Vida transparente

Mateus 10:1-4; Isaías 29:15; Malaquias 3:7

A alma de uma equipe precisa ser tratada, mas é muito difícil tratar pessoas fechadas, que não se expõem com liberdade. Um princípio da cura é a exposição, A bíblia diz: Confessai as vossas culpas uns aos outros para serdes curados.  Uma das figuras do Espírito Santo na bíblia é a água límpida como um cristal. Água sugere limpeza e cristalina é o mesmo que transparente e saudável a ponto de trazer saúde. Outra expressão da bíblia é o peitoral do sacerdote com 12 pedras, todas com cores diferentes, mas ao mesmo tempo transparentes como cristal. Isto fala da transparência de um doze que pode ser facilmente atravessado pela luz. (A luz representa a palavra ou nada a esconder, pois tudo foi confessado).

Um homem ou uma mulher de Deus deve ter sua vida como um livro aberto, não tendo nada que esconder ou do que se envergonhar. Os transparentes se expressam. A transparência gera confiabilidade e facilita os relacionamentos. No seio de uma equipe quanto mais transparência, maior será a segurança. Somos muito tolos às vezes! Tentamos esconder o que temos feito e o que pretendemos fazer do Senhor e do nosso discipulador. É claro que estamos enganando a nós mesmos. Deus sabe de todas as coisas e à primeira vista, o fato de Deus saber dos nossos planos e ver nossas ações pode ser ameaçador. Mas, depois de tirar um tempo para pensar, não é bom que Deus veja tudo, incluindo nossos motivos e pensamentos? Isso assegura que justiça será feita e nossas falhas serão avaliadas em termos das nossas intenções, não apenas nossas falhas!

Além disso, também significa que aqueles que planejam nos lesar terão que responder a Deus, e não temos que nos preocupar com a vingança. Às vezes agimos assim com nosso discipulador, fingimos que tudo está bem, muitas vezes não concordamos com as instruções e ainda fazemos comentários com terceiros comprometendo o projeto e propósito. Nas horas de horror e desastre, as pessoas perguntam, “Onde está Deus em tudo isso?” Mas muitas vezes deixamos Deus fora das nossas vidas ou apenas de forma parcial e procuramos por Ele somente quando bate o desespero ou quando não temos outras opções. Quando as coisas estão funcionando bem, quando estamos abençoados raramente dizemos, “Onde está Deus em tudo isso ou, é por causa de Deus que estou tão abençoado”? Ouça, Ele está aqui presente nos abençoando! Vamos louvá-lo por sua bondade! Deus roga para nós voltarmos para ele e buscá-lo, tanto nas horas boas como nas ruins. Não apenas o acharemos; Ele voltará para nós e caminhará conosco.

Devemos nos arrepender diante de Deus por procurarmos o nosso próprio caminho. Devemos confessar que em muitos momentos nos desviamos dos seus desígnios. Mesmo tendo a Bíblia prontamente disponível, desperdiçamos as oportunidades de ouvi-lo falar através da sua Palavra. Mesmo tendo tantas oportunidades de louvá-lo e orar ao Senhor, às vezes o Senhor só tem notícias de nós quando estamos com problemas insuperáveis. Muitas vezes deixamos nosso relacionamento com o Senhor de lado e em muitos casos, não procuramos a Sua presença na nossa vida tanto quanto deveríamos. Devemos como nunca buscarmos  a Sua presença diária nas nossas vidas. Ainda mais que somos líderes com a responsabilidade de representa-lo e ao mesmo tempo, como modelo para muitos.

Muitas vezes a nossa vida não é transparente nem para o Senhor, muito menos para o discipulador. Vimos nas ministrações anteriores que os doze são pedras preciosas, transparentes, puras, limpas. Pedras que passaram pela lapidação tomando uma forma que agrada ao Eterno, transparentes para transferir a luz de Cristo aos povos, transparentes, límpidos e disponíveis. Homens e mulheres que não tem nada a esconder, que tem a sua vida pautada em um discipulado serio e comprometido, discípulos que abrem suas vidas ao seu discipulador fechando todas as brechas e honrando-o na obediência, fidelidade e lealdade. Lembre-se, O que semeamos é o que colheremos.

Tudo que lhe foi prometido está disponível para você através das sementes da fé. Estas sementes são chaves que lhe foram dadas para legitimar as promessas de Deus na sua vida.