Lideres curados

Levítico. 21:18 ao 20

 
Este texto refere-se às características estabelecidas por Deus para aqueles que iriam servir no altar. Naquela época Arão e seus filhos eram os sacerdotes e assim sua descendência continuaria este trabalho sacerdotal. Segundo a lei somente da tribo de Levi saía os levitas que eram os sacerdotes, e se houvesse alguém dentre eles que tivesse qualquer um destes defeitos descritos neste texto acima, não deveria entrar na presença de Deus para ministrar a Ele e ao povo. A oferta e o sacrifício tinham que ser perfeitos assim como aqueles que ministravam no altar. A lei dizia que a ovelha também tinha que ser a melhor e sem defeito, Isso indicava para a oferta de Deus para a humanidade, ela era perfeita, isso aponta para o sacrifício de Cristo por nossas vidas.
 
Deus usou algo físico falando de defeitos para indicar algo espiritual, princípios espirituais. Muitas vezes esses problemas estão dentro de nós e aparecem através das nossas atitudes. Precisamos buscar a cura interior para sermos diferentes e melhores por fora. Deus sempre vem nos visitar para ver os frutos e segundo Jesus, ele faz uma limpeza na nossa vida para que possamos dar mais fruto ainda, e essa limpeza é através da Palavra (Jo 15). Precisamos ler as circunstâncias e aceitar as confrontações de Deus para uma mudança radical na nossa vida.
 
A bíblia diz que o fim da lei é Cristo, nEle começou um novo tempo, o tempo da graça onde todos aqueles que crêem se tornam sacerdotes do Altíssimo e esse sacerdócio começa em casa. Em I Pedro 2:9 diz que em Cristo Jesus somos raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus com a finalidade de anunciar/proclamar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. E em I Cor 3:6 e 4:1 diz que o que importa é que as pessoas nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus e  Ele nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança…
 
Vejamos o que Deus quis nos mostrar: Vers 18-20Pois nenhum homem em quem houver defeito se chegará: como pessoa/homem cego, ou coxo, de rosto mutilado, ou homem que tiver o pé quebrado ou mão quebrada, ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado.
 
1º Pessoa cega:Jesus disse que tem pessoas que tem olhos mas não vê, tem ouvidos mas não ouve, aqui Ele estava se referindo a cegueira e surdez espiritual. Eu preciso ter iniciativas que corresponda com aquilo que eu vejo ou preciso prestar atenção naquilo que a Palavra diz ou na circunstância ao meu redor. Às vezes tem coisas que é pecado na minha vida e está dando brechas pro maligno e eu não percebo, em muitas situações o devorador está me roubando e eu continuo infiel a Deus lutando desesperado sem ver resultado, fico orando sem perceber que minhas orações estão impedidas… Existem pessoas que só olham pra dentro de si, para os seus próprios interesses e é cega para os interesses de Deus… Existem pessoas que andam sem direção e tomam decisões sem pensar e entram na presença de Deus de qualquer jeito… Tem pessoas que ferem as outras e nem percebe… Outras não vêem as dificuldades dos outros… Às vezes o casamento não está bom e a pessoa nem percebe, os filhos estão rebelde e manipulando os pais e eles nem vêem e pensam que seus filhos são os melhores e que sempre os filhos dos outros estão errados e defendem seus filhos com toda garra gerando neles egoísmo, orgulho, soberba, rebeldia, etc., existem pessoas que são crianças espirituais, mentirosas, soberbas, manipuladores, etc., e não percebem, são cegas espirituais, não consegue ver. diga: misericórdia!
 
2º – Coxo: Aqui fala de pessoas paradas, acomodadas, sem iniciativa. Já viu aquele chuveiro frio ou quente demais e ele nunca arruma, A pessoa não anda, não se esforça, desiste com muita facilidade, etc. Não fique parado vendo a vida passar, coooorra a carreira que lhe está proposta, vá em busca de resultados. Tem gente que não estuda, é parado no trabalho… Não busca a Deus e não consegue nem passar pelo processo da visão, isso é paralisia, Deus te cura hoje em nome de Jesus! Tem gente que não cuida e nem ora pelos seus filhos espirituais.. Seja ativo e animado meu irmão! Não aceite ser paralítico espiritual.
 
3º – Rosto mutilado: Já viu aquela pessoa que está sempre de cara feia, fechada, tudo que pede pra ela faz cara feia, não demonstra prazer em servir, sempre faz com má vontade. Não importa onde seja, sempre demonstra má vontade, murmura e faz cara feia, pode ser no trabalho, na escola, na igreja, ou na célula, quando lhe pedem uma carona, ih, o céu se fecha… Na oração não fala um amém, não se rende no louvor, dificilmente demonstra alegria. A bíblia diz alegrai-vos sempre no Senhor e que a alegria do Senhor é a nossa força e que
 
devemos fazer tudo com alegria e que o coração alegre formoseia o rosto. A beleza exterior é resultado do interior! Gente que é bonito por dentro conquista muito e tem sucesso em todas as coisas! Pv15:13
 
4º – Pé quebrado: Aquele que não anda direito, o coxo é parado e este anda muito devagar, não desenvolve. Tem o pé quebrado. Na semana passada fui na casa de um discípulo e ele tinha caído da escada e machucado o pé, ele andava com dificuldade pulando com apenas um pé, imagine numa conquista, numa corrida o que iria acontecer, veja ele tinha só machucado, imagine se tivesse quebrado. Pé quebrado é aquele que manca e anda devagar, temos sempre que ficar esperando por ele, todo mundo já terminou a escola de líderes e ele ainda não, todos que começaram junto com ele já estão liderando uma célula, ele ainda não, quando o pessoal está voltando ele ainda está indo, não evangeliza e qualquer problema, já não vem mais. Este até consegue andar, mas com muita dificuldade. Vivemos dias em onde precisamos ter velocidade, correr e conquistar para não sermos conquistado pelo inimigo ou pela circunstância. 
 
5º – Mão quebrada: Não é dizimista, não dá oferta e quando dá, é com dó, não é servo, não estende a mão pra ninguém. Tem dificuldade de pagar e cumprir seus compromissos. Numa equipe ele é o que menos faz, etc. A bíblia diz que a mão de Deus não está encolhida e sim estendida para abençoar, assim nossas mãos devem estar levantadas para abençoar outras pessoas, sempre pontas pra ajudar. Uma pessoa que tem a mão quebrada não segura a espada pra agir na guerra, não gosta de colocar a mão na massa. Não podemos ter as mão remissas e sim ativas e adestradas para as novas conquistas a cada novo dia.
 
6º – Corcovado: Tudo é pesado, reclama de tudo, dificultoso, vive dando desculpa. Há o curso termina tarde, é longe, etc. A bíblia diz: levanta-te e manifesta a tua luz. Fazer e estar na obra do Senhor é prazeroso.
 
7º – Anão: Tudo é grande demais pra ele, acha que é menor que todo mundo e diz, é grande demais para mim, não consigo. Sempre acha que é fraco… A pessoa anã espiritual anda por aquilo que vê e não por aquilo que crê. Deus disse: diga ao fraco pra ele repetir, eu sou forte! Você é forte! Você é um (a) valente de Deus! (Joel 3:10).
 
8º – belida/defeito no olho: Visão limitada, pequena. Não é cego, mas enxerga muito pouco e não consegue ver o que os outros estão vendo. Quem tem visão limitada não consegue sonhar e quem não sonha não terá nada. Deus é um grande sonhador e Ele sonhou com o homem vencendo o diabo mesmo parecendo impossível de acontecer, e veja, o diabo foi vencido através de Jesus e pisaremos na cabeça dele! Deus sonhou com alguém renunciando o pecado e vencendo a carne e o maligno por amor a Ele, Ele também sonhou com o evangelho se espalhando e discípulos se multiplicando sobre a terra. Ele sonhou com uma grande família gerada e curada no Espírito que escolheu morar com Ele na eternidade!!! Viva os sonhos de Deus se tornou realidade, eu e você vencemos o diabo, vivemos pra Deus por amor e vamos morar na casa dEle (no Céu) para sempre! Tudo isso foi possível porque Jesus sonhou em nos tirar das garras do diabo, pagou o preço do nosso pecado e nos deu vida nEle, em Cristo somos mais que vencedor. Deus sonhou em ver você como vencedor, Ele sonhou em ver uma igreja de vencedores, eu posso lhe dizer que os sonhos de Deus se tornou realidade!
 
8º – Sarna ou Impigens: Ferida aberta purulenta ou mancha como escamas. Isso fala de pessoas que mantem as feridas abertas, não perdoa, fica sempre lembrando e falando novamente trazendo o passado de volta. Manchas na pele fala de pessoas que mantem as marcas do passado, não renunciam os pecados, não os abandona definitivamente. Está sempre magoado (a), a ferida nunca fecha e desta forma acaba ficando isolado pois é difícil de conviver, pois está sempre relembrando e mexendo na ferida. Quem perdoa e libera fica liberado e prospera, a ferida fecha e não dói mais e a paz inunda o coração.
 
9º – Testículos quebrados: Aquele que não gera filhos espirituais, não faz discípulos, não multiplica, pessoa sem fruto. Deus nos chamou para sermos frutíferos, para uma grande colheita e eu não quero ser estéril. Se uma pessoa ou líder tiver estas características, não crescerá e sua célula terá dificuldade de multiplicar.
Deus te chamou pra fazer a diferença, pra vencer circunstancias, pra conquistar novos territórios, pra gerar filhos espirituais, pra fazer uma grande colheita, etc. Ele te chamou para vencer…
 
Compartilhar: Você foi confrontado e precisa mudar em alguma coisa? Se foi é porque você está crescendo e se tornando um grande conquistador e Deus está te limpando pra que você possa dar mais frutos e prosperar. Parabéns! Como está sua vida? O que esta palavra falou pra você? A onde você precisa mudar? Deus te abençoe! Através da Palavra somos curados e aperfeiçoados para uma grande conquista em Deus!
 
No amor de Cristo!
 
Pastor Eliezer F. Moreira

 

 

Imprimir