Passos para maturidade financeira

Mateus 6:25-33; 2 Coríntios 12:14; 1 Timóteo 5:8 

Todos nós precisamos de uma vida financeira equilibrada, este equilíbrio precisa estar também na vida espiritual, na família, no casamento, no ministério e nas nossas emoções. Isso é maturidade espiritual. O reino de Deus precisa estar de fato em primeiro lugar nas nossas vidas, para que haja equilíbrio em todas as áreas. Ter o reino de Deus em primeiro lugar significa que andamos na pratica da Sua Palavra, que observamos Seus princípios com diligência vivendo e praticando em sua totalidade, em todas as áreas. O tema hoje é maturidade na vida espiritual, é ter uma vida financeira equilibrada.
 
1.    Priorize O Reino De Deus. E Jesus disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo, não estejais apreensivos pela vossa vida. Jesus demonstra aqui que todas as nossas necessidades diárias e futuras são supridas por Deus, quando colocamos o Seu Reino e justiça em primeiro lugar. Jesus não está dizendo que é errado o cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais, pelo contrário, a Palavra nos dá muitas expectativas acerca do futuro. O que Ele realmente reprova aqui é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa, revelando sua falta de fé em relação ao cuidado de Deus.
 
A Palavra de Deus nos ensina de como devemos agir para administramos nosso tempo, nossas emoções, nosso ministério e também as nossas finanças. Quando damos prioridade para o reino de Deus, todas essas coisas nos serão acrescentadas e assim nos tornamos pessoas supridas, prosperas e alegres. Aqueles que seguem a Cristo são conclamados a buscar acima de tudo, o reino de Deus e a sua justiça. O verbo buscar significa estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo que é precioso.
 
2.      Dê Primeiro Aquilo Que É Do SenhorAprendemos que os dízimos, ofertas e primícias são do Senhor e por isso deve ser prioridade na nossa vida,  estes devem ser separados em primeiro lugar e entregues na casa do Senhor. Em Provérbios 3:9-10 diz: Honre ao Senhor com todos os seus bens e com as primícias de toda a sua renda. Este texto revela que nossos celeiros ficarão plenamente cheios, e os nossos lagares (vida, alma) transbordarão de vinho (alegria). Os israelitas traziam ao Senhor Deus, além dos dízimos, a primeira porção das suas colheitas, como reconhecimento de que Ele era o dono da terra (Lv 23.10; 25.23; Nm 18.12,13). Aprenda a semear com generosidade no reino dos Céus, no lugar em que você está plantado, no lugar onde você está coberto.
 
3.      Seja Generoso Com A Obra De Deus e com as pessoas. O Generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11.25. Deus promete a quem dá com generosidade, receber de volta mais do que aquilo que deu. Ele abençoa os bondosos e generosos que dão dos seus recursos, ou dão de si mesmos. O Novo Testamento ensina que somos mordomos dos dons de Deus e que devemos usá-los em prol da sua causa e visando o bem dos necessitados.
 
4.      Seja Fiel em tudo. O Fiel será ricamente abençoado. Deus quer operar em nós e através de nós para realizar o bem, para expandir o Seu reino, pois é dessa forma que milhares serão salvos. A primeira coisa que Deus fez, no tocante ao homem, foi abençoa-lo (Gn 1.28).  A benção de Deus é condicional, dependendo do seu povo, o qual opta pela benção, ao obedecer a Deus, ou pela maldição, ao desobedecer.
 
5.      Ande Em Retidão. EmSalmos 84.11 diz: Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam em Retidão. Esta promessa é especificamente feita aos crentes que sinceramente se esforçam para viver uma vida santa. O bem a que Deus se refere aqui tem a ver diretamente com o cumprimento do seu propósito para a nossa vida. Nosso dever é viver em retidão, confiando em Deus para nos conceder tudo que é bom, seja física e espiritualmente, temporal e eternamente.
 
6.      Não Desperdice.Aqui aprendemos algo importante: No evangelho de João 6.12 diz: E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram. Para que nada seja desperdiçado ou para que nada se perca. O Senhor Jesus reprova o desperdício. Muitas são as famílias que tem sido abençoadas por Deus, com bons empregos e bons salários, mas não sabem administrar aquilo que tem, por isso vivem em apuros financeiros, por causa do desperdício. Cuidado com o desperdício da água, telefone, luz, tempo, comida, dinheiro, etc.
 
7.      Não Compre O Que Não É Útil.  No livro do profetaIsaías 55.2 na versão NVI diz: Por que gastais dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. O ensino aqui é: Antes de comprar coisas não essenciais para a vida, priorizem uma boa alimentação. Juntando este texto com o ensino de Jesus em Mateus 6:28 entendemos que a alimentação, moradia, transporte, e vestimenta são prioridades, as outras coisas são supérfluas, não devem ser adquiridas se vai além da nossa receita. Os que são sábios e prudentes virão a ter as coisas necessárias para a vida, ao passo que os insensatos gastam tudo quanto ganham para adquirir coisas não essenciais, e acabam ficando endividados.
 
8.      Cuidado Com Finanças.  Inúmeras pessoas tem perdido parte dos seus salários e ficam apertados, por não terem coragem de dizer não aos anseios da alma. O mundo moderno, as lojas nos Shoppings, as novidades tecnológicas, as ofertas de dinheiro fácil se tornaram um grande problema na vida das pessoas que não aprenderam a administrar as suas finanças, pois para adquirir e estar na onda da moda, se endividam gastando além do que ganha. Alguns por causa disto acabam falhando na entrega dos dízimos, ofertas e primícias e se tornam foco do espírito ladrão, do devorador que acaba entrando na vida da pessoa causando um estrago em todas as áreas
 
Estamos vivendo uma época em que as pessoas são convidadas a consumir, a comprar. Propagandas bem elaboradas, programas de crédito facilitado, novidades nas vitrines, etc., são um verdadeiro apelo a gastar. A fonte de muitos problemas enfrentados pelas famílias está no mau uso do dinheiro e no abuso do crediário.
 
Deve-se ter uma atitude equilibrada com relação ao dinheiro. Ele não deve ser encarado como um fim em si mesmo. É apenas um meio pelo qual se alcançam alguns valores da vida. Por outro lado, não podemos minimizar sua importância, mas devemos usar com sabedoria. Nunca faça compras com prestações a perder de vistas, a não ser na compra de uma casa, de um carro e mesmo assim deve ser feito dentro do seu padrão.
 
9.      Não Viva Tomando Empréstimos.  Veja o que diz emProvérbios 22.7: O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta. Hoje em dia, muitos fazem uso insensato de crédito fácil, que, frequentemente, torna-se a desgraça de alguns. Deus se agrada daqueles que sabiamente usam de parcimônia (economia, precaução, planejamento) nos seus gastos, e assim não contraem dívidas na tentativa de viverem acima de suas posses. Viva de acordo com as suas posses e a medida em que você é fiel a Deus nos dízimos, ofertas e primícias, Deus vai te abençoando. É Ele que repreende o devorador para não te causar perdas, prejuízos, e Ele que abre as janelas do céus com riquezas sobre você, mas entenda, isso é progressivo e constante, pois a medida que vamos aprendendo a ter mais sem se perder no controle, Deus sempre dará mais e isso com abundância.
 
10. Trabalhe Com ZeloEm provérbios 13:4 diz: O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do Diligente são amplamente satisfeitos. Provérbios adverte contra atitudes e comportamentos que produzem a pobreza. A preguiça é uma das causas da pobreza (Provérbios 10.4-5; 19.15; 20.13).
 
É justo que se trabalhe para viver em abundância, por isso se esforce, poupe certa quantidade e se possível mensal para algum projeto no futuro. Economizar visando a um futuro melhor para os filhos é um dever dos pais, e os filhos aprenderão a gastar construtivamente e a dar a devida importância ao dinheiro. Determine em viver dentro dos rendimentos. Tome precaução para que as despesas do lar não ultrapassem ao que se ganha. Se há descontrole nas finanças, se os pais excedem nos gastos, é claro que no final do mês haverá dificuldades financeiras. Devemos ter sabedoria para gastarmos os recursos que Deus nos dá, precisamos ter maturidade nas nossa finanças Em Nome De Jesus.
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolo Eliezer e Zenita
Imprimir