A sabedoria e a inteligência no foco da Inteligência Emocional

De: Apóstolo Arão Amazonas 

Para termos sabedoria, é preciso adquiri-la. Pague um preço, busque, vá atrás, adquira sabedoria. A sabedoria nos dá um conselho: procura obter sabedoria, use tudo que você possui para adquirir entendimento.
 
É preciso pagar um preço por sabedoria. Deus nos dá sabedoria, mas o princípio dela é: Busque! Precisamos criar uma conexão com a sabedoria de tal maneira que possamos dizer: minha irmã.
 
Os sábios acumulam conhecimento, e você vai construir sabedoria através das experiências pessoais, estando debaixo de mentoreamento, fazendo pesquisas.
 
A sabedoria mora com a prudência. A imprudência nos leva à destruição. O insensato sempre adia a busca da sabedoria. Quem anda de mãos dadas com a sabedoria anda de mãos dadas com a riqueza e a honra. Tem também promessa de viver mais. 
 
Davi vivia num contexto que ninguém conhecia. Quando chegou o profeta Samuel na casa de Jessé, os filhos são convocados, mas Davi é esquecido. Ao ver a beleza de todos os rapazes, Samuel achou que um deles era o rei, mas Deus lhe disse que Ele via o interior.
 
Vemos Davi apresentado como alguém que era valente e tinha vigor. O rei Saul estava passando por perturbvações e Davi é chamado para tocar música para o rei. O perfil de Davi era: “Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.” (I Samuel 16:18). Infelizmente, há alguns Pastores que nem cabem nessa descrição.
 
Você só terá um perfil de inteligência e sabedoria se você se esforçar. Você precisa se esforçar na sua liderança. Tem que ter concentração. Não adianta berrar de púlpito, é preciso ir para a prática. Para desenvolver uma liderança de êxito, é preciso ter coragem, se esforçar, não ter medo. Ter coragem para discipular, para acreditar que Deus acredita em nós. É preciso ter coragem e ânimo.
 
Como se tornar um líder emocionalmente inteligente
 
1. Vencer traumas e rejeições familiares
A maioria da nossa base está na família. Quando olhamos para a família de Davi, vemos o oitavo filho de uma família, ele foi esquecido pelo seu pai. Não há como negar esse trauma. É preciso saber tratar as rejeições, porque todos nós enfrentamos rejeições sempre. 
 
Faça o que Davi fez: o homem sábio é ofendido e faz de conta que não é com ele. Você vai se vencer. Podem até ter rejeitado você, mas você vai se vencer. Não se ressinta. Líderes com sentimento de rejeição são repelentes, não possuem magnetismo.
 
Quando estamos à frente de liderança, é assim: todos veem o líder muito bem, mas o líder não vê a todos. Davi aprendeu a guardar o coração e a ignorar as ofensas. Quer ter êxito? Ignore as ofensas e as rejeições. Se você não consegue, vá se tratar.
 
2. Aprendendo a enfrentar as feras dos mais diversos setores
Vivemos num mundo que não é fácil, que é cheio de desafios. Você precisa aprender a lidar com as feras do seu setor. Nosso público alvo, como pastores e líderes, são as pessoas. É claro que os problemas nos abatem e doem, mas você não pode ir para a cama da vitimização e querer morrer lá.
 
3. Buscar alvos que impulsionem seu crescimento
Deus não mandou especificamente Davi enfrentar o gigante. Mas Davi viu a situação, e decidiu enfrentar aquele incircunciso. Nada é fácil na vida, é preciso arregaçar as mangas. É preciso vencer os gigantes. Diante dos desafios, você precisa ser indesistível, você precisa ser incansável. Desenvolva na sua vida a resiliência espiritual. A resiliência é a propriedade de uma matéria voltar ao estado original mesmo depois de sofrer enorme pressão.
 
Ter resiliência é isso: é se manter inabalável mesmo quando as pressões da vida vierem sobre você. Busque a inteligência e a sabedoria, pague um preço por isso.
 
Imprimir