18/12/2017 – As consequências do pecado e a resposta de Deus – Final

18/12/2017
As consequências do pecado e a resposta de Deus – Final
Gênesis 3:8-24 – I Coríntios 4:1

Estamos continuando de onde paramos, mas antes queremos sedimentar algo importante que falamos no último esboço: Primeiro: Deus estabeleceu princípios físicos e espirituais que regem o universo, um dos principais deles é o livre arbítrio, o poder de decisão, eu decido a minha vida. Isso é muito bom, mas denuncia grande responsabilidade e é exatamente por isso que cada um de nós dará conta das decisões que tomamos nesta vida diante de Deus.

Segundo: Se obedecermos e praticarmos a Palavra de Deus, estaremos seguros e desfrutaremos das Suas promessas. A queda do homem foi ocasionada pela busca do conhecimento que estava fora do plano de Deus.O conhecimento da verdade, dos princípios eternos de Deus nos ajudam a usar bem o nosso livre arbítrio, nos ajudam a tomar as decisões certas e no momento propício.

Adão não soube usar adequadamente o seu poder de decisão, se deixou influenciar por algo contrário a Deus, por isso caiu. O grande problema da queda de Adão, é que ele levou consigo toda a humanidade, pois a semente foi contaminada e todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus.

Não conhecer a verdade e errar, pecar, cair, é tolerável, mas mesmo assim não impedirá a destruição, pois é principio quebrado. Agora conhecer e errar, ficar indiferente ao conhecimento e tomar decisões erradas ou não tomar as decisões necessárias, é tolice, é ser obtuso, para não dizer, falto de inteligência.

Deus gritou: E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gn. 3:9

Tem pessoas que fazem como Adão, pois vivem se escondendo de Deus, suas praticas e estilo de vida revela que algo está errado. Adão se escondeu tentando camuflar a sua nudez, não somente física, mas principalmente a nudez da alma, tentou esconder aquilo que estava errado lá dentro e agora precisava concertar. Agora havia desobediência, culpa e contaminação que destravara um sentimento de medo que o fez vulnerável a colocar mascaras e mentir. Ele disse: Senhor fui enganado, foi a mulher…

O Salmos 139 nos mostra que Deus nos sonda e nos conhece, que Ele está em todos os lugares e que não existe nada oculto diante dEle. Diante disso, se Deus sabia, então por que Ele grita por Adão perguntando, onde ele está?

Em primeiro lugar Deus queria despertar em Adão a sua consciência, a sua condição e situação em que ele estava agora. Este é o momento de refletir e descobrir, como estou, aonde estou, qual é a minha condição. Ninguém toma a decisão de se arrepender se não souber que é pecador, ninguém resolve mudar seu estilo de vida se não descobrir quais são as áreas que estão erradas. Eu pergunto a você! Onde você está? Como você está vivendo, o que você está fazendo da sua vida?

Em segundo lugar Deus estava procurando o Adão santo, fiel, verdadeiro, comprometido, leal, sacerdote que tinha comunhão com Ele e que foi colocado para liderar, para exercer autoridade e guardar a esposa, família e o jardim (o seu lar). Esse Adão tinha morrido, agora tinha um Adão pecador, camuflado, dissimulado, escondido, afastado, desistido e com medo de Deus.

Deus gritou, mas não encontrou o Adão santo de antes, pois este Adão santo não precisava ser procurado e nem gritar para encontrá-lo, ele tinha sede de Deus. Ele estava sempre lá, buscando o Senhor, esperando por Ele, sem nada a esconder, refletindo Sua glória. Ali eles tinham uma vida plena, estavam supridos em tudo, pois todos os dias eles tinham comunhão e intimidade com o Seu criador.

Para refletir: Deus precisa te chamar para te encontrar? O seu discipulador precisa ficar te avisando toda semana que tem célula e discipulado? Os discipuladores e lideres da célula precisam ficar te buscando, ligando, insistindo com você para vir ao culto, para fazer a escola de líderes, para se tornar um discípulo comprometido com o Senhor Jesus?

Lá no seu trabalho as pessoas sabem quem é você? Você dá testemunho cristão? Se Deus te procurar lá fora no mundo Ele vai te encontra? É preciso Deus te chamar ou todos sabem que você é um cristão comprometido, santo, fiel e aliançado com Senhor?

Minha conclusão é que precisamos ter sede de Deus, pois as pessoas lá fora, longe da igreja precisam perceber que somos cristãos, que somos honestos e íntegros, que não negociamos a nossa fé em Jesus. O nosso testemunho precisa denunciar santidade, fidelidade, amor por vidas, unção, poder, alegria, bondade, benignidade e domínio próprio.

A bíblia diz que a vida eterna está em Jesus o Cristo e quem tem Cristo também tem o Pai.  Se Jesus Cristo estiver presente na sua vida, Deus Pai e o Espírito Santo também estarão, e, suas atitudes vão denunciar que você é um cristão verdadeiro, que você é feliz e que você ama a Deus.

Deus deseja que as pessoas ao te conhecerem encontrem a Cristo e sejam salvas, consolidadas, discipuladas e enviadas. Esse é o propósito de Deus na sua vida! Deus te chamou para crescer, frutificar, multiplicar e governar. Deus quer hoje mudar a sua história, você quer? Então ore agora!

Compartilhar: Fale sobre o que esta palavra falou ao Seu coração

 

No amor de Cristo!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir

Imprimir