Hebreus 1:3,4; II Timóteo 2:19-21
Em uma linguagem mais simples estes versículos de Hebreus dizem: Mas agora nos dias atuais, Deus nos falou por intermédio do seu Filho a quem Ele deu todas as coisas e por meio de quem Ele fez o universo e tudo quanto nele existe. O Filho(Jesus) resplandece a glória de Deus seu Pai e tudo quanto Ele é e faz. Ele põe em ordem o universo com a poderosa força da sua autoridade. Ele nos purificou de todos os nossos pecados, e depois se assentou no lugar de mais elevada honra do lado direito da Majestade nas alturas.
Vimos ontem sobre lealdade e percebemos como é importante ter uma vida ajustada em princípios eternos. A lealdade de Deus em estar presente acompanhando e orientando seu filho em todo o tempo até a vitória, e a Sua fidelidade em cumprir a aliança para conosco por causa de Cristo demonstrou o Seu caráter. A lealdade de Jesus para com o Pai fazendo exatamente o que Ele mandou fazer lhe sendo fiel e leal até o fim e, sua atitude para com os discípulos e por todos nós revelou o Seu caráter.
Definição do nosso caráter: Caráter é a soma total de todas as influências positivas ou negativas, aprendidas na vida de uma pessoa. Se manifestará através dos seus valores, motivações, atitudes, sentimentos e ações.
Caráter no grego significa imagem. Este texto que lemos emHebrues1:3, afirma que Cristo é o próprio Caráter de Deus, a própria estampa da natureza de Deus, aquele em que Deus estampou ou imprimiu Seu ser .
O modo como um líder, um discípulo ou um cristão, trata das circunstâncias da vida diz muito sobre seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter se não for orientado de forma correta, mas certamente o revelam. A adversidade é uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: o caráter ou a concessão. Toda vez que a pessoa escolhe o caráter, torna-se mais forte, ainda que a escolha traga consequências negativas. (Ex. Jesus chamou os fariseus de raça de víboras, Jesus não fazia concessões).
O que toda pessoa deve saber sobre caráter?
1. Caráter é mais do que falar: Qualquer um pode dizer que tem integridade, mas a ação é o verdadeiro indicador do caráter. Seu caráter determina quem você é. Quem você é determina o que você vê. O que você vê determina aquilo que você faz. Por isso, nunca se pode separar o caráter de um cristão de suas ações. Se as ações e intenções de um cristão estão continuamente se contradizendo, observe então o caráter dele para descobrir o porque.
2. Talento é um Dom natural, mas caráter é uma escolha: Não temos controle sobre muitas coisas na vida. Não escolhemos nossos pais. Não escolhemos o local ou as condições de nosso nascimento e crescimento. Não podemos selecionar nossos talentos e QI. Entretanto, escolhemos nosso caráter. De fato, nós o criamos cada vez que fazemos uma escolha, quando queremos escapar de uma situação difícil ou conseguir resolvê-la, esconder a verdade ou permanecer firme sob o peso dela, ganhar dinheiro fácil ou pagar o preço. À medida que você vive e faz escolhas hoje, está continuamente criando seu próprio caráter.
3. Caráter traz sucesso duradouro com as pessoas: A verdadeira liderança sempre envolve outras pessoas (como diz o ditado sobre liderança: se você pensa que está liderando, e ninguém o segue, então você está apenas passeando). Ninguém confia em líderes cujo caráter apresenta falhas repetitivas nem os seguirão se aquela pessoa não mostrar desejo de mudança e busca de maturidade. (Ex. Moisés antes do deserto Ex. 2;14). A bíblia revela que ele escondeu o que tinha feito e depois que foi descoberto, fugiu. A mudança só aconteceu na vida dele depois de 40 anos no deserto com a intervenção de Deus. O deserto é filtro de caráter na vida daqueles que aceitam tratamento e querem mudança.
4. Os Cristãos, discípulos obreiros e líderes não podem estar acima das limitações do próprio caráter: Você já viu pessoas altamente talentosas que se desestruturam ao alcançar certo nível de liderança? A explicação desse fenômeno é o caráter. Diz que as pessoas que conquistam altas posições, mas não têm estrutura (maturidade) para sustentá-las durante o período de crise caminham para o desastre. Acredita-se que essas pessoas estão destinadas a passar por uma ou mais destas quatro situações: Arrogância, sentimentos dolorosos de solidão, busca de aventuras destrutivas e adultério. Qualquer uma delas é um preço terrível a pagar pela fraqueza no caráter.
Precisamos buscar ter o caráter de Cristo em nós, pois isto anunciará caráter ajustado, maturidade para cuidar das promessas que Deus nos confiou. Todos nós queremos ser úteis ao Senhor. Na verdade não existe glória maior do que ser usado por Deus, de ser um instrumento de Deus nesta terra. Mas para sermos usados precisamos ser usáveis ou úteis. Esta questão de ser útil está ligada com o nosso caráter. É o nosso caráter que nos faz úteis ou não ao Senhor. Se cumprirmos o nosso chamado com o nosso caráter ajustado seremos completos e felizes, pois teremos sucesso e Deus será glorificado, haverá muitas graças a Deus, mas se tentarmos fazer a obra do Senhor com o caráter defeituoso correremos o risco de causar prejuízos e perdas no reino de Deus.
Conclusão: Deus vai usar o fracasso, o vexame, a vergonha, a humilhação para corrigir as nossas debilidades. Ele tem feito assim com muitos dos Seus amados servos, a única coisa que pode fazer a diferença é a nossa escolha, queremos ou não deixar que o Espírito Santo nos molde segundo o caráter de Cristo sem precisar passar por crises fortes na vida? Esta resposta só você pode dar. Podemos escolher levar a vida cristã a sério, podemos escolher constantemente nos render ao Espírito Santo, fazendo revisão na nossa vida, renunciando as coisas velhas e erradas e tomando atitudes novas de mudança segundo Cristo Jesus nosso modelo.
Exemplo: Um pai levou sua filha a uma festa, e ela correu imediatamente para uma barraca e pediu algodão doce. Quando o atendente entregou à menina um algodão doce enorme, o pai perguntou: Querida, tem certeza de que pode comer tudo isso? Não se preocupe, papai; ela respondeu, sou bem maior por dentro do que por fora. Aí está o verdadeiro caráter; ser maior por dentro. É em nosso coração que está à fonte da vida, e se formos maior por dentro para fazer o bem, esta fonte não cessará de jorrar e nós e todos ao redor serão abençoados.
Deixe esta chave virar na sua vida hoje. Busque ajustar o seu caráter através dos ensinos da Palavra de Deus que virão através do discipulado, Encontros, células, cultos, seminários e congressos, se integre. Você pode, você consegue, você tem potencial, você foi escolhido, você é 12.
Te amamos!
Apóstolos Eliezer e Zenita