ATITUDE = “Reação ou maneira de ser”. (Aurélio.)
Existem muitas coisas que não podemos mudar: as tragédias; o sentimento negativo do mundo; o curso de muitas coisas que nos sobrevêm; as atitudes de outras pessoas; etc. Porém, o que podemos e devemos fazer é utilizar bem aquilo que dispomos, ou seja, nossa atitude.
1. Nós somos responsáveis por nossas atitudes
Assim como nossas atitudes são o algo mais na vida, elas também fazem a diferença ao liderarmos os outros. A liderança tem menos a ver com posição e mais com disposição.
A disposição de um líder é importante porque influenciará a maneira como os seus liderados pensam e sentem. A atitude certa criará a atmosfera certa que propiciará as reações certas dos outros.
Quando reagimos negativamente em ralação às circunstâncias que nos cercam, ficamos paralisados e impedidos de alcançar nossos objetivos.
Na bíblia por muitas vezes encontramos Deus exortando seus servos a reagirem corretamente diante das circunstâncias.
Veja este exemplo:
– O Plano de Deus para Jeremias:
“Antes que eu te formasse no ventre, te conheci; e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta”. Jeremias 1: 5.
– O Que Jeremias pensava sobre ele Mesmo: “Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino” – Jeremias 1: 6
– A Resposta do Senhor: “Não digas: Eu sou um menino; porque a todo a quem eu te enviar, irás e tudo quanto te mandar dirás”. Jeremias 1: 7.
Conseguimos tomar boas atitudes quando caminhamos de acordo com a perspectiva de Deus. Nossa atitude pode não ser a característica que nos torne grandes líderes, mas sem boas atitudes nunca atingiremos nosso pleno potencial.
O que cremos influenciará nossa atitude. “Porque, como ele pensa consigo mesmo assim é. . . ” – Provérbios 23: 7.
2. Liderança tem menos a ver com posição do que com disposição.
Quando nossas mentes estão cheias de pensamentos contrários a Deus, ficamos impedidos de obter vitórias, não conseguiremos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12: 2 – “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
A atitude de um líder é percebida por seus liderados mais rapidamente do que suas ações. Se você acha que está derrotado, estará. Se achar que não ousa, é porque não ousará. Se gosta de vencer, mas acha que não pode, é quase certo que não vencerá. As batalhas da vida geralmente não são vencidas pelo mais forte ou mais fraco, mas por aquele que crê.
3. Somos Responsáveis por Nossas Atitudes.
Escolhemos as atitudes que temos no momento. E é uma escolha contínua. Há um grande número de pessoas que não assumem responsabilidades por suas atitudes. Se estiverem mal-humorados e alguém lhes pergunta por que, dirão: “Acordei do lado errado da cama”. Quando o fracasso começa a atormentar suas vidas, dizem: “Nasci do lado errado da linha férrea”. Quando a vida começa a se esvaziar enquanto outros membros da família continuam subindo, dizem: “Nasci na ordem errada em minha família”. Quando seus casamentos fracassam, acham que se casaram com a pessoa errada. Quando alguém obtém a promoção que cobiçavam é porque estavam no lugar errado na hora errada.
Notou uma coisa? Estão sempre culpando alguém por seus problemas.
O dia mais gratificante em sua vida e na minha é aquele em que assumimos total responsabilidade por nossas atitudes. Nesse dia realmente crescemos.
· Não podemos controlar quantos anos viveremos, mas podemos escolher quanta vida esses anos terão.
· Não podemos controlar a beleza do nosso rosto, mas podemos controlar sua expressão.
· Não podemos controlar os momentos difíceis da vida, mas podemos decidir fazer a vida menos difícil.
· Não podemos controlar a atmosfera negativa do mundo, mas podemos controlar a atmosfera de nossas mentes.
Freqüentemente, tentamos escolher e controlar coisas que não podemos. Poucas vezes, resolvemos controlar o que podemos…, a nossa atitude.
“Deus escolhe aquilo porque passaremos. Nós escolhemos a maneira como passar”.
4. Mudança de Atitude.
Existem muitas coisas que desejamos mudar e a maioria delas não estão em nosso poder fazê-lo, mas certamente poderemos mudar nossa atitude.
Talvez você muitas vezes já teve os seguintes pensamentos: “Eu não quero ser assim, mas sou”; “Eu não quero fazer isso, mas acabo fazendo”. Tentamos mudar por nossas próprias forças, não conseguimos, ficamos frustrados e nos rendemos ao processo que resiste a mudança em nossa vida. Outras vezes lançamos a responsabilidade da mudança de atitude em Deus e ficamos aguardando que um dia Ele faça algo ou mande alguém com uma grande unção para nos tocar, então tudo vai mudar.
Creio, entretanto, que devemos ser colaboradores com Deus para todo processo de mudança em nossa vida. Deus trabalha em parceria conosco na nossa transformação.
5. Os passos seguintes te ajudarão na mudança de atitude:
a) Identifique sentimentos problemáticos. Exemplo: Medo, frustração, autopiedade, ira, etc.
Estes sentimentos não acontecem por acontecer. Eles são o resultado de um processo que ocorre em nossa alma.
b) Identifique o comportamento problemático.
O que eu fiz que não gostaria de ter feito. Quais as ações que resultaram em sentimentos negativos. Comportamentos problemáticos podem ser de ação ou omissão, ou seja, o que eu fiz ou o que deixei de fazer. Comportamentos errados provocam sentimentos errados.
c) Peça a Deus que te revele os raciocínios errados.
Em outras palavras, peça ao Senhor que te revele as mentiras em que você acredita: 2ª Coríntios 10: 4b-5 – …para destruir fortalezas,anulando sofismas (raciocínios) e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento a obediência de Cristo “.
d) Arrependa-se por acreditar nessas mentiras e destrua-as.
Fazemos isso assumindo a verdade de Deus. Existe um grande número de pessoas que não podem experimentar a vontade de Deus porque não mudaram as suas formas de pensar.
e) Comece a confessar e crer o que a palavra de Deus te diz naquelas áreas em que você precisa de mudança.
f) Una-se a um cristão maduro a quem você possa prestar contas sobre a tua mudança.
Lembre-se Sempre Destas Verdades.
· O passado te influenciou, mas ele não pode continuar te controlando, a menos que você continue a acreditar e a fazer escolhas segundo as mentiras.
· Aquele (não importa quem ou o que seja) que você deixou estabelecer a verdade na sua vida é um deus para você: “…porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo”. – 2ª Pedro 2: 19.
· Ninguém é totalmente borboleta, todos nós temos áreas que estão em transformação.
· Nada que eu sempre tenha feito, ou que tem sempre acontecido comigo, determina o meu valor pessoal. O meu valor está em Cristo.
6. Mudando Pensamentos e Atitudes.
Ao começar mudar a sua maneira de pensar, decida mudar o seu comportamento. Comece a desempenhar o papel da pessoa que Deus quer que você seja. Muitas pessoas querem ver toda a transformação primeiro e estarem altamente motivadas para depois começarem a agir efetivamente.
No entanto, precisamos ter ações de fé. Comece a falar e a agir de acordo com o que você crê e não de acordo com os seus sentimentos ou circunstâncias.
“Dê um passo à frente e Deus enviará o poder para abrir o mar!”.
CONCLUSÃO.
· Somos responsáveis por nossas atitudes.
· Precisamos ter atitudes corretas diante das dificuldades ou ficaremos paralisados.
· O que cremos influencia nossa atitude.
· No dia em que assumimos total responsabilidade por nossas atitudes, é o dia em que realmente crescemos.
· Deus escolhe aquilo porque passaremos. Nós escolhemos a maneira como passar.
· Devemos ser colaboradores de Deus no processo de mudança em nossa vida.
ØOs passos que ajudam em nossa mudança de atitude são:
1. Identifique sentimentos problemáticos;
2. Identifique comportamentos problemáticos;
3. Peça à Deus que te revele raciocínios errados;
4. Arrependa-se e destrua as mentiras;
5. Comece a confessar e a crer segundo a palavra;
6. Una-se a alguém para quem possa prestar contas de sua mudança;
7. De acordo com a mudança do seu pensamento, muda também o seu comportamento. Dê um passo e Deus abrirá o mar.
Compartilhar em grupo de discipulado
1. Você acha que as pessoas tem a tendência de não assumirem suas atitudes? Porque?
2. Você concorda que somos responsáveis por nossas atitudes?
3. Comente a frase: “Deus escolhe aquilo por que passaremos, nós escolhemos a maneira como passar”.
4. Existem atitudes que você deseja mudar em sua vida?
Como podemos colaborar com Deus no processo de mudança
Apóstolo Eliezer