Maturidade

Efésios 4:11-14 e Colossenses. 1:28

O Senhor Jesus, antes de subir ao Céu, confiou aos seus servos o cuidado e administração dos seus bens, a continuação da obra que Ele começou a fazer: Ensinar, pregar a Palavra, libertar os cativos, curar os enfermos, expulsar os demônios para que as vidas que Deus ama sejam salvas e cuidadas pela Igreja.

Todos devemos crescer em Cristo. Seria um absurdo não desejar o crescimento de um bebê. Quando temos filhos, é maravilhoso acompanhar os primeiros passos em cada fase da vida deles. E ficamos realizados quando eles conseguem concluir tarefas sozinhas, quando começam a compreender a nossa linguagem, quando sentem da maneira que sentimos, têm as nossas percepções, etc.  Eles estão a caminho da maturidade.

A maturidade espiritual é muito semelhante à natural. É uma jornada gradativa, e não está relacionada com o tempo de conversão, mas em conhecer a Deus e viver a sua Palavra.

1)   Os ministérios colocados por Deus na igreja, são instrumentos para nossa maturidade.

1.      Os ministérios existem para aperfeiçoar os santos (irmãos).
2.      Unidade da fé se relaciona com maturidade.
3.      O pleno conhecimento do filho de Deus só pode ser alcançado por pessoas maduras.
4.      O alvo da unidade é a medida da estatura da plenitude de Cristo. (Ele e o referencial)
5.    O beneficio da maturidade é que toda inconstância e engano serão banidos da nossa vida e possamos crescer em Cristo.

2)   Para atingir a maturidade são necessários vários aspectos.

Efésios 4: 15 – “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo…

1.      Seguindo a verdade. Um aspecto de maturidade é conhecer a Palavra profundamente.
2.     Em amor. Tudo o que fazemos deve ter como base. A Palavra deve ser vivida em amor, do contrário não terá proveito algum.
3.   Cresçamos. Só podemos crescer verdadeiramente quando estamos em unidade. Ninguém atinge a maturidade de forma isolada. A unidade e os relacionamentos são fundamentais.
4     .Em tudo. Isso aponta para a diversidade. Pessoas muito focadas em um só aspecto de Cristo, tem mais dificuldade em crescer.

3)    Necessitamos de maturidade para tomar posse da herança. Gl 4:1 – “Digo que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do escravo, ainda que seja o senhor de tudo”.

1.      Os meninos são herdeiros, mas não tem condições de assumir.
2.      Herdeiros meninos, em muitas áreas se parecem com escravos.
3.      Há dois tipos de filhos e duas palavras no grego para descrevê-los: "Teknon e Huios".
4.      Teknon = Filho gerados pelo nascimento (João 1:12).
5.      Huios = Filho que manifesta o caráter do pai (Romanos 8:19).
6.    Êxodo 22:30 Este texto também se relaciona com maturidade. (Devemos nos multiplicar em todos os aspectos)

4)      Maturidade e Responsabilidade.

Estas duas palavras caminham juntas. Alguém maduro sempre será alguém que assume responsabilidades.

1.    Responsabilidades trazem maturidade.
2.    Responsabilidades devem ser assumidas de acordo com o preparo, mas não se esqueça de agir em fé.
3.    Se uma pessoa te disser que é madura, pergunte com o que ela está comprometida.

5)      Maturidade está intimamente ligada ao caráter de Cristo em nós.

1.      Nós crescemos na medida em que Cristo assume nossa vida.
2.      Quebrantamento molda o nosso caráter.
Sinais de Maturidade:

1)      Envolvimento sério com o corpo de Cristo.
2)      Constância e perseverança.
3)      Enfrentar problemas sem ser abalado.
4)      Relacionamento saudáveis (com motivações corretas)
5)      Lealdade (a Deus, ao cônjuge, aos líderes, aos irmãos).
6)      Discernimento Espiritual.

Dicas para se atingir maturidade:

1)  Mantenha contato constante com pessoas maduras. Somos grandemente influenciados pelas pessoas com quem andamos. Ouça muito e fale pouco.

2)  Enfrente todas as situações difíceis que estiverem diante de você. Elas serão a sua oportunidade de crescimento. Todas pessoas maduras em Deus já enfrentam muitos problemas.

3)   Leia a Palavra e bons livros constantemente. Isto será algo fundamental para a maturidade. Otimize o seu tempo.

4)  Envolva-se com coisas básicas e simples. Isso te dará a perspectiva correta do que é realmente importante. Pessoas maduras são simples.

Atenção: As circunstâncias não fazem de você o que você é… apenas revelam o que você é! Quando jovens, queremos mudar o mundo. Na velhice, queremos mudar os jovens.

Ações corretas  no presente, minimizam as más ações do passado, criando novas possibilidades no futuro.Ações corretas geram um futuro correto e denuncia aprendizado com o passado. Isso é inteligência. Não siga por onde a estrada o levar. Siga a Deus, chegue aonde não há caminho e deixe um trilho atrás de si. O crescimento do líder determina o crescimento dos seus seguidores.

Não basta aprender algo em cada experiência; é preciso aprender algo de positivo.
Quando você pára de mudar, está acabado.

Por fim, oremos e supliquemos ao Deus eterno que ilumine os seu servos, àqueles que decidiram pelo ministério, que decidiram responder ao chamado, que os inquiete a ponto de não se acomodarem em possuir meros títulos de líderes. Que todos, com humildade e corações quebrantados, clamem ao céu, intercedam e busquem em Deus os recursos sobrenaturais dos dons, da unção e poder de Deus. Só assim poderemos cumprir a missão que nos foi confiada por Deus, pregar e ensinar o evangelho de Cristo, fazer discípulos. Só assim poderemos apresentar-nos a Ele aprovados, como obreiros que não tem de que se envergonhar, manejando bem a Palavra da verdade. Só assim poderemos um dia ouvir do Senhor: "muito bem, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor" ( Mt. 25:21; II Tm. 2:15).

Apóstolo Eliezer

– Do que você mais gostou sobre maturidade?
– Do que você não gostou?
– O que você entendeu?
– O que você aprendeu sobre maturidade?
– O que quer fazer para atingi-la?
– Qual a frase ou pensamento você vai levar com você?