operar em Deus a fim de acabar com os sentimentos de facção e as carnalidades no meio da equipe. Vai acontecer que alguns terão funções mais relevantes que outro, é aí a importância da maturidade e do equilibrio de cada um. Todos são importantes e indispensáveis independentemente da função que ocupa na equipe.
Como equipe de doze temos um alvo e este alvo deve ser mirado por todos, dever se objetivo de todos, deve ser a missão de todos e deve ser a rota que todos deverão trilhar, e quando o alvo é alcançado, o êxito e a vitória foi de todos. Temos falado muito em unidade, no culto, na célula, na escola e hoje, isto é importante.
Como equipe temos uma missão
A visão se tornou um sonho e este sonho estabeleceu a missão e esta missão deve estar clara no coração e na mente da equipe. Fica claro que devemos estabelecer de forma clara, para a equipe a visão do coração de Deus e, qual a missão a ser desempenhada a fim de chegarem ao alcance da visão. A missão deve estar tão clara para a equipe como a visão.
A conquista da multiplicação vem quando os Doze trabalham em unidade, assunto este que estamos falando nestes ultimos dias. Sem uma atitude coletiva, não haverá uma conquista coletiva, (isto é, todos tem uma atitude coletiva e todos conquistam juntos).. Numa equipe em que há 12 integrantes, é necessário que todos tenham êxito, mesmo em meio aos diferentes níveis de caminhada. Não pode haver um ou outro sem conquistas na equipe, todos precisam frutificar, gerar seus doze nas suas células.
É preciso haver uma preocupação de todos os membros da equipe com o êxito um do outro possibilitando a todos a oportunidade de compartilharem e se ajudarem. Assim, será facilmente garantida a possibilidade de todos os integrantes da equipe alcançarem o êxito pretendido. Isto fala de interagerem, se ajudarem e assim compartilharem da mesma conquista.
Se quisermos ter uma multiplicação modelo, precisamos ter uma equipe modelo que compreenda bem a realidade de que precisa interagir entre si, buscando sempre o cumprimento da missão para a qual foi chamada. Além disso, é necessário compreender a importância de sermos um, mesmo em meio às nossas diferenças.
Finalmente, precisamos ter um alvo em comum a fim de não nos deixarmos vencer pelas barreiras que nos são impostas. Chegando a esse entendimento, teremos uma multiplicação modelo, pois saberemos a importância de ter claramente definidos, no coração do líder e na equipe, os princípios de visão e missão.
Não podemos multiplicar qualquer coisa e de qualquer forma. Não devemos multiplicar de forma desorganizada, devemos olhar o exemplo de Jesus, pois Ele foi e é o discipulador maior. Se tivermos esses princípios implantados em nós, certamente teremos uma multiplicação de muito êxito. Estabeleceremos alvos e proclamaremos de todas as formas possíveis.
Compartilhar: você está preparado para ver seu companheiro de equipe crescer e desenvolver um ministério de êxito? Você tem dificuldade em interagir com alguém da equipe?