O Encontro que você precisa – Parte 2

Texto: Me 10:46-52

Temos um personagem neste texto chamado Bartimeu. Um homem que precisava muito ter a situação da sua vida mudada… E ele conseguiu isso, encontrando-se com Jesus. Bartimeu teve um encontro com Jesus e a sua vida mudou. A sua história mudou!

Talvez você vem dizendo nestes dias que alguma situação na sua vida não muda, que não se resolve, olhe: Bartimeu teve o encontro que todas as pessoas também precisa ter a fim de ver sua vida mudada!
Vejamos boas razões para Que você se esforce em ter um encontro com Jesus:

1. Jesus pode resolver seus problemas. "Depois chegaram a Jericó. E, ao sair Ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu.
  • Repare bem como estava a situação desse homem: sentado na rua, mendigando, e cego. Que vida miserável, que vida medíocre, a vida de Bartimeu.
  • Ele era um homem sem teto e sofria de uma enfermidade… Que situação! Bartimeu tinha vários problemas: problemas emocionais, problemas financeiros e problemas de saúde.
Realidades da falta de visão. "…um cego, assentado junto do caminho mendigando" (v.46)
Na vida deste homem de Jericó, podemos identificar três aspectos decorrentes da sua cegueira:

a) Sentado: Sabemos que as dificuldades são muitas nos últimos dias, porém muitos se encontram em um inteiro estado de estagnação, totalmente sem ações, literalmente assentados. Totalmente conformados com situações que não são a vontade de Deus para nossas vidas. A cegueira espiritual ou cadeias espirituais nos deixa neste estado.

b) Junto do caminho: Uma das resultantes da falta da visão é que sempre se anda às margens. Se está à beira do caminho, mas não no caminho, alguém que não pode ver não poderá andar no caminho, poderia ser atropelado. Um dos testes de lucidez que a polícia rodoviária faz com os motoristas é traçar uma linha reta no chão e pedir ao indivíduo que ande sobre ela. Tracar as metas e obietivos são essenciais para Que se ande na direcão certa.

c) Mendigando: Uma das mais importantes privações que este homem sofria era o fato de não poder trabalhar, não podendo trabalhar não poderia se sustentar e, sendo assim, limitava sua vida a viver de possíveis esmolas que viessem a lhe dar.

Expressões tais como, "não Podemos" "não há maneiras”, “ é impossível",  "somos pequenos" etc… são expressões da falta de confiança em Deus.  Quando os doze espias voltaram de espiar Canaã, uma das conclusões que alguns tiraram, foi: Vimos ali gigantes… e éramos aos nossos olhos como gafanhotos eassim também éramos aos seus olhos. "(Nm 13:33) .

Seremos Quem acreditamos Que podemos ser. e é isto que iremos transmitir para os que estão a nossa volta. Não podemos impedir que falem e pensem a nosso respeito mas, ninguém pode mudar o que pensamos de nós mesmos sem que queiramos.

Olhemos agora para os dias de hoje. As pessoas não precisam ter problemas grandes e tão sérios para se sentirem miserável como o Bartimeu aqui da Bíblia, na verdade, basta um probleminha, e ele já é suficiente para tirar a paz…

Lembra das olimpíadas? … alguns perderam a medalha por causa de pequenas coisas:  …um ponto de diferença, um gol, uma cesta… um escorregão… um desequilíbrio… Muitas vezes, são os pequenos probleminhas da vida que tiram o nosso prêmio.

É interessante que quando Bartimeu teve o seu encontro com Jesus, ele foi mudado em outro homem…, a vida dele mudou completamente! Só JESUS PODE RESOLVER, como ninguém mais, os PROBLEMAS que temos!
Não existe situação, seja ela qual for, que Jesus não possa resolver. Ele é o TODO PODEROSO e ama muito você.

Apóstolo Eliezer